O que é e como funciona a geração de demanda? Skip to main content

O mundo comercial está em constantes mudanças, por isso, cada vez mais as empresas têm buscado maneiras de atingirem o seu público-alvo, como as iniciativas de geração de demanda.

Na prática, essa estratégia pode ser definida como um conjunto de ações que tem por objetivo acirrar um relacionamento com possíveis consumidores antes mesmo deles fecharem uma venda.

Por sua vez, uma geração de demanda efetiva tem por objetivo central, como o próprio nome sugere, criar solicitações por parte do público. Para isso, é necessário um planejamento completo realizado em conjunto com os times de marketing e vendas.

No entanto, a implementação desse processo pode representar desafios para diferentes empresas. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Ipub, 82% dos profissionais de marketing não confiam na sua geração de demanda e 41% dos consideram “a identificação de novas fontes de leads” como o maior obstáculo.

Nesse sentido, é válido pontuar também as diferenças existentes entre a geração de demanda e geração de leads. De modo geral, o segundo caso é um dos resultados do primeiro. 

Ou seja, com o reconhecimento das necessidades do prospect e seu comportamento online, a empresa consegue se fazer presente e, consequentemente, converter mais contatos em seu pipeline.

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Como implementar a geração de demanda?

O primeiro passo para implementar uma estratégia de geração de demanda sólida e que gere resultados consideráveis é o Marketing de Atração.

Essa ação é fundamental para todos os estágios do funil de vendas, de maneira a estabelecer um vínculo com o público-alvo desde o primeiro contato com a empresa e a apresentação do produto.

Desta forma, é necessário elaborar conteúdos de qualidade e relevância para o prospect, respondendo as suas principais dúvidas, alcançando os anseios e, principalmente, gerando valor. 

Outro ponto de atenção é a otimização desses materiais. De nada adianta elaborar um texto completo e informativo se ninguém o lerá, certo? Por isso, se atente às regrinhas dos buscadores para ranqueamento e posicionamento

Além disso, não esqueça de atrelar palavras-chave estratégicas para o seu negócio, seja por concorrência ou alto volume de busca.

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Um dos pilares da geração de demanda é a Prospecção Ativa. Assim como o Marketing de Atração, essa medida visa acirrar um relacionamento mais próximo com o público-alvo e facilitar a sua jornada de compra no funil de vendas.

Para tal, é necessário criar buscar o cliente ideal nas ferramentas apropriadas e implantar a nutrição de leads, promovendo ao seu contato a solução certa no momento correto.

Quais as vantagens da geração de demanda?

A geração de demanda fornece uma série de vantagens para as empresas, como:

  • Minimiza os custos para aquisição de novos clientes (CAC);
  • Reduz os processos do pipeline;
  • Gera interesses constantes; 
  • Acelera o processo comercial;
  • Aumenta as receitas da empresa;
  • Permite previsibilidade de vendas.

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