Marketing de conteúdo: 5 objetivos que você alcança com essa estratégia Skip to main content

Uma das principais estratégias digitais, o marketing de conteúdo contribui para as empresas alcançarem os seus objetivos e melhorarem os resultados.

De acordo com a pesquisa Content Trends 2019, o marketing de conteúdo já é adotado por 73% das companhias brasileiras. E tem mais: 61,8% dos negócios que não utilizam o método pretendem implementá-lo em breve.

Portanto, o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo não é mais um diferencial. Mas sim uma exigência para se manter competitivo frente aos concorrentes e o mercado atual. Saiba mais sobre a solução a seguir!

Leia também10 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B

Como funciona o marketing de conteúdo?

A estratégia visa agregar valor ao usuário ou visitante do site por meio de materiais realmente relevantes. Com isso, é possível fazer esse prospect percorrer o funil de marketing para se tornar um lead qualificado e interessado em fazer uma compra na sua página ou loja.

Diferentemente do que muitos profissionais acreditam, não se trata apenas de criar conteúdo. É necessário sim desenvolver um planejamento estratégico para que a produção seja consistente com a persona e os objetivos do negócio. Assim, a metodologia pode entregar os resultados esperados.

Para executar corretamente a estratégia, diversos passos são exigidos, como:

  • Identificação da persona;
  • Definição dos objetivos;
  • Compreensão do funil de vendas e adequação à estratégia;
  • Definição dos conteúdos e formatos para cada etapa;
  • Seleção dos canais para divulgação;
  • Definição das métricas de monitoramento da prática.

Logo, fica claro que a criação dos materiais é só uma das diversas etapas para colocar o marketing de conteúdo em funcionamento.

Quais objetivos a estratégia permite conquistar?

Como mencionado, com a estratégia, é possível alcançar os objetivos desejados pelas empresas. Para isso, é importante que os gestores compreendam tudo o que pode ser conquistado com a prática. Mas também devem definir especificamente o que se pretende conseguir.

Por exemplo: o desenvolvimento de um texto pode influenciar branding e SEO simultaneamente. Mas é preciso que se identifique, já no planejamento, qual a prioridade do negócio.

A seguir, vamos apresentar 5 objetivos que podem ser alcançados com o marketing de conteúdo. Confira!

1. Melhorar o número de visitas do site

O número de visitas é importante para a empresa manter a geração de leads constante e também para desenvolver mais autoridade na área de atuação.

Neste sentido, o marketing de conteúdo viabiliza o aumento do tráfego orgânico. Afinal, a prática permite expandir significativamente o número de páginas disponíveis e a relevância do que é publicado no site.

E os resultados acontecem. Segundo a pesquisa Content Trends, as empresas que executam uma estratégia de conteúdo têm 2,2 vezes mais visitas na página. Já aquelas que publicam mais de 13 conteúdos por mês obtêm aumento de 4,2 vezes, em relação aos sites que não utilizam a metodologia.

2. Posicionar nos mecanismos de busca

O aumento das visitas está diretamente relacionado ao melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Ferramentas como o Google são cada vez mais usadas, mas também mais criteriosas na definição dos conteúdos exibidos.

O objetivo do buscador é oferecer conteúdos realmente úteis e que agreguem valor. Para isso, os materiais são avaliados em diversos aspectos, como relevância, palavra-chave, referências, exclusividade, formatos usados, entre outros.

Para alcançar esse objetivo, os conteúdos devem ser desenvolvidos considerando as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Por exemplo: naturalidade do texto, links, página responsiva e outros.

Leia tambémComo ranquear meu site no Google: entenda a importância do conteúdo

3. Gerar leads e converter vendas

geração de leads é um dos principais objetivos das empresas. Isso porque esse fluxo constante de visitantes permite ter potenciais clientes em todas as etapas do ciclo de vendas.

Os leads são nutridos por conteúdos relevantes e, dessa forma, chegam mais qualificados ao time de vendas. Esse processo reduz o esforço comercial e também aumenta o ticket médio, pois o cliente vê maior valor na solução desejada.

Assim, por atrair mais usuários e impulsionar o processo de qualificação dos leads, o marketing de conteúdo atinge dois objetivos: aumento da geração de leads e crescimento das vendas.

Leia também: Como prospectar clientes unindo marketing e vendas

4. Aumentar a credibilidade

Além do quesito vendas, a empresa também precisa investir no branding, que se trata da percepção dos clientes, fornecedores e colaboradores sobre a marca.

O conteúdo é parte importante do desenvolvimento do branding. Até porque, por meio dessa estratégia, a marca pode educar não apenas potenciais clientes, mas também a comunidade interessada pelo segmento.

Dessa forma, é possível mostrar domínio sobre os temas relevantes à área, inovação e tendências. Ou seja, com o marketing de conteúdo, o negócio pode realmente se diferenciar da concorrência.

Leia tambémMarketing B2B: como as novas tendências ajudam a atrair e reter clientes

5. Ganhar defensores da marca

Com o conteúdo de qualidade direcionado para os clientes, é possível ganhar defensores da marca. O que ajuda na divulgação do negócio.

Essa propaganda gratuita, seja para amigos ou nas redes sociais, é extremamente benéfica para a companhia. Afinal, aumenta a credibilidade, é útil para atrair novos clientes e garante que o consumidor continue se relacionando com a empresa.

O marketing de conteúdo viabiliza esses diferentes objetivos de negócio, garantindo a consolidação e crescimento constante da marca. Além disso, a estratégia tem facilidades que a tornam mais vantajosa. Conheça!

Quais os benefícios de utilizar a estratégia de conteúdo?

As vantagens do marketing de conteúdo são significativas para estabelecer uma presença digital forte e conseguir alcançar os objetivos. A seguir, destacamos os 3 principais benefícios!

  • Mensuração dos resultados: toda a estratégia pode ser monitorada por meio de KPIs, avaliando o desempenho em cada etapa e também os resultados globais alcançados;
  • ROI elevado: esta é uma das práticas digitais com retorno sobre investimento mais elevado, devido ao baixo custo para executá-lo e benefícios no longo prazo;
  • Continuidade da estratégia: os conteúdos criados continuam apresentando resultados durante anos. O que assegura maior retorno com a solução.

Para que os benefícios sejam possíveis, entretanto, é essencial que a prática seja desenvolvida profissionalmente, com todos os elementos necessários desde o planejamento até a execução.

Leia tambémComo calcular o ROI de ações de marketing digital?

Como é a estratégia de marketing de conteúdo da ASB Marketing?

ASB Marketing é uma agência consolidada que atua com estratégias sólidas juntamente com propostas inovadoras. O que garante melhores resultados para soluções já conhecidas.

Atuamos de forma personalizada de acordo com o público-alvo e objetivos da empresa. Assim, é possível desenvolver o planejamento completo da estratégia para entregar os resultados esperados.

Com nosso know how e experiência, criamos a persona, o plano editorial e a elaboração do conteúdo adequado para atingir as dores e necessidades do público. Além disso, utilizamos as práticas de SEO para melhorar o ranqueamento do site.

Todas as ações são focadas na geração de leads qualificados para serem entregues ao time de vendas. Quer garantir um ROI elevado nas suas estratégias? Busca aumentar os resultados comerciais?

Saiba mais sobre a solução marketing de conteúdo da ASB Marketing e entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe nosso guia completo e entenda como aumentar as vendas B2B com tecnologia.

Deixe uma resposta