Ferramentas de prospecção

Fazer a prospecção de clientes não é uma atividade fácil. Ela consiste em entrar em contato com os prospects diversas vezes, nutrir um bom relacionamento com o cliente, marcar reuniões com muitos representantes até que você finalmente consiga fechar um negócio. Esses contatos podem ser realizados de diversas formas, seja através de ligações telefônicas, e-mails, LinkedIn, ou outras formas de prospecção ativa que sua empresa utilize. A principal é utilizando ferramentas de prospecção.

Porém, conseguir fazer o controle e gestão de todas as etapas da prospecção de clientes pode ser muito complicado e exigir bastante de todos os colaboradores envolvidos.

Por isso, contar com uma boas ferramentas de prospecção é tão importante. Com elas, seu time consegue automatizar tarefas, realizar uma gestão eficiente, desenvolver relatórios completos e atualizados, de maneira simples e fácil.

Neste artigo, falaremos sobre as principais ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa e conseguir alavancar os seus resultados. 

 

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Qual a importância de utilizar ferramentas de prospecção de clientes?

Contar com o auxílio de ferramentas de prospecção de clientes pode trazer diversos benefícios para a sua equipe de comercial.

Uma das principais vantagens da utilização de ferramentas de prospecção de clientes, e que fazem elas serem tão importantes para a sua empresa, é a automação de processos. Através dela, é possível realizar tarefas que, antes, eram feitas de maneira manual, de forma automatizada.

Assim, a produtividade da sua equipe aumenta graças à possibilidade de fazer mais atividades em menos tempo, além de exigir menos de seus colaboradores.

Outro motivo para contar com ferramentas de prospecção de clientes é que, graças à automatização, as chances de erros são menores e, consequentemente, o número de retrabalhos também diminui.

 

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Ferramentas de prospecção de clientes

Agora, vamos conhecer algumas das principais ferramentas de prospecção de clientes que estão disponíveis no mercado e como elas podem ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados.

CRM

O CRM é a principal ferramenta que sua equipe comercial vai utilizar para fazer a prospecção e nutrição de clientes. A sigla CRM significa, Customer Relationship Management, em português, pode ser traduzida como Gestão do Relacionamento com Clientes.

Essa ferramenta é capaz de categorizar, e identificar os leads adicionados na plataforma, permitindo que sua equipe faça a comunicação e a nutrição adequada para cada um deles, sempre buscando os melhores resultados.

Quando os prospects forem introduzidos em seu CRM, os vendedores passarão a entrar em contato com eles para descobrir suas dores e suas reais necessidades.

Com isso, podem determinar se a solução oferecida por seu negócio realmente se encaixa com os problemas que o cliente quer resolver.

LinkedIn Sales Navigator

Uma ferramenta útil para a prospecção de clientes é o LinkedIn Sales Navigator, ela é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio LinkedIn.

A ferramenta funciona através da inteligência artificial que consegue coletar e comparar as informações publicadas pelos usuários e pela empresa.

Assim, o LinkedIn Sales Navigator consegue indicar quais usuários possuem as características que combinem com o seu perfil de cliente ideal.

O LinkedIn Sales Navigator é uma ótima estratégia de Marketing B2B, ou seja, Business-to-business, quando uma empresa quer vender um produto ou serviço para outra empresa. Isso porque, os tomadores de decisão das empresas, com certeza, estão presentes no LinkedIn e você pode usar para criar uma relação com eles e, futuramente, convertê-los em clientes.

Ferramentas de automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing trabalham em estreita relação com o marketing de conteúdo, o SEO e o e-mail marketing.

O software de automação de marketing ajuda sua empresa a enviar para os clientes todos os diversos conteúdos desenvolvidos pela sua empresa, como, por exemplo, e-books, blogs, infográficos, newsletter, e-mail marketing, etc. 

Conforme esses clientes vão tendo acesso aos recursos, se tornam mais qualificados, até que se tornem “leads quentes” e sejam enviados para seu CRM, onde serão trabalhados pela equipe de vendas.

Ferramenta de captação de contatos B2B

Outras ferramentas muito úteis são as de captação de contatos, que devem ser feitas de maneira ativa, ou seja, que o vendedor vai até o cliente.

As ferramentas de prospecção de contatos podem ajudá-lo a identificar mais oportunidades de vendas para seu negócio por meio de contatos mais frios. Algumas delas também organizam e otimizam todo o processo de nutrição desses leads.

Ferramentas de inteligência comercial

Por fim, temos as ferramentas de inteligência comercial. Para prospectar com assertividade, é necessário estar atento ao comportamento do mercado. 

Para isso, graças aos avanços tecnológicos e a inteligência de mercado aprimorada, agora podemos contar com plataformas que fornecem as informações necessárias para melhor desempenho do processo comercial.

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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