fluxo de cadências de vendas

Saber como fazer um fluxo de cadência de vendas corretamente é fundamental para que sua empresa consiga aumentar a taxa de conversão e vender mais. Porém, para muitas equipes de vendas, esse é o momento mais difícil de toda a jornada.

 

De acordo com um estudo realizado pela HubSpot, 42% dos vendedores consideram este o momento mais difícil quando o assunto é processo de vendas.

 

Por isso, para que seu time de vendas esteja preparado, é necessário desenvolver um bom fluxo de cadências de vendas, que seja estruturado corretamente e eficiente.

 

Dessa forma, será possível padronizar e garantir a otimização de todas as etapas no processo de vendas. Por isso, neste artigo, apresentaremos dicas imperdíveis e eficientes para o desenvolvimento de um fluxo de cadências de vendas que realmente converta os seus leads e aumente o número de vendas realizadas pela sua equipe.

 

Confira: Marketing de atração: Exemplos para usar na sua empresa

 

O que é o fluxo de cadência de vendas?

 

Primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre o fluxo de cadência de vendas antes de passar para as dicas. Fluxo de cadência de vendas, ou também chamado apenas de cadência em vendas, é uma estratégia empresarial sistematizada cujo objetivo é organizar as interações entre o vendedor e o potencial cliente para que elas sejam feitas no momento certo.

 

Ou seja, é uma sequência de ações que os vendedores devem seguir para otimizar o processo de prospecção. Serve como um guia para que as abordagens sejam feitas de maneira a aumentar as chances das oportunidades de uma conversão.

 

O fluxo de cadências de vendas é fundamental, pois, quando bem trabalhado, pode servir para educar o cliente e apresentar a sua empresa e soluções para eles, dessa forma, preparando o terreno para que eles avancem na jornada de compra. 

 

Porém, para isso ocorrer é necessário a realização de várias conversas e reuniões até o momento certo. Outro estudo realizado pelo HubSpot revelou que 44% dos vendedores desistem após o 1º follow-up, sendo que 80% das vendas precisam de até 8 follow-ups para se concretizarem.

 

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente?

 

Dicas para criar um fluxo de cadência de vendas eficiente

Como foi possível observar, um bom fluxo de cadência de vendas é extremamente importante para aumentar as chances de conversão do seu lead em cliente. Para que isso aconteça com mais frequência na sua empresa, separamos algumas dicas.

 

Conheça o perfil do cliente

A primeira coisa que sua equipe de vendas deve fazer é definir o seu Perfil de Cliente Ideal ou buyer persona. Pode parecer um pouco óbvio, mas isso é fundamental para que você entenda as principais necessidades do prospect e monte uma abordagem em cima disso.

Além disso, quando falamos em negócios B2B (Business to Business), é importante entender quem são os tomadores de decisões das outras empresas. É com eles que você deve criar uma conexão e estabelecer contato.

 

Defina os principais canais

Utilizar mais de um canal para realizar a conexão com os prospect é fundamental, aumenta suas chances e ajuda na hora de criar um bom relacionamento. Até é possível focar em apenas um canal, porém, o ideal é que seja investido em mais.

Ou seja, além de ligar, o vendedor deve mandar e-mails e, dependendo da venda, até mensagens através de redes sociais ou outros aplicativos de mensagem instantânea.

Mas quando o assunto é o fluxo de cadência de vendas, é necessário ter isso bem estruturado na sequência lógica do planejamento. 

 

Elabore modelos de abordagem

Um roteiro de apoio é uma maneira de orientar os vendedores durante a interação, principalmente em relação à estratégia argumentativa. 

Além disso, é possível criar alguns modelos que orientem a abordagem. Mas lembre-se de sempre adaptá-lo à etapa do processo que você estiver e ao cliente.

Ou seja, não basta saber que canal você utilizará para entrar em contato, mas também o tipo de abordagem que fará. Será para se apresentar? Para mostrar o valor das suas soluções? Isso é importante para montar o fluxo.

Além disso, ao definir modelos de fluxos de cadência de vendas é possível padronizar alguns dos processos e garantir que eles terão a mesma qualidade todas às vezes.

 

Atente-se a periodicidade

É necessário se preocupar com a periodicidade em que os contatos são realizados. Muitos contatos em sequência podem acabar saturando a relação com o prospect muito rapidamente, enquanto demorar demais pode acabar esfriando aquela conversão.

Por isso, encontrar a periodicidade ideal é fundamental.

 

Monitore o desempenho

Por fim, monitorar as métricas faz parte das obrigações e otimizações para um bom fluxo de cadência de vendas. Através do monitoramento, é possível identificar o que está trazendo resultados positivos para a ação e o que deve ser melhorado, garantindo que seu planejamento esteja sempre em desenvolvimento.

 

Saiba mais: Ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa B2B

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário