Experiência do usuário: tire suas dúvidas sobre a atualização do Google Page Experience : ASB Marketing
Blog
Experiência do usuário

Experiência do usuário: tire suas dúvidas sobre a atualização do Google Page Experience

10/06/2021 | Por Aquiles Casabona

Aqui, no blog da ASB Marketing, recentemente, começamos uma sequência de textos sobre a experiência do usuário por conta da atualização do Google Page Experience, que se tornou um fator de ranqueamento importante para as pesquisas no mecanismo de busca.

Ou seja, as empresas precisam entender a fundo essa novidade para otimizar a experiência do usuário no seu site, com as novas boas práticas de SEO recomendadas, a partir do Core Web Vitals (métricas essenciais da web). 

Assim, é possível garantir que a sua empresa apareça nas primeiras páginas do Google e tenha resultados positivos com as estratégias de marketing digital. O que permite aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico, melhorar o conhecimento e a reputação da marca, atrair mais visitantes, engajá-los e torná-los leads, auxiliando assim na conversão em vendas.

Para ajudar a compreender melhor este assunto, no primeiro texto, já abordamos a importância da experiência do usuário, o que é o Google Page Experience, as métricas de avaliação e detalhamos os Core Web Vitals. Confira aqui!

Hoje, vamos falar sobre as dúvidas mais comuns sobre o tema e demais questões relevantes associadas à atualização do Google.

6 principais dúvidas sobre experiência do usuário e Page Experience

Com o objetivo de desvendar os principais mitos sobre a atualização do Google Page Experience, separamos alguns requisitos que você precisa conhecer. Vamos lá!

1. Classificação no mobile

Em uma página de FAQ no Google, foi confirmado que os critérios de classificação do Page Experience, visando à melhor experiência do usuário, serão aplicados inicialmente apenas para dispositivos móveis.

No entanto, em breve, os novos requisitos devem se estender para os demais aparelhos. O gerente de produto do Google, Jeffrey Jose, anunciou, no evento Google I/O, que o buscador já trabalha para levar essa classificação também para as páginas de desktop.

2. Conteúdos AMP

As AMP (Accelerated Mobile Pages) são páginas de carregamento rápido para mobile e visual atrativo para dispositivos móveis, que aparecem em destaque no recurso “Google Notícias” dos dispositivos. 

Com a atualização do Page Experience, os conteúdos não AMP que estiverem adequados às políticas do Google News e mostrarem ótima velocidade também estarão qualificados para aparecer no Top Stories da busca mobile.

Leia também: Otimização de sites: como a otimização de imagens melhora a performance do seu site?

3. Selo de boa experiência do usuário

Outra novidade na atualização do Google é a adição de um novo selo de boa experiência do usuário na página de resultados do mecanismo de pesquisa. O objetivo é que essa etiqueta mostre as páginas realmente otimizadas de acordo com as métricas vitais de usabilidade.

A princípio, essa mudança pode não parecer significativa. No entanto, isso permitirá que o usuário tenha maior autonomia na hora de decidir qual site acessar e navegar, já que ele saberá de antemão qual página oferece uma melhor experiência.

Porém, vale destacar que a presença do selo não terá relação direta com as posições nos resultados de buscas.

4. Conteúdo x experiência do usuário

Com todas essas alterações acontecendo, uma pergunta que fica é qual fator será o mais importante para ranqueamento: o conteúdo, a velocidade do site, a experiência do usuário, entre outros?

No entanto, segundo o próprio Google, o conteúdo continua a ser rei: “Nossos sistemas continuarão a dar prioridade às páginas com a melhor informação em geral, mesmo que alguns aspectos da experiência da página sejam inferiores. Uma boa experiência de página não se sobrepõe a ter um conteúdo excelente e relevante”.

O buscador esclarece que a experiência de página será usada para situações de desempate. “Se houver múltiplas páginas de qualidade e conteúdo semelhantes, as que têm melhor experiência de página poderão ter um melhor desempenho”.

Veja mais: Saiba tudo sobre planejamento e estratégia de marketing digital para empresas com nossa especialista – entrevista com Jacqueline Alves

5. Mudanças no Google Search Console

Responsável pela indexação das páginas e otimização da visibilidade dos sites, o Google Search Console contará com um novo relatório para contemplar os Core Web Vitals, da atualização do Page Experience.

A nova análise específica ficará localizada na seção de ‘melhoramentos’. Lá, também constam os relatórios de AMP e usabilidade mobile.

6. Atualização no PageSpeed Insights 

Outra ferramenta importante, tradicional e disponibilizada gratuitamente pelo Google, o PageSpeed Insights permite medir a velocidade de carregamento de um site. E, agora, ele também foi atualizado para abraçar as mudanças trazidas pelo Core Web Vitals. 

No relatório tradicional do PageSpeed, as novas métricas para a experiência do usuário na página serão assinaladas por uma pequena bandeira azul.

Saiba mais:

Melhore a experiência do usuário com a ASB Marketing

Para adequar seu site de acordo com a nova atualização do Google e aprimorar a experiência do usuário na sua empresa, conte com uma agência de marketing digital especializada, como a ASB Marketing.

Estamos sempre atualizados conforme as mudanças trazidas pelo buscador. Então, seja construindo seu site do zero ou otimizando as páginas, vamos garantir que ele cumpra com todos os novos requisitos por meio de nossa solução de desenvolvimento de sites.

E, para atuar em todas as frentes a fim de promover as boas práticas de SEO e melhor ranqueamento da sua página, conheça nossos serviços de marketing de atração. Além de produzirmos conteúdos relevantes, úteis e de alto valor agregado para a persona do seu negócio, construímos uma estratégia robusta para atrair visitantes, gerar leads qualificados e apoiar as vendas por meio dos conteúdos.

Contamos com profissionais altamente qualificados com desenvolvedor, jornalista, designer, planejador e muito mais. Tudo para entregar resultados reais para o seu negócio.

Ficou interessado em conhecer mais? Entre em contato com nossa equipe comercial agora mesmo!

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf