Exemplo de e-mail de vendas: confira principais modelos para conquistar alta performance Skip to main content

O e-mail de prospecção de clientes é uma parte essencial dentro do processo comercial para captar a atenção dos leads, gerar interesse e fazer com que eles evoluam dentro da jornada de compra. Por isso, para gerar resultados positivos e alta performance de vendas, é preciso construir uma comunicação bem estratégica, eficiente, inteligente e personalizada. Neste cenário, nada melhor do que contar com um exemplo de e-mail de vendas.

Vale destacar que, 8 em cada 10 clientes em potencial desejam falar com os representantes de vendas por e-mail em primeiro lugar, antes de qualquer outro meio de comunicação, segundo pesquisa da Hubspot.

Além disso, de acordo com levantamento do Mailigen, 89% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail é seu principal canal para geração de leads.

Neste sentido, fica claro que criar e-mails matadores e que gerem engajamento é indispensável, mas também é um desafio e tanto. Uma vez que os leads recebem diversas comunicações por e-mail. Ou seja, sua empresa não pode ser só mais uma na última e precisa se diferenciar.

Claro que, para um fluxo de cadência trazer melhores desempenhos, é importante aliar os e-mails a outros pontos de contato, como os telefonemas (cold calls) e as interações via redes sociais, como o social engagement pelo LinkedIn. 

No entanto, neste conteúdo, vamos nos focar nas mensagens por e-mail, trazendo os melhores modelos de e-mail de prospecção de clientes para enviar aos leads e conquistar sua atenção.

Leia também: E-mail marketing ou cold e-mail: qual a melhor técnica para captação de clientes

Como o modelo e exemplo de e-mail de vendas pode ajudar

Como comentamos anteriormente, os e-mails de prospecção de sucesso têm foco em criar interesse e gerar engajamento dos leads. Desse modo, vale a pena ter um modelo de e-mail de vendas, que siga um exemplo bem estruturado e definido a fim de atingir os resultados esperados.

Nesse sentido, usar um exemplo de e-mail de vendas pode ajudar os processos comerciais na prática, com uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Planejamento de e-mails específicos para atingir as dores do ICP (perfil de cliente ideal);
  • Diminuição do tempo e esforços gastos pela equipe, pensando na abordagem de cada e-mail para os clientes;
  • Aumento da produtividade do time de marketing e vendas;
  • Maior praticidade e agilidade no envio dos e-mails de prospecção;
  • Abordagens mais personalizadas e assertivas;
  • Conquista de mais respostas e boas oportunidades de negócio.

Leia também: E-mail de prospecção de clientes: como evitar erros e aumentar as vendas

Como elaborar e-mail de vendas com gatilhos mentais e armas de persuasão

Para alcançar as vantagens citadas acima, na hora da equipe de marketing e vendas elaborar o exemplo de e-mail de vendas para envio para a sua base de leads, uma dica útil é utilizar os gatilhos mentais e as diferentes armas de persuasão.

A partir dessas abordagens, é possível desenvolver e-mails que fazem os leads responderem, atacam suas dificuldades e geram uma boa taxa de conversão.

Para conhecer mais sobre isso, separamos alguns gatilhos mais comuns que podem ser abordados:

Reciprocidade

Este assunto aborda o comportamento do ser humano ser grato com quem o ajuda, gerando uma relação de auxílio mútuo e reciprocidade. Por exemplo, no caso de um processo de retenção de clientes, é possível mostrar como o consumidor já se beneficiou do uso da solução fornecida, fazendo com que ele continue a comprar.

Proval social

A prova social é um dos melhores gatilhos mentais e argumentos de vendas, já que mostra a base de clientes da empresa, a satisfação dos consumidores, os casos e histórias de sucesso. Assim, é possível comprovar que seus clientes admiram sua organização e têm resultados com seus produtos e serviços. Tudo isso é fundamental de ser incluído no e-mail de vendas.

Autoridade

Além da prova social, outro argumento valioso no exemplo de e-mail de vendas é a reputação e a autoridade da marca no mercado. Para isso, vale a pena mostrar um artigo em que sua empresa foi citada, ou algum comentário de um cliente que te admira, ou o fechamento de um novo cliente muito importante.

Compartilhe esse tipo de conquista da sua empresa B2B para gerar mais autoridade e impactar os leads.

Escassez

A escassez é mais um gatilho relevante. Quem nunca ouviu frases como: ‘oferta por tempo limitado’, ‘últimas unidades’, ‘falta 1 dia para o fim das inscrições’, e por aí vai.

Claro que, no mercado B2B, essa abordagem de vendas deve ser um pouco diferente, mas ainda assim é possível realizá-la, com discursos como:

  • Convites exclusivos;
  • Pedido de confirmação de agendamento de reunião, já que sua agenda está cheia;
  • Disponibilização de um novo serviço para ser testado;
  • Entre outros.

Essas e outras armas da persuasão também estão no famoso livro “As Armas da Persuasão”, de Robert Cialdini, citado inclusive no nosso artigo sobre os principais livros sobre vendas.

Saiba mais: 5 dicas para otimizar seu e-mail de vendas para clientes

Exemplo de e-mail de vendas: conheça na prática

Depois de tudo que falamos, certamente, você está querendo ver alguns modelos na prática para saber como elaborar o e-mail de vendas. 

Em geral, uma das principais estratégias conhecidas é a metodologia AIDA, cuja sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ou seja, os e-mails de prospecção são planejados com esse intuito, provocando tais comportamentos nos leads até eles tomarem a decisão de ‘agir’, isto é, entrar em contato ou responder aquela mensagem.

Por isso, apresentamos um fluxo de cadência como um exemplo de e-mail de vendas e modelos a serem seguidos.

Exemplo de e-mail de vendas de introdução

A primeira tentativa de contato com os leads deve focar nas dores dos leads e mostrar, de forma resumida, como sua empresa pode resolvê-las. Ou seja, um discurso de vendas sem falar muito de sua organização ou dos detalhes do serviço. Veja um exemplo:

“Olá, [nome do cliente potencial], tudo bem?

Sou [seu nome], e trabalho no setor de vendas da [nome da empresa].

Ajudo empresas como [nome do negócio] para eliminar seus problemas com [inserir principal dor, desafio ou dificuldade]. 

Já geramos para os nossos clientes [principais benefícios e resultados].

Adoraria mostrar como posso te ajudar na prática em uma ligação rápida de 15 minutos. Como está sua agenda na próxima semana?

Obrigado pela atenção”

Exemplo de e-mail de vendas de acompanhamento

Este modelo de e-mail é indicado para o acompanhamento do lead após a primeira abordagem, trazendo um lembrete do contato anterior e reforçando sobre os objetivos de marcar uma reunião. 

“Olá, [nome do cliente potencial], tudo bem?

Te mandei um e-mail nos últimos dias, falando sobre [algum desafio específico do lead].

Imagine só [trazer o cenário hipotético futuro de como ficaria o lead com o uso do seu serviço].

Vamos fazer uma call amanhã sobre o assunto?

Obrigado pela atenção”

Veja também: E-mail de prospecção: quais os itens essenciais para melhorar a conversão e aumentar as vendas?

Exemplo de e-mail de vendas de indicação

Este tipo de e-mail é para encontrar a autoridade do setor que tem a ver com a sua solução oferecida, capaz de tomar as decisões de compra. Por exemplo: se sua empresa fornece um software de gestão fiscal, é importante falar com o responsável pelo setor fiscal e/ou financeiro. Então, esta mensagem é um pedido de indicação da pessoa certa para conversar.

“Oi, [nome do cliente],

Estou tentando descobrir quem seria a melhor pessoa para discutir [problema enfrentado pelo lead e que a solução resolve].

Você pode me indicar a pessoa certa? E, se for você, o que acha de agendarmos um bate-papo?

Agradeço sua ajuda.”

Exemplo de e-mail de vendas de prova de valor e autoridade

Como comentamos na parte dos gatilhos, o e-mail que prova valor e autoridade da empresa deve conter resultados de clientes, casos de sucesso, divulgações na mídia, história, experiência e outros aspectos. Veja um exemplo de e-mail de vendas aqui:

“Oi, [nome do cliente],

Mais de xxx marcas já confiam nas nossas soluções. 

