Um fluxo de cadência mal estruturado não consegue converter leads. Se o seu processo de vendas estiver “emperrado”, é necessário realizar uma revisão para que melhorias sejam aplicadas.
Para preencher o funil de vendas, o vendedor precisa de contatos eficientes com o cliente. Por isso, hoje, em nosso blog, vamos apresentar a importância do fluxo de cadência para as vendas e 4 erros que você deve evitar em seu processo. Confira!
Saiba mais: Inteligência comercial: conheça 4 dicas para impulsionar as vendas
O que é fluxo de cadência?
Fluxo de cadência pode ser definido como uma série de abordagens, e sequência, que um vendedor realiza quando está prospectando o potencial cliente. Essa ação tem sua quantidade e espaçamento variável, dependendo do que você oferece e para quem.
Diversos tipos de canais podem ser utilizados para entrar em contato com o cliente. Redes sociais, ligações e emails de vendas são os principais para aumentar as chances de uma boa prospecção:
É uma ferramenta versátil que permite texto, vídeo, fotos, entre outros materiais. É a principal quando se fala de fluxo de cadência e necessita de automação de email. Com a automação, há uma sequência de abordagens que levam o cliente a chegar mais perto do ato da compra, tirando as suas dúvidas e mostrando como o produto vai satisfazer as necessidades dele.
Redes sociais
Interações nas redes sociais sempre são uma boa opção para encontrar leads. Como todo mundo está nas mídias, o primeiro contato pode ser por esse canal. Porém, não tente fechar seu negócio por lá, já que é um ambiente que chama muita atenção. Peça por um outro contato para terminar a venda com mais foco e tranquilidade.
Telefone
Ligação é o jeito mais antigo e efetivo de prospectar um potencial cliente. Lembre-se de perguntar se ele pode falar no momento ou se tem um horário mais tranquilo para ouvir as suas propostas.
Apesar de ser uma ferramenta informal, ela é extremamente rápida quando o assunto é prospecção de clientes. Não abuse para não se tornar inconveniente. Peça, primeiramente, se pode ter esse tipo de contato.
É importante salientar que, para que um fluxo de cadência seja realmente eficiente, ele precisa seguir uma ordem de etapas.
Leia também: Planejamento estratégico de vendas: o que é e como desenvolver?
Qual a importância do fluxo de cadência para as vendas?
A intenção do fluxo de cadência para as vendas é, justamente, fazer a estruturação do seu processo. Seguindo uma lógica já planejada pela equipe de vendas, a prospecção ocorre de maneira tranquila, evitando abordagens excessivas que irritem o potencial cliente.
Trabalhar com o fluxo de cadência possibilita que a empresa respeite o timing do cliente, sem que a abordagem se torne inconveniente. Com a padronização desse processo, treinar novos vendedores também se torna mais fácil. Claro que, o fato de se ter um playbook de vendas não tira a personalidade do vendedor. Esse tipo de automação apenas fornece um ritmo novo de trabalho.
Outra vantagem desse processo comercial é que, com a automação, se evita que alguma etapa não seja cumprida. Além disso, é possível realizar testes e otimizações para que o possível lead receba sempre a melhor cadência.
Você pode se interessar: Como fazer um bom fechamento de vendas com 5 técnicas essenciais
4 erros para evitar no seu fluxo de cadência
Mais importante que entender o que fazer num fluxo de cadência é compreender o que não fazer. Por isso, apresentaremos 4 erros que você deve evitar no seu processo de vendas:
1- Não definir o propósito dos contatos
A definição do propósito dos contatos é baseado em levar o lead para mais próximo da compra. Porém, cada prospecção tem seu potencial cliente em uma etapa. Apenas os que estiverem “maduros” podem seguir para a etapa de vendas, enquanto os outros ainda devem ser qualificados e segmentados.
Ao não definir um propósito, toda essa cadeia da jornada de compra do consumidor acaba e o lead, além de ficar perdido, não finaliza a compra pois não se convenceu completamente.
2- Não alinhar a comunicação
A comunicação entre o vendedor e o potencial cliente precisam estar alinhadas. Por isso, se atente a tirar todas as dúvidas e a mostrar todos os benefícios que ele terá ao adquirir o seu produto. Saiba quais as dores e as necessidades do seu lead e por onde começar uma conversa que vai encantá-lo.
3- Não fazer follow up
No follow up, o objetivo do vendedor é deixar o lead engajado para avançar para a próxima etapa de vendas, podendo acontecer até mesmo depois da compra, para manter o cliente ativo com o que a empresa oferece. Essa prática ainda é subestimada pelas equipes de vendas que acabam perdendo grandes oportunidades porque não mantém os leads na base.
4- Esquecer fatores de influência
Alguns fatores de influência como dia e hora são importantes na hora de contactar um possível cliente. Escolha sempre o melhor para que seu follow up seja eficiente.
Salve para ler depois: Melhores estratégias de venda: conheça o Snap Selling
Conheça a metodologia exclusiva da ASB Marketing
A ASB Marketing possui um método exclusivo para os processos de vendas de prospecção de clientes com foco em resultados e otimizar as taxas de conversão. Para ajudar a sua empresa a expandir novas vendas, conte com uma empresa experiente, sólida, com conhecimento de mercado e que criou uma metodologia de prospecção inédita.
Veja tudo o que podemos fazer pelo seu negócio:
- Criação de cadências ativas
- Teste A/B das cadências
- Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
- Personalização dos conteúdos por ICP
- Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
- Mineração dos leads (Inteligência comercial)
- Geração de leads (ICP)
- Gestão da plataforma de automação
- Treinamento da plataforma
- Estruturação de funil
- SDR dedicado
- Consultoria de pré-vendas
Assim, vamos criar estratégias de vendas consistentes e bem direcionadas de acordo com o seu objetivo de negócio para gerar mais resultados.
Quer saber mais detalhes sobre o nosso processo? Aproveite e entre em contato conosco agora mesmo!