Como fazer um bom fechamento de vendas com 5 técnicas essenciais - ASB Marketing Skip to main content

Que time comercial nunca se deparou com a situação de quase conseguir fechar uma venda, mas, no último minuto, o cliente decide comprar do concorrente? Esse tipo de acontecimento traz a reflexão sobre a jornada de compra do cliente, bem como o modo com que a sua equipe está fazendo o fechamento de vendas.

As estratégias só darão o resultado esperado se o seu processo de vendas estiver bem estruturado e o seu time seguro de si. Pois, se o consumidor desistiu na última etapa, é normal que se pense no que faltou para fechar a venda com chave de ouro. No blog de hoje, mostraremos 5 técnicas de fechamento de vendas para que sua equipe comercial seja ainda mais persuasiva. Acompanhe a leitura!

Leia também: Melhores estratégias de venda: conheça o Snap Selling

O que é fechamento de vendas?

O fechamento de vendas é a parte conclusiva da venda do seu time comercial. Claro que, para chegar até a fase do fechamento, o cliente passou pelas etapas anteriores com sucesso. Porém, se a venda não é realizada, faltou conexão entre o consumidor e a marca.

Para que a taxa de conversão seja alta, é importante destacar algumas técnicas de fechamento de vendas para a equipe. Assim, com mais segurança e dotados de conhecimentos estratégicos, eles poderão ser mais persuasivos no momento da venda.

Saiba mais: Vendas enterprise: 6 características das vendas para grandes empresas

Como fazer um bom fechamento de vendas com 5 técnicas essenciais

No momento da venda, quando o seu produto é apresentado, é necessário ter calma para preparar o cliente para o possível fechamento de vendas. Isso porque, primeiro, ele precisa enxergar uma solução no seu produto para que comece a ter valor e pense em investir seu dinheiro ali. 

Segundo, ele precisa demonstrar o interesse em pagar pelo produto. Mesmo que sua equipe não tenha ainda, de fato, precificado o produto, o cliente, quando está interessado em fechar uma venda, ele se mostra apto a arcar com a parte financeira.

E, por fim, quando o cliente demonstrar que o seu produto irá transformar a vida dele, é o momento de partir para o fechamento de vendas, pois ele está certo de que está fazendo uma boa escolha.

Depois dessas informações sobre o sentimento do cliente durante a jornada de compra, vamos apresentar 5 técnicas essenciais para fazer um bom fechamento de vendas.

1- Fechamento direto

O consumidor moderno está aceitando fechamentos mais diretos. Pela falta de tempo em resolver compras com longas conversas, se o seu time conseguir fazer um convite do tipo: “posso mandar o contrato para fecharmos?” ou “vou enviar a proposta em alguns minutos, aguardo a sua confirmação” com certeza vai aumentar a eficiência das vendas.

Para que a venda ocorra realmente, o seu time deve estar alinhado com o desejo do cliente. Nada de usar essa forma para pressioná-lo.

2- Perguntas certas

A prática de realizar perguntas certas é muito comum e importante para o fechamento de vendas. O objetivo dessa ação é levantar informações, esclarecer dúvidas e passar segurança para o cliente sobre o seu produto.

3- Técnica do detalhe

Os detalhes fazem parte da estratégia de vendas. Vendas consultivas de alta performance aproveitam o interesse do cliente e o instiga a falar sobre os detalhes do produto que lhe interessam, abrindo a conexão entre o vendedor e o consumidor. Além disso, quando o interesse está alto, o cliente se sente à vontade para demonstrar receptividade a essas perguntas detalhistas.

4- Ancoragem por meio de sentimentos

Fechamento de vendas tem muito a ver com emoções. Sim, quando o sentimento é despertado dentro de um cliente por algum produto, se for positivo, a chance de realizar a venda é muito grande, se for negativo, sua equipe terá de conquistar novamente o consumidor mostrando benefícios em adquirir o que você oferece.

As emoções positivas tendem a aparecer quando há um sentimento de valorização por parte da empresa com o cliente. A sintonia entre o consumidor e a marca pode vir por meio de conversas e experiências compartilhadas. Mostre interesse na história do seu cliente.

5- Método dos próximos passos

Essa prática consiste em mostrar pontos que seriam colocados em pautas somente depois do negócio fechado. Justamente por isso, o cliente pensa em logo colocar em prática a compra, primeiro pela rapidez, e segundo pela segurança que a empresa passa em levar a venda adiante. Esse encaminhamento prospera para o fechamento de venda quando a sua equipe possui conhecimento para praticar as vendas de acordo com a personalidade de cada consumidor.

Um exemplo de pergunta é: “seria melhor para você, terça-feira ou quarta-feira?”

Você pode se interessar: Conheça os 9 erros que vão derrubar suas estratégias de vendas

Como fazer um bom fechamento de vendas com a ASB Marketing!

Para criar estratégias de vendas mais assertivas, é preciso incorporar processos bem estruturados de prospecção de clientes, desenhar o planejamento estratégico e capacitar seu time para aumentar a força de vendas.

A ASB Marketing desenvolveu uma estratégia de sales performance para entregar melhores resultados de vendas, com aceleração dos processos comerciais, maiores taxas de conversão e garantindo maior previsibilidade de receita.

Por meio dessa solução, combinamos ações de marketing e vendas de forma inteligente, personalizada e eficiente, promovendo abordagens mais assertivas e direcionadas aos leads que a sua empresa quer ter como clientes.

Com isso, atuamos em todo o processo de prospecção e qualificação dos leads que realmente fazem sentido para o seu negócio. Pare de tentar conquistar todos os clientes e se foque naqueles que vão gerar uma parceria de longo prazo.

Assim, você expande sua carteira de clientes e alcança maior crescimento do negócio.

Quer conhecer mais detalhes da nossa metodologia de sales performance para impulsionar seus resultados? Entre em contato conosco agora mesmo!

 

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf

Deixe uma resposta