Com nossos serviços de [detalhamento], garantimos para as empresas:

xxx% de redução total no custo de operação

xx% de aumento na satisfação dos clientes

Vamos falar nessa semana para eu mostrar como implementar o [serviço] na sua empresa?

Fico no seu aguardo.”

Exemplo de e-mail de vendas de despedida

Esta mensagem encerra o fluxo de cadência com o lead, avisando que você não vai mais mandar e-mails.

“Oi, [nome do cliente],

Acredito que você está ocupado com outras demandas e não quero atrapalhar.

Se mais para frente você considerar a [solução], adoraria conversar com você.

Obrigado pela sua atenção e até breve.”

Leia também: Como estruturar a estratégia de geração de leads qualificados? Veja um passo a passo!

Exemplo de e-mail de vendas para fechamento

Este modelo de e-mail é bem importante, já que é o gatilho final para que uma proposta em vigor vire um fechamento. É hora de encontrar o limiar entre uma abordagem amena e agressiva para instigar a tomada de decisão do lead. 

“Olá, [nome], tudo bem?

Depois das nossas últimas conversas, estou entrando em contato para saber se você já fez uma análise e tomou uma decisão. 

Lembrando que, na última semana, tivemos a/o xxx como novo cliente da nossa empresa.

Se você ainda tiver alguma dúvida, estou à disposição para te ajudar.

Não hesite em entrar em contato!”

Exemplo de e-mail de vendas para cliente que sumiu

É comum você estar em conversas e mantendo um relacionamento com o lead, mas ele sumir e parar de te responder. Então, é importante ter um modelo de mensagem para enviar para esse prospect também. Veja um exemplo:

“Olá, [nome do cliente]!

Você está sumido… nosso último contato foi [dia do último contato feito]. 

Estou entrando em contato para a gente continuar a falar sobre [o que foi discutido no último e-mail] e saber se você tem alguma dúvida que eu possa te ajudar.

Aguardo sua resposta.”

Exemplo de e-mail de vendas de reengajamento

Outro caso interessante na prospecção de clientes diz respeito a buscar uma nova conversa com os leads depois de um tempo dele passar pelo fluxo de cadência principal. Esse prazo depende de cada caso. Uma boa prática recomendada é o intervalo de 3 meses. 

Nessa mensagem, você retoma a conversa anterior, traz novos dados de mercado e informações para gerar valor.

“Olá, [nome do cliente]! Tudo bem?

Não sei se você lembra de mim, mas, há algum tempo, tentei entrar em contato com você para conversar sobre como [desafios da empresa].

Já ajudei empresas a superar tais problemas e conquistar [benefícios alcançados com a solução].

O que acha de retomar esse assunto? 

Se tiver interesse, podemos agendar uma reunião online. Aguardo seu retorno.”

Exemplo de e-mail de vendas de nutrição

Aqui, na verdade, o objetivo é criar não apenas um, mas sim uma sequência de e-mails de nutrição para continuar a educar e engajar os leads com materiais da sua empresa. Vale a pena compartilhar publicações de blogs, cases, histórias da sua organização, entre outras informações.

Veja também: Como fazer um pitch de vendas para atingir alta performance? Descubra aqui!

Como a ASB Marketing pode te ajudar

Quer saber como ter o melhor exemplo de e-mail de vendas na estratégia de prospecção da sua empresa? Conte com toda a experiência e o know-how da ASB Marketing!

Somos uma agência de marketing de performance, focada em conquistar resultados reais para o seu negócio, unindo os melhores esforços de marketing e vendas, a fim de ter leads realmente qualificados e prontos para compra.

Por isso, temos uma equipe de especialistas para desenvolver e planejar as estratégias de prospecção, envolvendo os fluxos de cadências, com e-mails de vendas de qualidade, inteligentes, personalizados, bem assertivos e que convertam.

Em nossa solução, disponibilizamos modelos de e-mail de vendas baseados em:

  • Criação de cadência ativa automatizada
  • Criação de cadência ativa semiautomatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP

Quer saber mais detalhes da solução de sales performance? Acesse aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Como alavancar seu Plano de Vendas B2B na Era Digital

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