Geração de leads: 7 iniciativas que devem ser adotadas na área comercial antes do ano acabar Skip to main content

A geração de leads é uma prioridade para qualquer negócio, independentemente da época. Afinal, contar com demandas qualificadas pode não apenas potencializar os resultados internos das organizações, mas também preparar os negócios para 2021.

No entanto, no fim de ano os gestores comerciais são impactados com uma avalanche de relatórios, análises e problemas que dão a sensação de que é tarde demais implementar qualquer medida, porém, estão enganados. 

Ainda é possível aproveitar essas últimas semanas de dezembro para “arrumar” a casa e finalizar esse ciclo de uma maneira mais sustentável, principalmente após um ano tão desafiador.

Nesse sentido, para te ajudar a organizar a sua empresa e estruturar a geração de leads de maneira correta nessa reta final de 2020, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira 7 iniciativas que podem ser adotadas antes do ano acabar. 

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7 iniciativas para geração de leads que devem ser adotadas na área comercial antes do fim de ano

Sabemos que a pandemia do novo coronavírus provocou profundas mudanças em todos os setores do mercado, inclusive em relação ao comportamento do consumidor e abordagens por parte das empresas

Entretanto, mesmo com todas essas alterações, algumas iniciativas básicas não podem ser esquecidas pelo time de marketing e vendas neste período de fechamento, como:

1 – Revisar as ações usadas durante o ano

O primeiro passo é o “entendimento” do que aconteceu durante o ano. Ou seja, quais foram as ações implementadas durante os meses anteriores e os resultados gerados? 

Essa análise não vale apenas para a área comercial, mas também para outros setores, como Recursos Humanos e Financeiro. 

Quanto mais informações você tiver a respeito do status atual do seu negócio, melhor conseguirá compreender sobre as estratégias bem implementadas e aquelas que, por alguma razão, não deram certo.

A análise de dados é fundamental para tomadas de decisões mais efetivas, no entanto, consiste em uma das principais dificuldades das corporações. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um artigo publicado pela BCG, o maior desafio das grandes corporações é gerar informações para planejar melhores estratégias a longo prazo. 

Portanto, é válido contar com ferramentas apropriadas para levantar e analisar com cautela esses dados. 

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2 – Revisitar o funil de vendas e reengajar os leads parados

Em seguida, é momento de revisitar o funil de vendas atual e entender os status de cada lead parado no pipeline. 

Com isso, implemente iniciativas para reengajar contatos parados, seja por meio do envio de materiais ricos, fluxos de e-mails e, até mesmo, contatos mais diretos. 

No entanto, foque grande parte dos esforços para aqueles leads que chegaram na fase de negociação e, por alguma razão, não fecharam com o seu negócio. Pode ser a hora perfeita de abordá-los novamente e retomar esse contato. 

De modo geral, esses perfis no fundo do funil de vendas possuem mais chances de fecharem um negócio antes do ano acabar ou, ainda, no começo do próximo. 

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3 – Fazer uma checagem com os clientes atuais

Outra ação essencial no fim do ano é checar os clientes atuais e a percepção desses parceiros em relação à sua prestação de serviços.

Para isso, é preciso analisar o andamento dos projetos, resultados gerados, interações com esses consumidores e sua equipe, possíveis problemas no caminho e as resoluções. 

Pode ser interessante também enviar uma pesquisa de satisfação aos clientes para eles avaliarem aspectos como atendimento, performance e outras métricas importantes.

Além disso, esse contato próximo com os clientes pode abrir oportunidades para implementação de up selling e cross selling, ou seja, adesão de outros serviços que você disponibiliza na sua empresa e ainda não fazem parte do pacote do parceiro em questão.

4 – Fazer reunião de feedback com o time

Com as informações levantadas nos tópicos anteriores e diante dos resultados gerados, já é possível ter uma ideia a respeito da atuação do time.

Nesse cenário, é interessante realizar uma reunião de feedback com todo o cenário que a empresa viveu durante o ano. Exponha os acertos e conquistas, mas também converse a respeito dos erros e pontos a melhorar. 

Não deixe de falar a respeito das ações que serão ainda implementadas na organização nesta reta final e do planejamento para o próximo ano, além das expectativas, metas e objetivos a serem alcançados. Permita que os colaboradores participem ativamente desses planos.

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5 – Identificar possíveis gargalos na operação

Lembra-se que falamos a respeito da identificação de erros e processos que não deram certo? Pois bem, com isso já é possível encontrar alguns gargalos que causaram essas situações. 

Entender quais foram os empecilhos para sua empresa conquistar melhores resultados neste ano, te dá munições para elaborar um planejamento muito mais acertado para 2021 e, por consequência, alcançar retornos melhores. 

6 – Verificar a necessidade de adotar novas tecnologias ou substituir as existentes

A transformação digital, sem dúvidas, foi um dos termos mais falados em 2020. De acordo com dados da Capterra, 63% dos gestores tiveram que adotar novas ferramentas em decorrência da pandemia.

Uma outra pesquisa, desta vez da McKinsey, mostra que 85% dos entrevistados precisaram acelerar a transformação tecnológica de uma hora para outra. 

Com isso, muitas inovações foram feitas de maneira errada e, ao invés de gerar resultados positivos, estão causando problemas operacionais. 

Por outro lado, tivemos empresas que ainda não conseguiram aderir a essas novas demandas para adequarem 100% dos seus negócios.

Se a sua corporação se encaixa em algum desses exemplos, é momento de rever processos e analisar quais tecnologias mais correspondem às suas necessidades. 

7 – Se planejar para 2021

Por fim, já falamos aqui a respeito do plano para 2021, certo? Pois bem, caso a sua empresa não tenha feito um planejamento, é preciso elaborar um antes do ano acabar.

Coloque neste documento todas as metas de melhorias, assim como objetivos comerciais e expansão do seu negócio. Este plano guiará todas as iniciativas da sua organização pelo próximo ano e, por isso, deve ser realista e muito bem feito.

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De modo geral, podemos encontrar o seu cliente em potencial por meio de Big Data e o qualificamos através de inteligência comercial. Em seguida, nutrimos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.

Quando esse contato chega na fase de decisão de compra, o repassamos ao seu time comercial apenas para fechar a venda. 

Com isso, garantimos constante geração de demandas, previsibilidade de receitas, redução de custos e diferencial competitivo para a sua empresa.

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