Gatilhos mentais

Provavelmente você já ouviu falar em gatilhos mentais, não é? Eles são conceitos muito utilizados no marketing e na publicidade para induzir que os clientes realizem alguma ação, pode ser comprar um produto, curtir uma foto, se inscrever em um concurso, entrar no seu site, etc.

Para muita gente que está entrando agora no mundo do marketing digital, esses gatilhos mentais podem ser um pouco confusos de se lembrar e de aplicar em suas campanhas.

Porém, é importante lembrar que eles são extremamente importantes e eficientes para uma boa campanha de marketing. Por isso, se você quer saber mais sobre os gatilhos mentais, neste artigo, falaremos tudo sobre esse tema: o que são gatilhos mentais, como eles funcionam e quais são os principais gatilhos. 

Com isso, você terá muitas dicas e informações para colocar em prática nas suas próximas ações e campanhas de marketing e ter muito sucesso, confira!

Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B

O que são gatilhos mentais?

Vamos entender o que são gatilhos mentais. Nosso cérebro tem a capacidade de agir e tomar decisões de forma inconsciente, ou seja, sem que nós percebemos já estamos decididos a fazer algo.

Os gatilhos mentais nada mais são do que algumas estratégias que conseguem ativar essa parte do nosso cérebro de forma inconsciente e induzindo os clientes a realizarem uma ação.

Esses gatilhos mentais podem ser utilizados de diferentes formas, seja em textos, vídeo, áudios, etc.

Além disso, podem ser utilizados para convencer seus clientes a comprarem com você, se inscreverem para um concurso ou evento, ou qualquer outra ação que a sua equipe de marketing tenha desenvolvido.

 

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Quais são os principais gatilhos mentais?

Escassez

O primeiro exemplo de gatilho mental que falaremos é o gatilho da escassez, ele é usado ao mostrar para o cliente que aquele produto que eles estão querendo comprar pode acabar a qualquer momento pela quantidade de pessoas procurando por ele e as poucas unidades disponíveis.

Com certeza você já abriu uma loja online para procurar um produto e se deparou com mensagens de “últimas unidades” ou “Outras 10 pessoas estão visualizando este produto”.

Ao nos depararmos com essas mensagens, nosso subconsciente envia mensagens de que precisamos tomar uma decisão logo, pois podemos perder essa oportunidade se demorarmos demais para isso.

Urgência

Outro exemplo de gatilho mental é o da urgência, ele é um pouco parecido com o de escassez, mas utiliza mensagens que geram mais urgência no cliente. Por exemplo, promoções relâmpago, ofertas que duram até a hora x, vagas limitadas para participar de um evento.

Tudo isso são gatilhos que geram uma urgência em nosso subconsciente e que aceleram a nossa decisão de comprar ou não aquele produto. Afinal, nunca se sabe quando terá outra oportunidade para comprar esse produto com este preço novamente.

Autoridade

O gatilho mental da autoridade mostra que os seres humanos tendem a dar mais credibilidade e confiança para aquelas pessoas que são reconhecidas em sua área de atuação.

Isso quer dizer que, aquelas pessoas que são famosas em um determinado meio podem ser muito influentes na hora de uma pessoa comprar ou fechar negócio. Uma empresa que é considerada autoridade no seu segmento, pode ter ótimos resultados utilizando este gatilho mental, por exemplo.

Reciprocidade

Quem não gosta de receber algo como recompensa quando realizamos alguma coisa, não é? É assim que funciona o gatilho mental da reciprocidade, os usuários recebem alguma coisa ao completarem aquela ação.

Um exemplo clássico desse gatilho é a oferta de um brinde ao comprar um produto específico ou em compras a partir de um determinado valor. Porém, essa recompensa pode ser qualquer coisa. Essa estratégia é muito utilizada no marketing de conteúdo e inbound marketing, quando você oferece um material rico em troca das informações do cliente.

Prova social

A prova social acontece quando vemos que outras pessoas tiveram uma experiência prévia com aquela empresa e utilizamos isso para definir se vamos ou não fazer negócio com eles. Os exemplos mais clássicos são as avaliações de usuários e depoimentos de clientes que podem ser encontrados nos sites das empresas ou na página do produto.

Antecipação

Mexer com as expectativas em relação ao futuro é o que está por trás do uso deste gatilho. A ideia, portanto, é criar boas perspectivas sobre o lançamento de um produto ou serviço. É o famoso “vem aí a nova televisão X”.

Novidade

Por fim, outro gatilho mental muito utilizado é o da novidade, ele consiste em mostrar um lançamento, algo que acabou de chegar e que os clientes precisam ter. Gerar essa necessidade de ter algo no lançamento é essencial para que o gatilho funcione.

 

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário