escalabilidade de negócios

O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa crescer de maneira saudável e consistente, mas isso não é uma tarefa fácil. Para alcançar esse objetivo, é necessário muito trabalho, uma equipe capacitada e muita dedicação. Além disso, é necessário que a empresa esteja preparada para acompanhar este crescimento, para isso, utilizamos o conceito de escalabilidade de negócios. Esse conceito, nada mais é do que a capacidade e o preparo que uma empresa tem de crescer e se desenvolver.

Esse conceito é extremamente importante e necessita de muita dedicação e planejamento por parte da gerência e dos líderes. Você já ouviu falar em escalabilidade de negócios? Sabe o que significa e como tornar sua empresa escalável?

Neste artigo, você irá entender tudo sobre escalabilidade de negócios e estará preparado para implementar esse conceito na sua empresa de maneira eficaz para colher os melhores resultados.

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O que é escalabilidade de negócios?

A primeira coisa que precisamos entender é o que é escalabilidade de negócios. Como já comentamos, a escalabilidade é a capacidade e a possibilidade de uma empresa expandir seu faturamento, aumentar o número de clientes e, consequentemente, aumentar o lucro que a empresa terá, sem que isso possa prejudicar os custos.

De maneira geral, podemos resumir a escalabilidade de negócios como a capacidade de uma empresa crescer e lucrar muito gastando pouco.

Para que isso aconteça, a empresa precisa contar com ajuda de tecnologias e garantir que tudo esteja funcionando da maneira correta, as contas a pagar devem estar em dia e a saúde financeira da empresa precisa conseguir acompanhar o crescimento da empresa.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Como tornar uma empresa pronta para a escalabilidade de negócios?

Se você ficou interessado em entender mais sobre a escalabilidade de negócios e quer saber como tornar a sua empresa escalável, vamos apresentar algumas dicas e orientações para que você possa seguir e colocar em prática na sua empresa.

Escolha um nicho de mercado

O ponto de partida envolve a definição de um nicho de atuação. Então, o mais indicado é que você comece pensando nas áreas em que já tem algum conhecimento e/ou domínio e mais afinidade, por exemplo.

Lembre-se de que é importante focar em um público específico, pois isso torna a conquista de consumidores mais fácil, possibilitando a criação de campanhas de marketing muito mais acertadas e bem-direcionadas.

Tenha seus objetivos bem definidos

Embora uma das particularidades dos negócios escaláveis seja o fato de que eles vão melhorando e mudando ao longo do tempo, uma das dicas que podemos dar é ter um objetivo claro, que tem de ser proporcional ao investimento que será feito.

É importante que, no momento de empreender, você seja realista com o que tem e com o que aspira.

Defina o modelo de negócio

Outra etapa muito importante é definir o seu modelo de negócios, que pode ser um marketplace, por exemplo.

Em vez de desenvolver um plano de negócios extenso, recomendamos que você organize sua ideia em um canvas. Dessa forma, fica mais fácil visualizar o seu modelo de forma simples e prática.

Tenha uma estratégia de marketing digital

Para o próximo passo é necessário definir qual será a sua estratégia de marketing, e quais serão os principais canais de aquisição de clientes.

Tecnologia em Nuvem

Outra dica muito importante é a utilização da tecnologia a seu favor. Uma das principais tecnologias que podem ser utilizadas na sua empresa e que ajudam muito na escalabilidade dos negócios é a Nuvem.

A tecnologia em nuvem permite que seja armazenado documentos, ferramentas e diversas outras informações e dados em um servidor dedicado e que possa ser acessado de qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo.

Dessa forma, você garante que todas as pessoas que precisem possam ter acesso a essas informações de maneira rápida e segura.

A tecnologia em nuvem é escalável, pois, você pode comprar mais armazenamento conforme a sua necessidade aumenta, ou seja, ainda que seu quadro de funcionários e de acessos aumente muito, será possível ter uma estrutura capaz de armazenar e comportar todas essas informações e pessoas.

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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