Saiba como mensurar os dados de sua estratégia de conteúdo Skip to main content

O marketing digital é composto por diferentes soluções que visam melhorar a presença online da empresa, como estratégia de conteúdo, de relacionamento, de mídias pagas, de redes sociais, entre outras.

Atualmente, um dos aspectos centrais na consolidação da marca na internet é o marketing de conteúdo. Saiba a importância dele e como monitorá-lo!

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Qual a importância de uma estratégia de conteúdo?

A estratégia de conteúdo consiste na criação e divulgação de diferentes tipos de materiais com o objetivo de informar os potenciais clientes da marca e torná-los mais aptos a um relacionamento de longo prazo, adquirindo o produto ou serviço, mas também agregando valor nessa experiência de compra.

Com a internet, mais pessoas passaram a ter acesso a esses conteúdos e usar os mecanismos de busca, como o Google, para pesquisar temas e produtos na internet. Entre os conteúdos que podem ser produzidos estão:

  • posts para blog;
  • e-books;
  • infográficos;
  • estudos de caso etc.

O objetivo é entregar um conteúdo original e relevante para o usuário, de forma que a sua marca torne-se mais importante na jornada de compra dele.

Quais as principais métricas acompanhadas na estratégia de conteúdo?

Assim como outras práticas digitais, a estratégia de conteúdo deve ser monitorada frequentemente pela agência responsável de forma a analisar os resultados alcançados e aprimorá-los. Veja a seguir as principais métricas que devem ser acompanhadas.

Tempo de navegação por página

O tempo de navegação por página indica para os mecanismos de busca que o usuário que acessou o material teve interesse em ler todo o conteúdo. Por exemplo, se o usuário entra na página e sai em menos de 10 segundos, esse comportamento demonstra que o conteúdo não foi relevante para ele.

Portanto, um maior tempo de navegação por página demonstra essa relevância dos conteúdos do site, sendo um indicativo da qualidade dos materiais produzidos.

Origem do tráfego

Na internet, o tráfego do site pode ter diversas fontes, mas duas são particularmente importantes para avaliar a estratégia de conteúdo:

  • o tráfego oriundo das redes sociais;
  • o tráfego orgânico dos mecanismos de busca.

No primeiro caso, é relevante divulgar os conteúdos mais de uma vez nos canais digitais da empresa, de forma que um número maior de usuários seja impactado e acesse o link.

Já o segundo indica que as estratégias digitais como um todo estão gerando resultados, pois o tráfego orgânico depende da autoridade do site que por sua vez depende da qualidade dos conteúdos, das estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca) e de outras boas práticas digitais.

Análise de palavras-chave

O objetivo na internet não é apenas que o site seja encontrado, mas que o público-alvo da empresa o encontre. Para isso, é essencial analisar e monitorar as palavras-chave de forma que elas sejam compatíveis com o comportamento do cliente em potencial durante o processo de pesquisa.

O crescimento orgânico nos mecanismos de busca depende de uma escolha acertada das palavras-chave, o que viabiliza um melhor ranqueamento das páginas e mais tráfego.

Análise de conversão

Além do tráfego para o site, outro objetivo central do marketing digital é viabilizar mais resultados para a marca e isso pode ser monitorado por meio das conversões.

geração de leads é o que permite que empresa sempre tenha um fluxo ativo no funil de vendas. Assim, para promover esses resultados é importante inserir call to actions (chamadas à ação) nos conteúdos e incentivar a conversão, como um botão de “Download”, “Inscreva-se Já”, “Saiba mais” e outros.

O usuário interessado no material disponível, que pode ser um e-book, infográfico, webinar ou outros, informa os dados pessoais dele em troca das informações que você tem a oferecer.

Quais os diferenciais da ASB na mensuração dos dados?

O monitoramento da estratégia de conteúdo é determinante para que ela gere os resultados esperados e possa ser otimizada.

Na ASB Marketing, as métricas de conteúdo são analisadas mensalmente. A partir disso, a equipe intensifica as ações que têm gerado resultados e melhora os processos que ainda tem potencial para entregar mais, otimizando e aprimorando as estratégias com foco no sucesso do cliente. Quer saber mais? Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas!

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