Entenda a etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo Skip to main content

Muitas empresas, ao aderirem ao marketing de conteúdo, já ouviram aquela frase: “o conteúdo é rei”. Mas não basta um conteúdo bonito e bem escrito, com boas práticas de SEO. Sem um planejamento, sua estratégia estará fadada ao fracasso, sem gerar resultado nenhum. Então, antes de mais nada, você precisa conhecer a importância da etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Em outras palavras, o conteúdo pode até ser rei, mas precisa de um bom estrategista por trás, para que os materiais produzidos alcancem os objetivos e resultados esperados.

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Como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo?

Vale destacar que a estratégia completa de marketing de conteúdo consiste em vários passos:

  • Planejamento;
  • Execução/criação dos conteúdos;
  • Distribuição dos materiais pelos diferentes canais;
  • Manutenção da periodicidade e atualização dos conteúdos;
  • Análise de resultados de acordo com os KPIs de marketing digital;
  • Geração de ideias e insights para melhoria contínua da estratégia.

A partir desse conhecimento, é possível imaginar que a estratégia conte com especialistas em cada momento assinalado acima para desenvolver as ações da melhor forma possível.

Imagine só um jogo de xadrez então. Para o conteúdo ser rei, as peças devem funcionar de forma estratégica, com movimentos do cavalo, bispo e peão seguindo a linha de raciocínio e o planejamento do jogador para superar o adversário e vencer a partida.

No marketing de conteúdo, essa analogia funciona perfeitamente. O responsável pela estratégia ser bem-sucedida deve construir um planejamento eficiente e assertivo para que os redatores criem conteúdos de alto valor agregado e de interesse do seu cliente em potencial.

Assim, é possível atrair visitantes, transformá-los em leads, engajá-los na jornada de compra e apoiar o processo de conversão em vendas. E para quem não acredita que os conteúdos podem render clientes reais, quero trazer alguns dados:

  • 56% já compraram algo de uma empresa depois de ler um post de blog, segundo o Hubspot;
  • 60% das pessoas lêem um blog pelo menos uma vez por semana, indica outra pesquisa do Hubspot;
  • 20% dos líderes de marketing descreveram os blogs como um de seus “canais mais importantes” para atingir as metas, mostra mais um estudo do Hubspot;
  • Em 2019, o marketing de conteúdo gerou mais de US$ 42 bilhões em receitas em todo o mundo, aponta o Statista.

Mas, para os blogs e conteúdos levarem a compras dos leads, é preciso da etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Vamos ver melhor, a seguir, como funciona o planejamento e o que acontece se você pular essa parte!

O que analisar na etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo?

Neste contexto apresentado, fica claro que a etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo é essencial. Então, confira os principais aspectos que devem ser analisados na hora do planejamento:

Situação atual da empresa: em primeiro lugar, é preciso fazer uma análise da empresa e do seu site para saber se já existe algum resultado ou ranqueamento de palavras-chave.

Produto ou serviço oferecido: o próximo item da lista é avaliar os produtos disponibilizados de acordo com o segmento e o porte das empresas que compram essa solução, as pessoas que decidem pela aquisição, o ciclo de vendas, a jornada de compra e o funil de vendas, entre outros fatores.

Contexto do mercado: aqui entra um estudo importante do mercado e da concorrência, tanto para saber se o cenário está aquecido ou em baixa para seu serviço, como para entender onde estão os seus concorrentes e o que você precisa fazer para superá-los.

Entendimento dos consumidores: neste ponto, o planejamento analisa as dores, desafios e dificuldades dos leads, ou seja, os problemas que eles enfrentam em seus negócios e que podem ser resolvidos pela sua solução, serviço ou produto. 

Leia também: 10 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B

Principais consequências de pular a etapa do planejamento da estratégia

Já mencionamos logo no início do texto que a ausência da etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo pode representar graves prejuízos para a sua empresa. Afinal, você não atingirá os resultados esperados.

Para ficar mais claro como o marketing de conteúdo sem planejamento não funciona, separei alguns problemas recorrentes de negócios que apenas executam, criando conteúdos sem uma estratégia bem definida. 

  • Conteúdos produzidos não fazem sentido para o seu cliente em potencial;
  • Materiais não seguem uma linha de raciocínio entre um e outro;
  • Os conteúdos não levam a lugar nenhum;
  • Os materiais são ignorados, porque ninguém se interessa e se engaja;
  • Conteúdos não ajudam a educar os leads, nem conscientizá-los de suas dores e muito menos apresentam os serviços como solução;
  • Leads possuem baixa qualidade e pouca conversão;
  • A empresa desperdiça tempo e dinheiro.

Saiba mais: Planejamento estratégico de marketing digital para 2021: principais tendências

8 passos da etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo

Agora que você está consciente da necessidade da etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo, vamos te ajudar a criá-lo. Por isso, separamos um passo a passo, com os processos envolvidos.

1. Resumo do panorama do mercado

Já falamos sobre o mercado anteriormente, mas é importante retomar este ponto, porque, assim, é possível verificar os problemas que a sua empresa resolve e como diferenciá-la dos concorrentes.

2. Definição de objetivos

É essencial ter objetivos para guiar tanto a equipe de planejamento como a de conteúdo. Com isso, será possível saber se a estratégia foi efetiva ou não. Os objetivos devem ser claros e precisos, podendo trazer números ou não. 

