Como criar uma força de vendas de sucesso e escalar resultados Skip to main content

O principal desafio dos gestores da área comercial é conquistar bons resultados sem gerar custos expressivos. Para isso, é necessário reunir uma verdadeira força de vendas que esteja alinhada com os objetivos da organização.

Mas, como isso é possível? Antes de qualquer coisa, é importante saber que uma força de vendas é muito mais que uma equipe de vendedores.

O que difere a força de vendas de uma equipe de vendedores é justamente a postura desses profissionais, que devem ser capacitados, motivados e comprometidos com as metas de vendas, ou seja, o sonho de consumo de qualquer gestor comercial.

Baixe nosso eBook e conheça as principais etapas do planejamento de marketing digital!

Características essenciais que sua força de vendas deve ter

As principais características valorizadas em uma força de vendas, incluem:

  • Foco: equipe focada no aumento dos lucros da empresa e não somente no número de vendas;
  • Conhecimento: uma verdadeira força de vendas entende cada detalhe do produto ou serviço oferecido e utiliza essas informações a favor o negócio, transformando a compra em uma experiência única para o cliente;
  • Especialização: equipe interessada na constante atualização de conhecimento, consciente de que a capacitação é um diferencial estratégico;
  • Postura: a força de vendas possui uma postura positiva e proativa para alcançar os resultados da empresa.

Como gerenciar uma força de vendas e conquistar resultados escaláveis?

Manter uma equipe de vendas motivada e engajada não é uma tarefa fácil, mas algumas medidas podem contribuir para a organização de uma força de vendas preparada para a competitividade do mercado.

Acompanhe o desempenho da equipe

Em qualquer tipo de gestão, é essencial monitorar os resultados e utilizar os indicadores para corrigir o que não está funcionando e aprimorar os resultados positivos.

Domine o seu processo de vendas

Entender os aspectos de cada etapa do processo de venda é essencial para a guiar a equipe até o fechamento da venda. É impossível montar uma boa estrutura de vendas sem um processo definido.

Dessa forma, cada passo até o fechamento deve ser analisado e monitorado pelo gestor de vendas ou diretor comercial, utilizando as ferramentas e estratégias adequadas.

Utilize todo o potencial da sua força de vendas

Tão importante quanto estruturar o processo de vendas é alocar o profissional certo na função certa. Deixar que todos os vendedores realizem todas as funções no processo de venda é desgastante e não oferece resultados efetivos.

Dessa forma, selecione e contrate vendedores que tenham as habilidades necessárias para cada etapa da venda.

Leia também: 5 dicas de PNL em vendas para gerar mais resultados na sua área comercial.

Climber: uma estratégia completa para otimizar os resultados da sua força de vendas

Como vimos, os profissionais certos na sua força de vendas podem impulsionar os lucros da organização. No entanto, não adianta ter os melhores talentos na sua equipe se não houver uma estratégia de vendas alinhada aos objetivos do negócio.

ASB Marketing é uma agência especializada em gerar resultados para empresas B2B e escalar as vendas da área comercial. Estamos sempre em busca de novas estratégias e alinhados com as transformações da Era Digital.

Pensando nisso, desenvolvemos a solução Climber, que visa entregar leads cada vez mais qualificados por meio de tecnologias e técnicas avançadas de marketing digital.

A solução Climber combina as metodologias de Outbound (Hunter) e Inbound Marketing (Farmer), a fim de localizar, qualificar e nutrir leads, otimizando o processo de vendas da sua empresa.

Todo esse trabalho é possível por meio do uso estratégico de ferramentas de inteligência artificial, big data e automação de e-mails em cadência, além da expertise dos nossos especialistas em marketing digital.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Deixe uma resposta