Era da Urgência: 4 aspectos que impactam a área comercial Skip to main content

Indústria 4.0 demonstra que a tecnologia está longe de parar de evoluir. E, diante de um cenário tão competitivo para o mercado, acompanhar essa evolução é um desafio para área comercial e de marketing, que são responsáveis pela entrega de resultados.

Ainda bem que big datainternet das coisas e inteligência artificial são algumas tecnologias inerentes da Indústria 4.0, as quais possibilitam a automatização na captação de leads, garantindo mais agilidade e eficácia ao processo de vendas.

Pensando em te ajudar na adaptação da sua a essa era que cresce na velocidade da luz, escrevemos este artigo. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

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4 aspectos da Era da Urgência que impactam a área comercial

Criar processos mais flexíveis e velozes, que acompanham as constantes mudanças no mercado, baseando-se em dados para tomada de decisões inteligentes, deve ser o novo modus operandi das empresas que desejam manter-se competitivas neste cenário de urgência. Conheça 4 aspectos deste conceito que impactam diretamente a área comercial:

1 – Agilidade

A agilidade organizacional é um aspecto que impacta as organizações em todos os setores. Processos lentos significam perca de tempo e dinheiro.

Quando falamos da área comercial, isso se intensifica ainda mais – afinal, esse setor é responsável diretamente pelo sucesso do negócio.

Se o mercado se move rápido, sua empresa precisa acompanhá-lo. Se agir diferente disso, ficara para trás como já acontece em grande escala no mercado B2B.

Para atender a esse cenário, é necessário repensar toda a estrutura da área comercial – as tecnologias da Indústria 4.0, como o big data, ajudam nesse sentido, pois permitem otimizar o processo de vendas.

2 – Urgência

Ter senso de urgência é primordial para saber quando a área comercial deve mudar a estratégia traçada ou inovar em algum outro ponto, a fim de acompanhar as rápidas transformações da Era da Urgência. Nesse sentido, é importante que a empresa desenvolva uma estratégia emergente, ou seja, esteja em constante busca por novas soluções para agregar valor à solução ou serviço oferecido.

3 – Capacidade

O resultado das transformações na Era Digital também impacta diretamente na qualificação e capacitação dos profissionais da empresa.

Diversas atividades operacionais realizadas por vendedores, por exemplo, podem ser automatizadas, o que significa uma readequação do seu quadro de funcionários e das habilidades necessárias para a função.

A qualificação da força de vendas será cada vez mais valorizada. Diante disso, é importante que programas de atração e treinamento constante dos talentos da empresa sejam estruturados e coerentes com a cultura da empresa. Pesquise, teste, desenvolva e aplique novos métodos de liderança com seus colaboradores e extraia os melhores resultados.

4 –    Identidade

Para que todas essas mudanças sejam implementadas de maneira saudável para a organização, é muito importante que os processos, tarefas e funções sejam estáveis. Manter o clima da corporação estável diante de tanta mudança é difícil, por isso foque em estabelecer um modelo de administração com condições e restrições, além de cultivar sua cultura organizacional baseada em transparência e propósito, com valores e conexão social com os colaboradores.

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Soluções para a Era da Urgência

Como dissemos no começo da leitura, as áreas de marketing e comercial são as que mais sofrem o impacto das mudanças trazidas para Era da Urgência, uma vez que é necessário apresentar resultados cada vez mais rápido.

No entanto, como falamos, existem tecnologias e técnicas atuais que também nasceram para sanar essas novas demandas, como é o caso da prospecção por big data. Com essa tecnologia, é possível encontrar leads qualificados em grande escala, mensalmente.

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A ASB Marketing é uma das agências pioneiras no Brasil que utilizam essa tecnologia. Nós encontramos o lead certo e os qualificamos, por meio de big datas e da expertise de nossos profissionais de inteligência de mercado.

O trabalho não para por aí, no entanto. Com as informações coletadas no big data, criamos conteúdos altamente personalizados e enviamos de forma automatizada. Somente quando o lead faz um pedido de apresentação de prosposta ou demonstra interesse real na solução, nós enviamos para o time comercial atuar para apresentação e fechamento da oportunidade.

O resultado dessa solução é maior captação de leads, menor CAC (Custos de Aquisição de Clientes), redução do processo de vendas e previsibilidade de vendas – um dos principais desafios da área comercial, que sofre com altos e baixos nos resultados.

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