Gestão de equipe de vendas: 5 dicas para melhores resultados - ASB Marketing Skip to main content

Organizar a gestão de equipe de vendas em busca de evoluir os resultados da empresa é um desafio para todas as instituições competitivas do mercado. Realizar esse gerenciamento é mais do que impulsionar metas para os vendedores. Ele aborda sobre o perfil de cada colaborador, bem como novas reflexões acerca das vendas atuais e planejamento para o futuro.

Manter o vendedor motivado talvez seja uma das maiores dificuldades. Objeções de vendas costumam ser desanimadoras quando o assunto é vendas de alta performance, mas o gestor deve estar atento para impulsionar e auxiliar o colaborador em busca de melhores resultados.

Um modo de estimular as vendas é criando um planejamento estratégico de vendas junto ao time comercial. Outro ponto crucial é dar feedbacks. É necessário que a equipe de vendas saiba onde acertou e onde errou para que ajustes sejam feitos. Para que isso aconteça, o gestor precisa monitorar os resultados.

Uma equipe qualificada com colaboradores engajados só é possível quando se possui uma ampla visão da situação atual da empresa e também da estruturação e vendas. Todas as metodologias, estratégias, processos e operações devem ser conhecidos pelo gestor, que precisa administrar as tecnologias e as ferramentas para encontrar a melhor maneira de realizar a gestão de equipe de vendas.

Fornecer um planejamento profissional, com remuneração adequada, benefícios para o atingimento de metas, plano de desenvolvimento e crescimento profissional faz com que a equipe de vendas se sinta mais motivada. Assim, é possível atrair e reter os talentos, evitando um alto índice de rotatividade.

No blog de hoje, apresentaremos 5 dicas para você conseguir crescimento na sua gestão de equipe de vendas. Confira!

Saiba mais: Como elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes

O que é gestão de equipe de vendas?

A gestão de equipe de vendas é um conjunto de ações que visa o melhor gerenciamento do de uma equipe para o crescimento evolutivo da empresa. Nela, constam responsabilidades da equipe de vendas de alta performance, capacitações, treinamentos, organização e paciência.

É na gestão que ocorre o processo de desenvolvimento das vendas. Por meio das operações implementadas pelo gestor, levando em conta as técnicas de vendas, a empresa pode atingir as metas de forma consistente.

A força de vendas é composta por um grupo de vendedores que trabalham para solucionar as necessidades do cliente. Enquanto a equipe comercial alcança as metas e os objetivos de vendas, a força de vendas garante a satisfação dos clientes. Cada vez mais é preciso pensar na jornada de compra do consumidor e também na experiência dele durante a mesma.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hibou, 33,3% dos clientes desistem da marca após a primeira experiência ruim. Já 53,9% só abandonam após duas ou três situações de atendimento ruim. Para complementar, um estudo da Tiendeo mostrou que 77% dos consumidores brasileiros já tiveram decepções com marcas ou lojas favoritas por não atenderem às expectativas.

Está clara a necessidade de gerir uma equipe de vendas com eficiência para fidelizar clientes. No tópico a seguir, mostraremos 5 dicas para conseguir melhores resultados na gestão de equipe de vendas.

Leia também: Qual melhor estratégia de vendas? Passo a passo para montar a sua

5 dicas para melhores resultados na gestão de equipe de vendas

Para construir uma boa gestão de equipe de vendas sem equívocos, é preciso seguir, com cautela, as 5 dicas abaixo:

1- Escolher vendedores com opiniões diversificadas

Escolher vendedores com pensamentos diferentes permite que a equipe de vendas de alta performance possa ter ideias e experiências diferentes. Vários pontos de vista complementam o crescimento do time comercial. Tudo isso corrobora para o sucesso da empresa.

2- Organizar vendedores de acordo com as competências

Cada vendedor é mais produtivo em uma competência. É importante alocar os colaboradores nas funções que eles podem executar melhor. Isso motiva o time comercial, pois cada um estará fazendo o que sabe melhor.

Podemos citar como hard skills, habilidades de vendas, processos, formas de prospecção, de abordagem do cliente, superação de objeções e etc. Já as soft skills, deve-se considerar a gestão de tempo, a resolução de problemas, resiliência, planejamento, entre outras.

3- Eliminar distrações

Como em qualquer outra tarefa, distrações atrapalham o desempenho dos vendedores. Por isso, é imprescindível que ele esteja focado nas vendas, pois isso aumenta a lucratividade. Separe um tempo para que seu time possa se distrair para que, depois, todos voltem concentrados.

4- Programar a quantidade de tarefas

Quando o acúmulo de tarefas toma conta do ambiente de trabalho, nenhum vendedor consegue, sequer, pensar em bater metas. Designe tarefas de acordo com seu grau de importância. Essa prioridade ajuda na organização do que é para se fazer primeiro.

5- Enfatizar a palavra resultado

Deixe claro que o objetivo do time comercial é conseguir resultados. Nem sempre a alta produtividade na equipe de vendas é sinônimo de fidelização de clientes. Portanto, tenha em mente que o foco da sua gestão de equipe de vendas será resultados.

Você pode se interessar: Treinamento de vendas de alta performance: como formar uma boa equipe

Conheça a ASB Marketing e aumente as vendas da sua empresa!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas. Oferecemos aos nossos clientes soluções completas de Prospecção Ativa e Marketing de Atração.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com inteligência comercial. Em seguida, impactamos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada apresentando as soluções e diferenciais do seu negócio.

Quando esse cliente chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos o contato ao seu time comercial para efetuar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas, diminuição do ciclo comercial, otimização operacional e aumento dos resultados internos.

Além disso, fornecemos a solução Consultoria de Pré-vendas, em que auxiliamos no planejamento da sua área comercial, análise dos atuais fluxos e definição de estratégias para vencer as objeções no processo de vendas

Deseja saber mais sobre as nossas soluções acima? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf

Deixe uma resposta