Por exemplo: sua meta pode ser se tornar uma autoridade no seu segmento de atuação, o que passa pelo marketing de conteúdo, ou sua meta pode ser aumentar o tráfego orgânico do blog em 20% em 1 mês. 

Existem outras inúmeras opções. Para o marketing de conteúdo ajudar na geração de demandas e impactar as vendas, é possível ter como objetivo: aumentar a conversão dos visitantes do site em leads em 30%.

Saiba mais: Marketing de conteúdo: 4 tecnologias essenciais para uma estratégia de sucesso

3. Criação de personas

Um dos itens mais importantes da etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo é a persona. Isso porque este personagem representa tudo o que sua marca pretende atingir com o conteúdo. Então, é preciso entender profundamente como criar a persona para o seu negócio se comunicar de maneira eficiente e mais assertiva.

Neste conteúdo aqui, inclusive, explicamos em detalhes como o estrategista deve desenvolver a persona.

4. Conhecimento da jornada de compra

Como o cliente se porta na jornada de compra do seu produto ou serviço? É isto que este tópico pretende descobrir. Desse modo, é possível saber as dores do lead no momento inicial da pesquisa por uma solução, quais as principais dúvidas, como e quando ele percebe que precisa de um produto para seu problema, quais as vantagens que fazem a diferença para ele, entre outros aspectos.

A partir daí, você tem insumos ricos para ter ótimas ideias de conteúdos e criar materiais de acordo com cada momento da jornada de compra do lead, desde o estágio de aprendizado e descoberta até a tomada de decisão.

Leia aqui: Qualificação do lead vs jornada de compra: entenda a relação entre esses conceitos

5. Funil de vendas

Ponto bastante ligado à jornada de compra, o funil de vendas representa o caminho dos leads pela jornada e utiliza gatilhos e conteúdos para fazê-los avançar de um estágio a outro.

Na prática, os conteúdos chamados de topo de funil representam a educação e conscientização inicial do lead. Já, no meio do funil, você ajuda eles a melhorar ou resolver o problema. Por fim, no fundo do funil, é possível se mostrar como o melhor parceiro ou empresa para solucionar aquela questão.

6. Estudo de palavras-chave

Agora, vamos ao estudo de palavras-chave, que é muito ligado às práticas de SEO. Isso porque o planejamento define os termos estratégicos aos negócios que serão usados pelos redatores no conteúdo para produzir artigos de alto interesse e valor, a fim de melhorar o ranqueamento dessas palavras nos motores de busca.

Como resultado, você tem mais visibilidade, maior tráfego orgânico, atrai mais visitantes e pode gerar mais leads qualificados, que encontrarão sua página pelo Google.

E, para encontrar essas palavras estratégicas a serem trabalhadas, o planejamento mergulha a fundo na realidade da sua empresa, desde o estudo de mercado até o funil de vendas.

7. Alinhamento do tom de voz e linguagem

Na etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo, esse alinhamento de tom e linguagem pode parecer algo sem muita importância. Mas, se ele não estiver definido corretamente, sua empresa pode não atingir sua persona.

Por isso, o estudo da persona é essencial para entender como você deve se comunicar com ela, seja de modo mais formal ou descontraído, se vale a pena usar gifs, piadas ou se deve ser mais sério e corporativo. Com esse mapeamento, o conteúdo terá mais vida e personalidade, além de ser mais assertivo.

8. Escolha de fontes de referência

As fontes são um aspecto muito útil para a equipe de conteúdo. Até porque os redatores podem ver informações e referências do mercado em relação a assuntos, abordagens, tons de linguagem, novos formatos de conteúdos (como o podcast), estilos para cada canal de comunicação (seja rede social, blog, e-mail, ebook etc.), entre outros. 

Com essas análises, é possível traçar uma linha de comunicação para se destacar e produzir conteúdos diferenciados, que se tornem uma referência futura. O que gera ainda mais ganhos para o seu negócio em SEO, imagem e autoridade de marca.

Para saber mais sobre ser referência de mercado, leia nosso texto de link building.

Como a ASB Marketing gera resultados com o marketing de conteúdo

Para atingir resultados expressivos para a ASB Marketing e nossos clientes com o marketing de conteúdo, nós nos preocupamos bastante com a etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Por isso, na nossa solução de marketing de conteúdo, contamos com profissionais especializados para desenvolver todo esse estudo da empresa, mercado, persona, jornada de compra, palavra-chave, plano editorial do conteúdo e ainda mensurar os resultados da estratégia pensada.

A Ramo Sistemas, por exemplo, obteve um crescimento de 3.400% no número de palavras-chave indexadas, a partir da melhora no ranqueamento do Google.

Com nossa estratégia e as práticas de SEO, a Ramo Sistemas conquistou 32 palavras-chave estratégicas na 1ª página, entre elas 2 snippets, além de 38 palavras-chave entre a 2ª e a 5ª páginas. 

No planejamento com a Ramo, nós fizemos:

  • Definição das estratégias digitais
  • Criação de personas estratégicas
  • Análise de palavras-chave
  • Produção de conteúdo digital
  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Automação de marketing digital completo
  • Análise de dados e entrega de relatórios
  • Atendimento consultivo com foco em resultados

Para conferir o case completo, acesse aqui!

Se quiser saber mais informações, não perca tempo e entre em contato agora mesmo com nossos especialistas para impulsionarmos os seus resultados de marketing de conteúdo!  

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