marketing digital para b2b

 Investir em Marketing Digital para B2B é uma ótima forma de encontrar novos clientes, melhorar o posicionamento da sua empresa e aumentar o número de negócios fechados.

Com a popularização da internet e das redes sociais, é necessário desenvolver uma presença digital sólida e consistente para fechar mais negócios.

Para isso, é necessário contar com uma boa estratégia de Marketing Digital para B2B. De acordo com um estudo realizado pelo Dreamgrow, 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência de serviços com uma marca nas redes sociais gostariam de recomendá-la para outros.

Além disso, uma pesquisa do ClickZ, mostrou que após um anúncio ser visualizado na internet, 31% dos usuários clica no anúncio; 27% procura pelo produto ou pela empresa; 21% digita o endereço do site da empresa no navegador e 9% pesquisa mais informações sobre o produto.

Porém, uma boa estratégia de Marketing Digital para B2B não é fácil de ser implementada e, muitas empresas, acabam cometendo erros que podem prejudicar bastante os resultados no futuro.

Por isso, apresentaremos alguns dos erros que sua empresa não pode cometer no Marketing Digital para B2B.

Saiba mais: Ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa B2B

 

Principais erros cometido em Marketing Digital para B2B

Público ideal

Um dos principais erros que muitas empresas cometem na hora de definir uma estratégia de Marketing Digital para B2B é em relação ao público ideal que a estratégia e a empresa querem atingir.

Esse passo é fundamental para que tanto sua equipe, quanto às estratégias, estejam alinhadas e otimizadas para encontrar clientes que realmente tenham interesse em fazer negócio com a sua empresa.

Assim, você aumenta as chances de fechar um novo contrato e garante que sua equipe de vendas e marketing não perca tempo e energia com atividades que não trarão resultados no final.

Investimento

Outro erro muito comum das empresas é em relação ao investimento que será feito nas ações e campanhas de marketing. Antes de começar é necessário saber onde foi investido seu dinheiro e qual o retorno obtido com esse investimento.

Após fazer essa análise é importante que a empresa não insista em investir naquelas estratégias que não trazem retorno. Caso uma ação não traga resultados, não tenha medo de mudar para uma nova estratégia.

Separar marketing das vendas

Separar vendas e marketing é um dos erros mais comuns que podemos encontrar e isso pode trazer muitos prejuízos para a sua empresa. Antigamente, muitos empresários e gestores tinham essa visão de que os dois setores deveriam trabalhar separadamente.

Porém, hoje, temos uma visão de que isso não é verdade, sendo importante que as duas equipes tenham planejamento e ações convergentes. E isso inclui desde a atração e qualificação de leads até a prospecção e, em muitos casos, também as negociações.

Confira: Marketing de atração: Exemplos para usar na sua empresa

Não estar presente nas redes sociais

Como já falamos neste artigo, as redes sociais acumulam bilhões de usuários ao redor do mundo e, com certeza, o seu cliente ideal está presente nelas.

Hoje, temos uma grande variedade de redes sociais, para diferentes públicos e com muitas funcionalidades e objetivos, basta identificar aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Não estar presente nas redes significa estar perdendo clientes e, consequentemente, perdendo dinheiro.

Não criar conteúdos de qualidade

Uma ótima estratégia de Marketing Digital para B2B é a criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade e que engajem, pois, através dos conteúdos em redes sociais, blog, e-mail marketing, etc, você pode melhorar o seu relacionamento com os seus clientes, posicionar sua marca como uma referência no mercado e atrair mais clientes em potencial para fechar negócios.

Mídia paga

Pois investir em mídia pagas é uma ótima estratégia para aumentar as suas vendas, alcançar mais clientes e segmentar seus anúncios para que apenas pessoas com o real interesse na sua empresa encontrem.

Assim, a partir de pouco investimento, você já consegue obter resultados relevantes e aumentar a sua taxa de conversão

Ignorar feedbacks e métricas das campanhas

Não adianta desenvolver estratégias e ações de marketing, colocá-las em prática e esquecer que elas existem. É necessário realizar um acompanhamento das métricas relevantes e ouvir feedbacks de seus clientes para saber o que pode ser feito para melhorar a experiência e otimizar os resultados.

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente?

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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