Estratégia de marketing de conteúdo: como funcionam as avaliações de produto do Google Skip to main content

A atualização do algoritmo de busca do Google vai exibir com prioridade sites de empresas com análises profundas sobre seus produtos e serviços oferecidos. Portanto, torna-se cada vez mais importante desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo completa levando em consideração este aspecto.

Essa modificação nas avaliações de produtos já entrou em vigor em sites de língua inglesa e deve atingir as páginas no Brasil em breve.

Mas do que essa trata essa novidade do motor de busca do Google? O que ela tem a ver com a experiência do usuário? Vamos explicar melhor a seguir e mostrar o impacto para a sua empresa.

Leia também: Entenda as principais mudanças de algoritmo do Google e como afetam a experiência do usuário

O que é a atualização das avaliações de produtos?

Antes de mais nada, é importante entender que os algoritmos do Google estão em evolução contínua para sempre mostrar as informações mais relevantes e úteis para os usuários. Por isso, as atualizações são lançadas com frequência para promover mudanças nos fatores de ranqueamento a fim de ajudar os usuários a encontrar o que procuram.

Neste sentido, no caso dos produtos, quando você pesquisa pelo nome específico de uma mercadoria ou serviço, normalmente, você é direcionado para páginas especializadas. Mas será que esses resultados entregam o que você precisa?

Na verdade, o Google constatou que as pessoas buscam avaliações mais completas, com análises detalhadas e não somente um conteúdo superficial, resumindo os produtos. Com isso, a partir de avaliações mais profundas, os usuários têm maior embasamento para a tomada de decisão de compra ou não do produto.

De olho nessa tendência de comportamento do consumidor, o buscador lançou melhorias nos processos de classificação das páginas de produtos e serviços, com o intuito de recompensar os conteúdos mais aderentes às necessidades dos usuários.

Então, além de conter as boas práticas para otimização para mecanismos de busca (SEO), a estratégia de marketing de conteúdo para as avaliações deve pesar mais essa atualização. Uma vez que seu objetivo é oferecer um conteúdo de qualidade, relevante, original, com análises criteriosas, pesquisas e escrito por quem entende do assunto. 

Leia também: Por que o Google e a otimização de sites para mecanismos de busca são importantes para empresas B2B?

Qual o impacto para a estratégia de marketing de conteúdo?

Com a mudança dos algoritmos do Google, fica claro que é preciso produzir conteúdo avançado nessa área de avaliação de produtos. Isso porque a busca orgânica deverá entregar resultados mais adequados às exigências dos usuários, como falamos acima. 

Ou seja, as empresas devem contar com reviews completos e criteriosos de produtos e serviços. A princípio, essa novidade pode parecer que faz sentido apenas para empresas B2C, que lidam mais com itens do dia a dia, como celulares, computadores, eletrodomésticos e outros tipos de mercadorias.

Aqui você pode fazer uma análise de um novo modelo de smartphone, por exemplo, falando sobre a tecnologia, o design, a duração da bateria, a capacidade de armazenamento, as medidas de segurança, as especificações da câmera fotográfica, entre outros diversos detalhes.

No entanto, isso também se aplica às empresas B2B, já que os produtos e serviços oferecidos também podem ser avaliados e trazer análises técnicas embasadas que vão ajudar os leads na compreensão do que está sendo vendido, seus benefícios, suas especificações e diferenciais.

Neste caso, por exemplo, é possível fazer o review de um serviço de computação em nuvem, com todos os detalhes técnicos associados, como capacidade de armazenamento, performance, flexibilidade, segurança, monitoramento e, claro, o custo. Também é possível dar um passo a passo de como configurar, entre outros tipos de conteúdos.

Em outras palavras, a empresa precisa aprimorar a estratégia de marketing de conteúdo, com melhor detalhamento do seu produto ou serviço e utilização das técnicas de SEO para obter um bom ranqueamento no Google. Afinal, ficar nas primeiras posições do buscador representa um maior potencial de visitantes, tráfego orgânico e vendas.

Saiba mais: 3 dicas de SEO para rankear sua página no Google

Principais dicas para otimizar as avaliações de produtos

Depois de entender a importância de melhorar as avaliações de produtos na sua empresa para atender às requisições do Google, impactar os usuários e buscar mais vendas, separamos algumas dicas valiosas para você aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo e deixar as análises perfeitas. Confira!

Em primeiro lugar, é preciso identificar com precisão o produto ou serviço para facilitar ser encontrado pelos usuários no Google.

Dessa forma, é preciso estruturar os dados com nome, marca, descrição, imagem, especificação do vendedor, locais de envio, entrega, frete, avaliação do usuário, ofertas e demais itens. Claro que nem todos esses aspectos terão em todos os produtos e serviços, mas é bom tê-los em mente.

Outro ponto relevante é a identificação do vendedor para garantir a procedência, a legitimidade e a segurança da compra.

Além disso, o próprio Google trouxe mais recomendações:

  • Mostrar conhecimento especializado sobre os serviços e produtos;
  • Apresentar o produto e o serviço fisicamente, quando possível, e explicar como é usado, fornecendo conteúdo exclusivo, além do material disponibilizado pelo fabricante;
  • Deixar claro se é uma evolução de modelos anteriores ou se é um lançamento inédito;
  • Discutir e listar as vantagens e até mesmo as desvantagens, usando também pesquisas de mercado;
  • Indicar como aquele produto ou serviço pode resolver um problema do usuário ou auxiliar no seu cotidiano;
  • Apresentar as medidas quantitativas e comparativas de desempenho do produto ou serviço em relação aos similares;
  • Explicar os diferenciais em comparação com a concorrência;
  • Descrever como o produto ou serviço foi projetado e o impacto sobre os clientes, indo além das explicações do fabricante.

Vale lembrar que tudo isso pode ser apresentado em forma de texto, gráfico, vídeo e outros formatos de conteúdo, trazendo uma experiência abrangente para o usuário poder analisar melhor o produto ou serviço e decidir pela compra.

Como desenvolver a melhor estratégia de marketing de conteúdo

Para ficar alinhado às novas atualizações e práticas em relação ao conteúdo das avaliações de produtos e serviços no Google, conte com um parceiro especializado em estratégia de marketing de conteúdo, como a ASB Marketing.

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