O e-mail de prospecção de clientes é uma parte essencial dentro do processo comercial para captar a atenção dos leads, gerar interesse e fazer com que eles evoluam dentro da jornada de compra. Por isso, para gerar resultados positivos e alta performance de vendas, é preciso construir uma comunicação bem estratégica, eficiente, inteligente e personalizada. Neste cenário, nada melhor do que contar com um exemplo de e-mail de vendas.
Vale destacar que, 8 em cada 10 clientes em potencial desejam falar com os representantes de vendas por e-mail em primeiro lugar, antes de qualquer outro meio de comunicação, segundo pesquisa da Hubspot.
Além disso, de acordo com levantamento do Mailigen, 89% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail é seu principal canal para geração de leads.
Neste sentido, fica claro que criar e-mails matadores e que gerem engajamento é indispensável, mas também é um desafio e tanto. Uma vez que os leads recebem diversas comunicações por e-mail. Ou seja, sua empresa não pode ser só mais uma na última e precisa se diferenciar.
Claro que, para um fluxo de cadência trazer melhores desempenhos, é importante aliar os e-mails a outros pontos de contato, como os telefonemas (cold calls) e as interações via redes sociais, como o social engagement pelo LinkedIn.
No entanto, neste conteúdo, vamos nos focar nas mensagens por e-mail, trazendo os melhores modelos de e-mail de prospecção de clientes para enviar aos leads e conquistar sua atenção.
Leia também: E-mail marketing ou cold e-mail: qual a melhor técnica para captação de clientes
O que é e-mail de vendas?
O e-mail de vendas é uma das várias formas de utilizar o e-mail como ferramenta de vendas na internet, eles estão entre as principais estratégias de e-mail marketing que sua empresa pode utilizar.
As estratégias de e-mail marketing são extremamente relevantes para conseguir atrair e converter seus leads em clientes. De acordo com o Statista, em 2020, foram enviados e recebidos aproximadamente 306 bilhões de e-mails diariamente em todo o mundo.
Além disso, 47% dos profissionais de marketing classificam o e-mail marketing como o canal de marketing mais eficaz, de acordo com o estudo Email Marketing e Marketing Automation Excellence. Os outros canais tiveram 39% para mídias sociais, 33% para SEO e 33% para marketing de conteúdo.
Se você ainda não utiliza e-mail de vendas na sua empresa, falaremos de algumas das vantagens dessa ferramenta.
Você pode se interessar por: E-mail marketing ainda funciona? Veja os benefícios de usar essa estratégia no seu negócio
Vantagens de usar e-mail de vendas
Segmentação do envio
A primeira possibilidade que o e-mail marketing abre é a segmentação do envio, ou seja, você pode dividir o seu público em segmentos e enviar conteúdos diferentes para cada um dos segmentos.
Isso permite que você tenha mais controle sobre quem são seus leads, em qual momento da jornada eles estão e quais os conteúdos que serão mais efetivos com eles. Assim, você pode direcionar conteúdos em que os usuários mais tenham interesse e aumentar as suas chances de conversão.
Fácil mensuração
Outra vantagem do e-mail marketing é a fácil mensuração de resultados, muitas das plataformas utilizadas para realizar os disparos de e-mail possuem dados e indicadores completos que permitem a você entender como está a sua estratégia, o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para as próximas ações.
Baixo custo
Por fim, a última vantagem que iremos apresentar é o baixo custo para a execução desta ação. Existem boas ferramentas de disparo de e-mail marketing na internet que possuem planos gratuitos que você pode utilizar para criar e disparar seus e-mails. Além disso, não existe um custo a ser pago para que você consiga aparecer na caixa de entrada do seu cliente. Dessa forma, o ROI do e-mail marketing é um dos maiores pontos positivos que essa estratégia possui.
