geração z

Em uma era cada vez mais digital, é crucial entender como as diferentes gerações interagem com a tecnologia e as marcas.  

Nascidos de 1995 a 2010, a Geração Z é reconhecida como a primeira geração de nativos digitais. São indivíduos que se desenvolveram em um mundo já imerso no uso da internet. Famosos pela sua conexão íntima com a tecnologia, eles se adaptam facilmente a um ambiente completamente digital e estão sempre abertos à inovação, comunicação e diversidade. 

Através de uma análise detalhada de estudos recentes, exploramos as estratégias que as marcas podem adotar para se comunicar efetivamente com este público dinâmico e digitalmente experiente. 

 

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A Força Econômica da Geração Z 

A Geração Z representa cerca de 30% da população global, tornando-se a maior geração atualmente habitando o planeta, com cerca de 2,5 bilhões de pessoas. Seu poder de compra é formidável, estimado em cerca de 150 bilhões de dólares, com previsão de aumento de 70% até 2027.  

Isso resulta em um forte movimento no mercado para atender a essa nova geração de consumidores. No entanto, muitas estratégias de marketing eficazes para gerações anteriores parecem não ter o mesmo impacto, exigindo uma reconfiguração do mercado. 

 

Confira: Como superar objeções comuns de clientes e como usar depoimentos e estudos de caso para aumentar a confiança do cliente 

Novas Táticas para Novos Consumidores 

Um estudo recente da Selligent Marketing Cloud destacou como os hábitos de consumo variam entre as gerações.  

Com base em uma amostra de 5000 consumidores globais, a pesquisa analisou o comportamento de indivíduos da Geração Z, Millennials, Geração X e Baby Boomers.  

Descobriu-se que enquanto as gerações mais velhas, como Geração X e Baby Boomers, preferem o email para fazer compras, as gerações mais jovens, como a Geração Z e os Millennials, favorecem as redes sociais para receber ofertas e conteúdos de marcas. 

Personalização e Lealdade 

No entanto, a era das mensagens em massa pode estar chegando ao fim. A insatisfação aumenta entre os consumidores mais velhos ao receberem mensagens genéricas, sem personalização.  

A lealdade à marca também está diminuindo. Da Geração Z e dos Millennials, 37% já mudaram suas marcas preferidas, juntamente com 22% dos Baby Boomers. A personalização e recompensas de lealdade relevantes emergem como elementos-chave para a manutenção da clientela. 

Marcas Favoritas e a Adaptação ao Mercado 

Empresas como Tik Tok, Youtube, Cheetos, Monster e Netflix destacam-se como favoritas dessa geração, em grande parte devido à sua forte presença digital e à criação de experiências imersivas e interativas para os consumidores, juntamente com uma linguagem voltada para o público jovem.  

Uma marca que decidiu adaptar-se a essa tendência foi a Pitú, uma tradicional fabricante brasileira de cachaça, que recentemente lançou dois novos sabores de drinks prontos para beber. 

Estratégias Ágeis e Competitivas 

As marcas precisam de estruturas moldadas por metodologias ágeis e equipes capazes de se adaptar conforme o contexto exigir para dialogar com essa geração acostumada com a velocidade da internet.  

De acordo com o artigo “The impact of agility: How to shape your organization to compete“, produzido pela McKinsey, tais metodologias resultam em uma mudança radical na eficiência, satisfação do cliente, engajamento dos colaboradores e desempenho operacional, proporcionando ganhos de cerca de 30% em comparação com empresas que não as adotam.   

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.  

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.  

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo. 

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