geração de leads

 A busca por leads pode se tornar um desafio assustador dentro das empresas, que muitas vezes direcionam seus esforços para entregar resultados aos clientes, negligenciando sua própria geração de leads. 

O mindset essencial para as empresas é focar na expansão contínua de sua carteira de clientes, e isso se constrói através da geração de leads. Neste texto, exploraremos passo a passo como replicar o sucesso obtido para os clientes, mas desta vez, direcionando-o para dentro de casa. Vamos abordar estratégias, canais e, ao final, desvendar alguns erros comuns cometidos pelas empresas. 

Passo a Passo: O Caminho para Geração de Leads 

É comum que a geração de leads para empresas negligencie seu próprio processo, impactando severamente a estratégia. A compartimentalização excessiva das equipes de leads orgânicos e mídias pagas pode resultar em falta de sinergia e, consequentemente, em problemas como excesso de leads com poucas vendas ou alto tráfego com poucos leads. 

A verdade é que a geração de leads para empresas é um processo altamente definido, requerendo colaboração entre diversas áreas. Vamos explorar esse processo agora. Pronto para o passo a passo?  

Passo 1: Geração de Tráfego (Orgânico ou Pago) 

O ponto de partida para as empresas gerarem leads em seus sites é a criação de uma estratégia para atrair mais visitantes. Isso envolve uma combinação de estratégias orgânicas e pagas, com um forte suporte do marketing de conteúdo.  

Empresas iniciantes começam geralmente com artigos de blog, postagens em redes sociais e vídeos no YouTube. No âmbito outbound, anúncios direcionados ao conteúdo do blog ou partes mais comerciais do site são comuns. 

O trabalho de criação de conteúdo é geralmente embasado em pesquisa de palavras-chave, identificando termos relevantes para o público-alvo. Esse esforço aumenta gradualmente o tráfego no site, convertendo esses visitantes em leads. 

Leia também: Conquiste Novos Clientes: Estratégias Avançadas de Marketing nas Redes Sociais para Expandir sua Base de Clientes 

Passo 2: Geração de Leads 

Com o aumento de visitantes, surge a oportunidade de gerar leads. Basta criar materiais atrativos, como Lead Magnets (também conhecidos como materiais ricos ou iscas digitais), que abordem as dores e desafios do público-alvo. Esses materiais podem assumir diversas formas, como e-books, webinars, infográficos, planilhas, etc. 

Passo 3: Qualificação, Nutrição e Abordagem Comercial dos Leads 

Com os leads gerados, é crucial trabalhar na abordagem comercial. A avaliação do lead scoring ajuda a entender em qual ponto do funil de marketing e vendas o lead se encontra. Abordagens mais robustas são indicadas para leads avançados, enquanto leads menos maduros precisam ser nutridos com mais materiais por e-mail, em fluxos de nutrição. 

Essa etapa final é determinante para o sucesso do trabalho anterior, ressaltando a importância da integração estratégica na geração de leads para empresas. As equipes não são ilhas, mas parte do mesmo time, com toda a empresa focada na geração e aproveitamento eficaz dos leads.” 

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

 Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo. 

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