Como o modelo e exemplo de e-mail de vendas pode ajudar
Como comentamos anteriormente, os e-mails de prospecção de sucesso têm foco em criar interesse e gerar engajamento dos leads. Desse modo, vale a pena ter um modelo de e-mail de vendas, que siga um exemplo bem estruturado e definido a fim de atingir os resultados esperados.
Nesse sentido, usar um exemplo de e-mail de vendas pode ajudar os processos comerciais na prática, com uma série de benefícios, como por exemplo:
- Planejamento de e-mails específicos para atingir as dores do ICP (perfil de cliente ideal);
- Diminuição do tempo e esforços gastos pela equipe, pensando na abordagem de cada e-mail para os clientes;
- Aumento da produtividade do time de marketing e vendas;
- Maior praticidade e agilidade no envio dos e-mails de prospecção;
- Abordagens mais personalizadas e assertivas;
- Conquista de mais respostas e boas oportunidades de negócio.
Leia também: E-mail de prospecção de clientes: como evitar erros e aumentar as vendas
Como elaborar e-mail de vendas com gatilhos mentais e armas de persuasão
Para alcançar as vantagens citadas acima, na hora da equipe de marketing e vendas elaborar o exemplo de e-mail de vendas para envio para a sua base de leads, uma dica útil é utilizar os gatilhos mentais e as diferentes armas de persuasão.
A partir dessas abordagens, é possível desenvolver e-mails que fazem os leads responderem, atacam suas dificuldades e geram uma boa taxa de conversão.
Para conhecer mais sobre isso, separamos alguns gatilhos mais comuns que podem ser abordados:
Reciprocidade
Este assunto aborda o comportamento do ser humano ser grato com quem o ajuda, gerando uma relação de auxílio mútuo e reciprocidade. Por exemplo, no caso de um processo de retenção de clientes, é possível mostrar como o consumidor já se beneficiou do uso da solução fornecida, fazendo com que ele continue a comprar.
Prova social
A prova social é um dos melhores gatilhos mentais e argumentos de vendas, já que mostra a base de clientes da empresa, a satisfação dos consumidores, os casos e histórias de sucesso. Assim, é possível comprovar que seus clientes admiram sua organização e têm resultados com seus produtos e serviços. Tudo isso é fundamental de ser incluído no e-mail de vendas.
Autoridade
Além da prova social, outro argumento valioso no exemplo de e-mail de vendas é a reputação e a autoridade da marca no mercado. Para isso, vale a pena mostrar um artigo em que sua empresa foi citada, ou algum comentário de um cliente que te admira, ou o fechamento de um novo cliente muito importante.
Compartilhe esse tipo de conquista da sua empresa B2B para gerar mais autoridade e impactar os leads.
Escassez
A escassez é mais um gatilho relevante. Quem nunca ouviu frases como: ‘oferta por tempo limitado’, ‘últimas unidades’, ‘falta 1 dia para o fim das inscrições’, e por aí vai.
Claro que, no mercado B2B, essa abordagem de vendas deve ser um pouco diferente, mas ainda assim é possível realizá-la, com discursos como:
- Convites exclusivos;
- Pedido de confirmação de agendamento de reunião, já que sua agenda está cheia;
- Disponibilização de um novo serviço para ser testado;
- Entre outros.
Essas e outras armas da persuasão também estão no famoso livro “As Armas da Persuasão”, de Robert Cialdini, citado inclusive no nosso artigo sobre os principais livros sobre vendas.
Saiba mais: 5 dicas para otimizar seu e-mail de vendas para clientes
Exemplo de e-mail de vendas: conheça na prática
Depois de tudo que falamos, certamente, você está querendo ver alguns modelos na prática para saber como elaborar o e-mail de vendas.
Em geral, uma das principais estratégias conhecidas é a metodologia AIDA, cuja sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ou seja, os e-mails de prospecção são planejados com esse intuito, provocando tais comportamentos nos leads até eles tomarem a decisão de ‘agir’, isto é, entrar em contato ou responder aquela mensagem.
Por isso, apresentamos um fluxo de cadência como um exemplo de e-mail de vendas e modelos a serem seguidos.
Exemplo de e-mail de vendas de introdução
A primeira tentativa de contato com os leads deve focar nas dores dos leads e mostrar, de forma resumida, como sua empresa pode resolvê-las. Ou seja, um discurso de vendas sem falar muito de sua organização ou dos detalhes do serviço. Veja um exemplo:
“Olá, [nome do cliente potencial], tudo bem?
Sou [seu nome], e trabalho no setor de vendas da [nome da empresa].
Ajudo empresas como [nome do negócio] para eliminar seus problemas com [inserir principal dor, desafio ou dificuldade].
Já geramos para os nossos clientes [principais benefícios e resultados].
Adoraria mostrar como posso te ajudar na prática em uma ligação rápida de 15 minutos. Como está sua agenda na próxima semana?
Obrigado pela atenção”
Exemplo de e-mail de vendas de acompanhamento
Este modelo de e-mail é indicado para o acompanhamento do lead após a primeira abordagem, trazendo um lembrete do contato anterior e reforçando sobre os objetivos de marcar uma reunião.
“Olá, [nome do cliente potencial], tudo bem?
Te mandei um e-mail nos últimos dias, falando sobre [algum desafio específico do lead].
Imagine só [trazer o cenário hipotético futuro de como ficaria o lead com o uso do seu serviço].
Vamos fazer uma call amanhã sobre o assunto?
Obrigado pela atenção”
Veja também: E-mail de prospecção: quais os itens essenciais para melhorar a conversão e aumentar as vendas?
Exemplo de e-mail de vendas de indicação
Este tipo de e-mail é para encontrar a autoridade do setor que tem a ver com a sua solução oferecida, capaz de tomar as decisões de compra. Por exemplo: se sua empresa fornece um software de gestão fiscal, é importante falar com o responsável pelo setor fiscal e/ou financeiro. Então, esta mensagem é um pedido de indicação da pessoa certa para conversar.
“Oi, [nome do cliente],
Estou tentando descobrir quem seria a melhor pessoa para discutir [problema enfrentado pelo lead e que a solução resolve].
Você pode me indicar a pessoa certa? E, se for você, o que acha de agendarmos um bate-papo?
Agradeço sua ajuda.”
Exemplo de e-mail de vendas de prova de valor e autoridade
Como comentamos na parte dos gatilhos, o e-mail que prova valor e autoridade da empresa deve conter resultados de clientes, casos de sucesso, divulgações na mídia, história, experiência e outros aspectos. Veja um exemplo de e-mail de vendas aqui:
“Oi, [nome do cliente],
Mais de xxx marcas já confiam nas nossas soluções.
Com nossos serviços de [detalhamento], garantimos para as empresas:
xxx% de redução total no custo de operação
xx% de aumento na satisfação dos clientes
Vamos falar nessa semana para eu mostrar como implementar o [serviço] na sua empresa?
Fico no seu aguardo.”
Exemplo de e-mail de vendas de despedida
Esta mensagem encerra o fluxo de cadência com o lead, avisando que você não vai mais mandar e-mails.
“Oi, [nome do cliente],
Acredito que você está ocupado com outras demandas e não quero atrapalhar.
Se mais para frente você considerar a [solução], adoraria conversar com você.
Obrigado pela sua atenção e até breve.”
Leia também: Como estruturar a estratégia de geração de leads qualificados? Veja um passo a passo!
Exemplo de e-mail de vendas para fechamento
Este modelo de e-mail é bem importante, já que é o gatilho final para que uma proposta em vigor vire um fechamento. É hora de encontrar o limiar entre uma abordagem amena e agressiva para instigar a tomada de decisão do lead.
“Olá, [nome], tudo bem?
Depois das nossas últimas conversas, estou entrando em contato para saber se você já fez uma análise e tomou uma decisão.
Lembrando que, na última semana, tivemos a/o xxx como novo cliente da nossa empresa.
