Empresas ativas no mercado atual têm que dar atenção total à gestão de relacionamento com o cliente. Isso porque ficou para trás o tempo em que bastava vender um produto de qualidade para obter sucesso. Agora, com a evolução da sociedade e das tecnologias, se percebeu o quanto é importante despertar sensações positivas no consumidor.
E é nesse cenário que o marketing digital se apresenta como um elo entre marca e público-alvo. Esse recurso é uma atualização da forma já conhecida de se atrair o cliente. Nesse caso, o grande diferencial é a internet e as possibilidades de contato e compreensão do seu target, utilizando o conteúdo.
Está preparado para entender como essa estratégia vai colaborar com a sua empresa? Confira!
1. Redes sociais
O potencial das redes sociais na relação da marca com o consumidor é imenso, afinal elas têm exatamente o propósito de conectar pessoas e interesses. Ou seja, o ambiente perfeito para localizar o seu público e fazer com que eles conheçam e se encantem pela empresa.
No entanto, é importante destacar que não basta possuir página em uma rede social, para atingir seu objetivo. É necessário organizar uma estratégia eficiente, baseada no comportamento do seu target e da concorrência.
2. Blog
Os blogs ganharam muita força com o surgimento da internet. Porém, se engana quem pensa que o auge deles foi esse. Apesar de aquela época ter sido da criação de muitos blogs, atualmente é que eles estão sendo explorados ao máximo. E o segredo deles é a qualidade do conteúdo postado.
Os profissionais de marketing digital entenderam como otimizar os blogs para alavancarem a divulgação das marcas. E isso tem relação direta com o chamado SEO (Search Engine Optimization). Esse conjunto de técnicas qualifica o seu blog, fazendo com que ele apareça em posições melhores nos mecanismos de busca de maneira orgânica, ou seja, sem que você tenha que pagar.
E-mail marketing
Se você acha que e-mails estão ultrapassados, está completamente errado. Assim como no caso dos blogs, basta saber utilizá-los da melhor maneira para gerir seu relacionamento com o cliente. Esse tipo de ferramenta possui diversos modelos, uma para cada nível de proximidade entre o consumidor e a marca.
O que você quer comunicar ao público? São diversas as opções:
- E-mail de Informação;
- E-mail de Educação;
- E-mail de Transação;
- E-mail de Nutrição;
- E-mail de Newsletter.
4. Métricas
É essencial estar presente no ambiente digital, porém é mais importante ainda monitorar os dados. Não basta produzir conteúdo constantemente e comunicá-lo aos clientes sem saber a real efetividade disso. O seu consumidor está achando interessante? O que ele gostaria de receber de informação? Que comportamento ele espera da marca?
Tudo isso pode ser obtido por meio das métricas. Essas formas de mensurar os dados representam um avanço na gestão do relacionamento com o cliente. Elas permitem que você saiba em que deve melhorar, o que está fazendo corretamente e o que evitar na comunicação digital. Dentre as métricas mais utilizadas, estão:
- Número de visitas novas e recorrentes;
- Custo por lead;
- Taxa de conversão;
- Custo de aquisição por cliente (CAC);
- Retorno sobre investimento (ROI).
São diversos os elementos do marketing digital que têm potencial de qualificar sua empresa. Conhecer os principais é a chave para se aproximar cada vez mais do seu público. Se preocupar com a qualidade dessa relação deve ser o foco de toda marca que visa o sucesso.
Como a ASB Marketing facilita sua gestão de relacionamento com o cliente
A ASB Marketing é uma agência de marketing digital que pode auxiliar nesse processo. Com vasta experiência no ramo, temos soluções de construção e otimização de sites, inbound marketing (Farmer) e outbound marketing (Hunter).
Para alavancar os resultados da sua área comercial e gerar leads qualificados de maneira contínua, combinamos o inbound ao outbound, também chamado de prospecção ativa, para criar a metodologia Climber.
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