Quais os benefícios de elaborar um planejamento para geração de leads qualificados? Skip to main content

Uma das bases de uma boa estratégia de Marketing Digital, sem dúvidas, é a elaboração de um planejamento para geração de leads qualificados.

De modo geral, esse plano não contém apenas organização prática das metas e objetivos do negócio, mas também sistematização das iniciativas implementadas para alcançar esses resultados almejados.

Apesar de parecer uma ação bastante necessária, o planejamento não é implementado por todas as empresas. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado em 2019 pela consultoria McKinsey, 80% das empresas brasileiras ainda estão nos estágios iniciais do Marketing Digital.

Por sua vez, essa característica primitiva das iniciativas digitais no nosso país prejudica toda a geração de demandas e retornos realmente expressivos. Nesse sentido, a melhor maneira de remediar essa situação é a elaboração de um planejamento assertivo.

Mas, afinal, quais os benefícios e como produzir esse plano? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Leia também: Geração de leads qualificados: qual o papel do gestor de vendas?

Principais benefícios de elaborar um plano para geração de leads qualificados

Antes de citar as vantagens desse processo, precisamos contextualizar o que são os leads. De modo simples, consistem em prospects que já entraram em contato com a sua empresa por intermédio de algum canal manifestando interesse na sua solução ou algo disponibilizado pelo seu negócio.

Na prática, os leads são aqueles usuários que podem ou não ser aderentes ao seu ICP, ou seja, ao perfil de cliente ideal da sua empresa. Nesse sentido, para chegar nessa conclusão, a sua organização precisa adotar o processo de validação. 

Com isso, ao planejar maneiras para maximizar a geração de leads qualificados, sua corporação alcança alguns benefícios, tais como:

Diferencial competitivo

Você já percebeu que, conforme a pesquisa citada, as empresas brasileiras ainda têm algumas dificuldades para implementarem estratégias muito bem definidas de Marketing Digital, certo?

Portanto, ao elaborar um planejamento completo e eficiente, você estabelece vantagem competitiva sobre os seus concorrentes e, principalmente, pode se tornar uma referência no seu mercado de atuação.

Otimização do fluxo de vendas

Outro benefício do plano para geração de leads qualificados é a otimização conquistada no fluxo de vendas. Muitas vezes, as organizações sofrem com um longo ciclo comercial ou gargalos nas atividades da equipe pela falta de preparação.

Com isso, é possível não apenas identificar as ações que não estão gerando resultados, mas também direcionar os esforços corretamente, garantindo medidas cada vez mais eficientes.

Melhorias na operação

E, por falar nas tarefas do time, um processo muito bem planejado auxilia em melhorias expressivas na operação, especialmente no momento atual, em que grande parte das empresas ainda estão trabalhando remotamente.

Além disso, é possível alinhar com mais efetividade o time de marketing e vendas, potencializando os resultados gerados pelas equipes e minimizando erros e refações.

Aceleração da transformação digital

A transformação digital é uma tendência crescente. De acordo com o Gartner, 69% das empresas aceleraram as iniciativas tecnológicas durante a pandemia e, com a retomada do mercado, essa porcentagem tende a crescer.

Com isso, para que o planejamento de geração de leads qualificados seja efetivo, é preciso adotar ferramentas apropriadas, o que permite automação dos processos e a inovação tão sonhada pelas empresas.

Aumento do número de negociações fechadas

Uma das vantagens principais de validar o leads pode ser sentida nas negociações realizadas. Já ouviu falar naquele ditado popular que “qualidade é melhor que quantidade”? Pois bem, é bem assim que funciona!

Afinal, de nada adianta encher o seu funil de vendas com contatos que não são aderentes à sua empresa e não conseguir fechar negociações efetivas, certo? 

Preparação para as demandas futuras

Por fim, você já percebeu que o mercado está em constantes mudanças e, principalmente, o comportamento do consumidor.

Nesse cenário, ao realizar um efetivo planejamento para geração de leads qualificados, sua empresa maximiza a atuação dela com as soluções atuais e, ainda, prepara toda a operação para as demandas futuras. 

Saiba mais: Como aumentar a geração de leads qualificados com o Inside Sales?

Como realizar um planejamento?

Agora que você viu alguns benefícios de elaborar o planejamento para geração de leads, é momento de entender alguns básicos para produzi-lo.

Como citado, a prospecção e validação de novos leads é feita com base no ICP, portanto, caso a sua empresa não possua, é preciso definir o perfil do seu cliente ideal, urgentemente.

Para isso, analise as características principais do seu público, como segmento, porte, comportamento online, necessidades e outras informações que auxiliem no direcionamento das ações.

Com isso estabelecido, é momento de elencar as principais estratégias que serão utilizadas na geração de leads qualificados, como Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) e Prospecção Ativa.

Considere também todos os pormenores que envolvem essas iniciativas, como os principais canais de interação, tipos de conteúdos que serão produzidos, tons de abordagens, mão de obra e ferramentas para gerenciamento de todos esses fluxos.

Por fim, um bom planejamento para geração de leads qualificados apenas é efetivo quando se acompanha as estratégias implementadas e, por sua vez, isso é realizado por meio de indicadores apropriados. Alguns que podem ser utilizados são:

  • ROI (retorno sobre investimento);
  • CAC (custo por aquisição de clientes);
  • MQL (Marketing Qualified Leads ou leads qualificados para o marketing);
  • SQL (Sales Qualified Leads ou leads qualificados para vendas);
  • Número de vendas realizadas;
  • Contatos gerados em cada fase do funil.

Leia mais: 3 estratégias de geração de leads qualificados para empresas globais B2B

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