O reaquecimento do mercado está permitindo que as empresas empreguem mais ferramentas e adotem tendências mais voltadas para experiência do usuário. Com a utilização de novas tecnologias, há maior demanda de tempos em tempos para as empresas atenderem, e como garantir que a qualidade do produto e as operações vão se manter intactas? Isso está intimamente ligado com a escalabilidade de negócios.
Para demonstrar o impacto digital sobre o consumidor atual, o Itaú-Unibanco afirmou que os serviços de atendimento, dentro do período de 2019 a 2021, por meio de canais digitais passaram de 13 milhões para 18 milhões. Logo, o comportamento do consumidor mudou, e assim é necessário uma nova atitude e análise das empresas para enxergarem as necessidades da sua persona.
Ao considerar as mudanças, que são necessárias para evolução dos processos, compete o preparo e estratégias para que as empresas não sofram com as novas demandas, por essa razão a seguir será apresentado a definição de escalabilidade de negócios.
O que é escalabilidade de negócios?
A escalabilidade de negócios está relacionada com a capacidade de a empresa se adaptar às mudanças do mercado, principalmente de demanda, de maneira que não sofra danos operacionais. Parece difícil, mas para as empresas que são referência de segmentos, tornou-se um negócio possível.
Veja o Ifood. Ainda que o número de consumidores se multiplique, o interesse de novos restaurantes e comércios acompanham a demanda, logo a plataforma não perde com essa alteração. Do mesmo modo, os streamings não perdem com mais assinantes na sua operação, logo há mais estudo para deixar a plataforma cada vez mais atraente para seu público justamente pelo diferencial de mercado.
Em outras palavras, negócios que são escaláveis se preparam para lidar com as novas mudanças de forma a não sofrerem ainda mais com os processos, que por causa das transformações são inevitáveis.
Dentro da escalabilidade de negócios, há a escalabilidade horizontal, esta que transcende os segmentos, como é o caso da Amazon. Além de ser uma referência, ela não tem um produto específico, e quanto mais a procura, mais parceiros ela encontra para chegar o produto na casa do consumidor.
A escalabilidade vertical diz respeito à variação de produtos dentro do mesmo segmento. Como por exemplo: seu negócio pode envolver a produção de café especiais, e dentro da venda de café, além da promoção dos fornecedores, vocês trabalham também com um clube de assinatura e mais variantes para tornar seu segmento ainda mais diferenciado.
Em ambos os casos, se beneficiam com a tecnologia. É interessante notar que a tecnologia não só facilitou a comunicação entre as empresas, mas também formas de entender melhor o que o consumidor espera das últimas.
Dessa forma, é interessante para todos uma comunicação mais transparente e personalizada, características de ferramentas modernas disponíveis já no mercado.
Veja mais: Automação de vendas e marketing digital: o que é e quais os benefícios
Como a escalabilidade de negócio está relacionada com a sua estratégia de vendas?
Quando o mercado está cada vez mais competitivo, tornar seu negócio escalável é preciso por meio de estratégias e identificação das operações corporativas.
Sua performance de vendas precisa estar bem alinhada com a proposta e valores da empresa, de maneira que independente do crescimento, ela seja transmitida aos novos parceiros, colaboradores e clientes. Ao definir quem são as personas e a cultura organizacional, fica mais fácil escolher qual fatia de mercado você vai investir.
Ao considerar os desafios principais de comunicação corporativa da sua empresa, também fica mais transparente enxergar quais ferramentas poderá empregar. Seria o compartilhamento de dados? Monitoramento de vendas? Atendimento ao cliente? Prospecção ativa?
Com isso, é possível considerar se a sua empresa realmente deve exercer certas responsabilidades ou se pode terceirizar alguns serviços. Dessa forma, garante que o trabalho seja realizado com qualidade e por uma equipe especializada.
Para uma melhor performance de vendas ser mais eficiente, é importante considerar as novas tecnologias, tanto a nuvem quanto ambientes de trabalho corporativo, a fim de auxiliar os colaboradores e a própria empresa na adoção de novos modelos de trabalho, seja totalmente remoto, híbrido ou presencial.
Veja mais: Como uma empresa de prospecção de clientes ajuda o segmento B2B?
A partir disso, treinar seus colaboradores para usar as ferramentas escolhidas da maneira correta. Garanta a produtividade e engajamento da sua equipe através de plataforma de monitoramento de desempenho, assim como análise de vendas. Só assim para verificar a rentabilidade do investimento.
Também para dar um atendimento mais personalizado, é necessário conhecer quem é sua persona para usar a linguagem adequada. Colocando os leads dentro do funil de vendas, você consegue ver em quais etapas estão e qual a melhor forma de nutrí-los.
É interessante também investir em um planejamento que considere os períodos futuros, para melhor controle de estoque e de investimento. Desta maneira, em um cenário negativo, a empresa estará passos à frente para o orçamento ficar dentro do esperado, assim como plano de adaptação quando a demanda for alta.
A grande sacada da escalabilidade do negócio é poder enxergar o presente e o futuro com muito senso da realidade da empresa e do cliente atual. Além disso, não se fecham as oportunidades de otimização dos processos para garantir que os colaboradores deem mais atenção a projetos emergenciais dentro do seu negócio.
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