6 etapas do planejamento de marketing digital Skip to main content

Sua empresa criou um site e perfis nas redes sociais para acompanhar os passos de seus concorrentes, porém não gerou grandes resultados? Isso é mais comum do que se imagina. Mas nós te perguntamos: você fez um planejamento de marketing digital antes de colocar suas ações no ar?

Criar páginas na internet sem uma estratégia não traz resultados. Para obter o sucesso desejado e vender mais, é necessário ter conhecimento de técnicas de marketing digital e realizar um planejamento completo.

O planejamento de marketing digital envolve 6 etapas – da análise do cenário da empresa até a criação de conteúdos totalmente voltados ao público-alvo. Todas essas fases são de vital importância para o andamento positivo do projeto.

Leia também: Entenda a importância do planejamento de marketing digital

O ideal é que você contrate uma agência de marketing digital para te ajudar com todo o processo de planejamento e criação de conteúdos – sempre com foco em trazer resultados de vendas. No entanto, de qualquer maneira, você deve entender todas essas fases para apoiar seu parceiro na definição correta do objetivo do seu negócio.

6 etapas do planejamento de marketing digital

Confira abaixo as seis etapas do planejamento de marketing digital!

01 – Análise do cenário da empresa

A primeira fase do planejamento consiste na análise de como a empresa se posiciona no mercado e no meio digital.

Como o site da empresa é o cartão de visitas eletrônico e base para a estratégia de inbound marketing (farmer), esse é o primeiro item a se trabalhar durante o planejamento.

Com isso em mente, deve-se identificar o panorama geral do site, analisando as palavras-chave, a estrutura, o conteúdo e, principalmente, se a página está preparada para conversão.

02 – Benchmarking

A segunda etapa trata-se da verificação da concorrência direta e indireta. Nesse momento, verifica-se oportunidades e o cenário da empresa frente aos principais concorrentes (se é competitivo ou não, em quais aspectos você pode ter dificuldades e em quais terá mais facilidade para ranquear no Google e vender).

03 – Estudo de palavras-chave

As palavras-chaves são os termos utilizados por seus potenciais clientes ao realizarem uma pesquisa nos buscadores.

Nessa fase do planejamento de marketing digital, há a identificação de quais palavras possuem mais buscas mensais e oportunidades de ranqueamento no Google.

Diferente do que muito pensam, as palavras-chaves com maior potencial para se trabalhar não são, simplesmente, as mais procuradas.

O ideal é atingir o equilíbrio entre quantidade de buscas e menor concorrência no seu segmento. Por isso, trabalhar palavras-chaves de cauda longa – como, por exemplo, “serviço de atendimento ao cliente” ou “como vender pela internet” – é mais assertivo.

Portanto, a seleção das palavras-chave com maior relevância é feita com base nos seguintes critérios:

  • Quantidade de buscas mensais;
  • Oportunidade de cada palavra (quanto menos sites estiverem usando uma palavra, maior a oportunidade);
  • Segmentação (quanto mais segmentada, mais assertiva será a geração de leads).

O estudo de palavras-chaves é essencial para a otimização do site e criação de conteúdo para blogs.

04 – Criação de personas

Você sabe dizer quem é seu público-alvo? A análise dos perfis dos possíveis consumidores que terão interesse na sua solução faz parte do planejamento de marketing digital.

Em marketing digital, a persona é a representação de um cliente baseado em dados reais de pessoas que procuram sua empresa na internet.

A definição da persona é completa. É traçado seus objetivos, histórias de vida, motivação e desafios. Com base nessas informações, cria-se o plano editorial.

É importante saber que um projeto pode ter mais de uma persona, tudo depende do segmento e da quantidade de soluções de cada empresa.

05 – Plano editorial

Com o estudo de palavras-chave e das personas, abre-se caminho para a criação do plano editorial. Esse material reúne as pautas do blog, que são criadas para responder as principais dúvidas das personas.

A ideia é apresentar o conteúdo que supra as necessidades da persona e depois indicar a solução da empresa como opção mais recomendada.

6 – Landing page + Material Rico (e-book, guia, infográfico)

Os materiais de conversão são os eBooks (livros digitais), infográficos, guias e outros conteúdos que abordam as principais necessidades da(s) sua(s) persona(s), sempre com referência direta ou indireta à sua empresa. Esses materiais devem necessariamente resolver uma “dor” do seu cliente e apresentar a sua solução como a opção mais adequada.

Todos os conteúdos devem conter um call to action (chamada para ação), que podem ser um formulário, link para a página de contato do seu site e outros.

No caso de eBooks, seu potencial cliente só tem acesso ao material após preencher as informações do formulário.

ASB Marketing: agência especializada em empresas B2B

ASB Marketing é especialista em soluções de marketing digital para alavancar as vendas de empresas B2B.

Para você ter controle de cada etapa do projeto e verificar resultados, a agência lista as principais métricas (KPIs) e entrega um relatório mensal para acompanhamento. Além disso, também há as reuniões periódicas com os clientes, para manter as estratégias e novas demandas alinhadas.

Quer saber mais? Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas!

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