Se você ainda tiver alguma dúvida, estou à disposição para te ajudar.
Não hesite em entrar em contato!”
Exemplo de e-mail de vendas para cliente que sumiu
É comum você estar em conversas e mantendo um relacionamento com o lead, mas ele sumir e parar de te responder. Então, é importante ter um modelo de mensagem para enviar para esse prospect também. Veja um exemplo:
“Olá, [nome do cliente]!
Você está sumido… nosso último contato foi [dia do último contato feito].
Estou entrando em contato para a gente continuar a falar sobre [o que foi discutido no último e-mail] e saber se você tem alguma dúvida que eu possa te ajudar.
Aguardo sua resposta.”
Exemplo de e-mail de vendas de reengajamento
Outro caso interessante na prospecção de clientes diz respeito a buscar uma nova conversa com os leads depois de um tempo dele passar pelo fluxo de cadência principal. Esse prazo depende de cada caso. Uma boa prática recomendada é o intervalo de 3 meses.
Nessa mensagem, você retoma a conversa anterior, traz novos dados de mercado e informações para gerar valor.
“Olá, [nome do cliente]! Tudo bem?
Não sei se você lembra de mim, mas, há algum tempo, tentei entrar em contato com você para conversar sobre como [desafios da empresa].
Já ajudei empresas a superar tais problemas e conquistar [benefícios alcançados com a solução].
O que acha de retomar esse assunto?
Se tiver interesse, podemos agendar uma reunião online. Aguardo seu retorno.”
Exemplo de e-mail de vendas de nutrição
Aqui, na verdade, o objetivo é criar não apenas um, mas sim uma sequência de e-mails de nutrição para continuar a educar e engajar os leads com materiais da sua empresa. Vale a pena compartilhar publicações de blogs, cases, histórias da sua organização, entre outras informações.
Veja também: Como fazer um pitch de vendas para atingir alta performance? Descubra aqui!
Dicas para fazer um bom e-mail de vendas
Agora que você já conhece tudo sobre e-mails de vendas e tem vários exemplos para se inspirar e usar de modelo na hora de criar os seus, vamos apresentar algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de produzir o seu e-mail de vendas, olha só:
1 – Utilize as segmentações de interesse para criar conteúdos para todas as possibilidades de contato nas diferentes etapas do funil, inclusive no pós-venda.
2 – Certifique-se de manter uma linguagem compatível com o seu público-alvo, de preferência, como se você estivesse conversando pessoalmente com ele.
3 – As chances de engajamento aumentam conforme seu e-mail de vendas for o mais próximo possível da realidade, com linguagem direta e acessível.
4 – Ao fazer seu planejamento, recorra às suas personas e ao funil de vendas para ter mais assertividade no tipo de conteúdo que deve ser desenvolvido.
5 – Utilize ferramentas de automação e gerenciamento de e-mail, assim, você consegue ter acesso a diversas métricas, além de aumentar a eficiência do processo de criação e disparo de e-mails de vendas.
Como a ASB Marketing pode te ajudar
Quer saber como ter o melhor exemplo de e-mail de vendas na estratégia de prospecção da sua empresa? Conte com toda a experiência e o know-how da ASB Marketing!
Somos uma agência de marketing de performance, focada em conquistar resultados reais para o seu negócio, unindo os melhores esforços de marketing e vendas, a fim de ter leads realmente qualificados e prontos para compra.
Por isso, temos uma equipe de especialistas para desenvolver e planejar as estratégias de prospecção, envolvendo os fluxos de cadências, com e-mails de vendas de qualidade, inteligentes, personalizados, bem assertivos e que convertam.
Em nossa solução, disponibilizamos modelos de e-mail de vendas baseados em:
- Criação de cadência ativa automatizada
- Criação de cadência ativa semiautomatizada
- Criação de cadência de reengajamento
- Teste A/B das cadências
- Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
- Personalização dos conteúdos por ICP
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