Como otimizar os resultados da área comercial com gestão de dados Skip to main content

A transformação digital revolucionou o comportamento do consumidor, fazendo da gestão de dados uma prioridade para a área comercial.

Os consumidores estão cada vez  mais exigentes e, com o acesso à informação, possuem mais autonomia em sua decisão de compra, o que demanda atendimento mais personalizado focado em uma boa experiência de compra e no relacionamento com o cliente.

Dessa forma, é essencial conhecer profundamente o cliente e seus hábitos de consumo, mapeando as suas expectativas, necessidades, desafios e dificuldades que encontrou no processo de compra. Isso só é possível por meio da gestão de dados.

Nesse cenário, as novas tecnologias de análises e gestão de dados têm se tornado mais populares em diversas empresas. Isso porque favorecem a competitividade de mercado, reduzem o processo de vendas e auxiliam a redução de custos, trazendo mais lucro aos negócios.

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As vantagens de utilizar a gestão de dados em sua estratégia comercial

Traçar a estratégia comercial com base nos indicadores fornecidos pela gestão de dados é o caminho mais curto e efetivo para manter um bom relacionamento com os prospects, fidelizar clientes já existentes e aumentar as chances de novos negócios, provocando, consequentemente, um aumento nas vendas.

A gestão de dados oferece uma série de vantagens para a empresa, que consegue atingir o seu objetivo com mais eficiência:

  • Oferece mais diferenciais competitivos

A análise de dados possibilita uma análise mais assertiva da concorrência, oferecendo uma maior vantagem de mercado.

  • Otimiza a escalabilidade comercial

Conhecer os hábitos de consumo, interesses e “dores” do cliente permite investir em áreas estratégicas, agregando valor ao negócio e atendendo as demandas dos clientes sem a necessidade de aumentar os custos.

  • Antecipa padrões

A gestão de dados também possibilita a identificação de tendências de consumo e antecipação do comportamento do consumidor, resultando em estratégias para melhorar o relacionamento e experiência de compra.

  • Aumento do ROI

A estratégia embasada na análise de dados também representa aumentos expressivos no retorno sobre o investimento (ROI), visto que as abordagens de marketing e vendas se tornam mais certeiras e assertivas.

  • Redução de CAC

O custo de aquisição de cliente (CAC) também é impactado positivamente, já que as análises possibilitam a identificação do perfil adequado para o produto/serviço, além de favorecer a descoberta dos canais de prospecção mais eficiente, gerando leads mais qualificados.

Embora a gestão de dados seja uma estratégia comercial em ascensão em empresas de diversos setores, ainda existem muitas dúvidas sobre como implantá-la de forma adequada. A seguir, entenda como a gestão de dados pode ajudar você a aumentar as vendas do seu negócio!

Como aumentar as vendas com gestão de dados?

Na Era Digital, são produzidas uma infinidade de dados, que oferecem os mais variados indicadores. No entanto, não adianta ter acesso a essas informações e não saber como aplicá-las ao seu modelo de negócio. No marketing digital, essas métricas são fundamentais para guiar as estratégias e aumentar as vendas.

A boa notícia é que é possível utilizar ferramentas tecnológicas para automatizar toda a gestão de dados, desde a coleta e segmentação, com ferramentas de automação de marketing, até a análise de dados, por meio de Big Data, que possibilita o cruzamento de dados e identificação de padrões que possibilitam a tomada de decisão mais racional, eficiente e preditiva.

ASB Marketing é uma agência focada em trazer resultados de impacto para empresas B2B e escalar as vendas da área comercial. Estamos sempre em busca de novas estratégias e alinhados com as transformações da Era Digital.

Por meio da solução Climber, utilizamos tecnologias e técnicas avançadas de marketing digital para entregar leads cada vez mais qualificados, promovendo vendas com qualidade acima do mercado.

Nossa estratégia utiliza o método outbound, ou Hunter, para localizar e obter informações completas sobre o potencial cliente, por meio de ferramentas como big data, inteligência artificial e social selling.

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