Um dos principais objetivos da gestão de vendas é trabalhar continuamente para aumentar a produtividade da área comercial. Assim, é possível garantir a consolidação do negócio e o crescimento dos resultados.
Mas, no momento atual, com o aumento da competitividade no mercado B2B, alcançar essas metas é um desafio. Por isso, diversas técnicas podem ser incorporadas para renovar os processos e facilitar a gestão de vendas. Saiba mais a seguir!
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Como está estruturada a gestão de vendas?
Antes de reformular toda a estratégia para melhorar os resultados, os gestores devem conhecer os pilares da produtividade comercial. São eles:
- Qualidades pessoais: identifique as competências individuais e coletivas dos seus representes de vendas;
- Processos: é necessário definir a estrutura das etapas comerciais de forma clara, orientando os representantes (SDRs) para desenvolver corretamente a estratégia;
- Gestão de vendas: inclui o desenvolvimento e monitoramento das técnicas, processos e execução da proposta;
- Tecnologia: a automação de processos é uma realidade. Com isso, é fundamental conhecer as soluções e o potencial de cada inovação para otimizar a produtividade.
Portanto, as dicas para aumentar a produtividade da área comercial estão sempre envoltas nesses quatro pilares. Confira a seguir!
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Como melhorar a produtividade da área comercial
As técnicas para melhorar a produtividade da área comercial demandam uma atuação ativa dos responsáveis pela gestão de vendas. Afinal, são eles que desenham as propostas, acompanham as atividades e estabelecem os objetivos do time comercial
Assim, levando em conta os quatro elementos citados anteriormente, os gestores podem extrair uma melhor atuação individual e coletiva dos representantes de vendas. E, ao mesmo tempo, é possível aprimorar métricas comerciais importantes.
Tudo com o objetivo de aumentar a qualidade da operação. O que torna a equipe comercial mais ágil, eficiente e produtiva. Veja 5 passos para obter tais resultados!
1. Planejamento de vendas
A primeira dica para a gestão de vendas é revisar o planejamento de vendas, principalmente se houver uma queda nos resultados.
Essa análise deve considerar fatores como a definição das personas e do perfil de cliente ideal (ICP). Afinal, os SDRs se comunicarem com o público correto é indispensável para que eles alcancem os resultados almejados.
Verifique também o processo de vendas e as práticas desenvolvidas pela equipe comercial. Por exemplo: a qualificação de leads, o uso dos fluxos de cadência, a utilização de social selling, a nutrição de leads, entre outros aspectos.
Vale destacar que a união de todas estas estratégias é essencial para um planejamento bem-sucedido. Até porque constrói um processo mais efetivo de prospecção de clientes.
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2. Treinamentos da equipe
Ainda que a gestão de vendas esteja consciente da importância do treinamento da equipe comercial, nem sempre é fácil identificar quando essa demanda é necessária. A qualificação da equipe é indicada quando:
- Há queda nos resultados ou na produtividade;
- Novos processos ou ferramentas são incorporados;
- Há uma renovação significativa do time;
- As metas de vendas são ampliadas;
- Incorpora-se uma nova metodologia ou parceria.
Em geral, sempre que ocorrer uma mudança na área comercial, os representantes devem passar por um novo treinamento. Mas também é necessário ter uma regularidade nas qualificações.
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3. Ferramentas adequadas de trabalho
Cada vez mais, os processos da área comercial são influenciados pelas novas tecnologias, especialmente, o Big Data e a automação.
A análise de grandes dados é parte fundamental da prospecção ativa. Isso porque permite encontrar prospects em diferentes plataformas com menor esforço por parte dos representantes.
Já a automação viabiliza fluxos automáticos, personalizados e assertivos, ao mesmo tempo em que garante a escalabilidade da estratégia.
Dessa forma, a incorporação dessas tecnologias ajuda a elevar a produtividade dos colaboradores e aumenta a competitividade da sua empresa no mercado atual.
Afinal, ao entender como os recursos funcionam, os colaboradores podem extrair informações valiosas e aplicá-las no processo de vendas. O que gera inteligência de negócios e aumento nos resultados.
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4. Métricas de desempenho do time
Ao melhorar a produtividade adotando as estratégias apresentadas aqui, a sua empresa obtém uma série de benefícios, como:
- Maior previsibilidade de vendas;
- Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
- Diminuição do ciclo de vendas.
Mas, além de investir em formas de aumentar a produtividade, é importante determinar as métricas monitoradas e as metas de vendas por período. Apenas com a definição clara, é possível saber como era o desempenho inicial dos representantes e os ganhos após as transformações implantadas.
Tais métricas de desempenho e performance dos representantes podem incluir:
- Contatos diários;
- Número de prospects semanais/mensais;
- Tempo dedicado à prospecção;
- Geração de leads qualificados.
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5. Metodologias comerciais
A gestão de vendas também é responsável pela metodologia comercial que será adotada. Atualmente, novas estratégias são desenvolvidas com foco em melhores resultados.
Conheça, a seguir, duas metodologias de vendas e quais resultados podem ser esperados com cada uma delas.
Prospecção ativa
A prospecção ativa consiste no uso de ferramentas, como o Big Data, para levantar potenciais clientes alinhados ao ICP, realizar a qualificação dos leads e direcioná-los diretamente para uma abordagem comercial.
Mas como isso ocorre? O prospect é inserido em um fluxo de cadência visando gerar interesse por meio de e-mails personalizados, focados na venda.
Dessa forma, é possível gerar oportunidades de vendas e aumentar a previsibilidade de receita.
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Inbound Marketing
O inbound marketing é responsável pela atração de leads a partir de:
- Produção de conteúdos relevantes;
- Planejamento estratégico de palavras-chave;
- Otimização do site;
- Estratégia de SEO para melhorar o ranqueamento nos buscadores;
- Fluxos de nutrição com materiais para suprir as dores e problemas dos leads.
A nutrição de leads é fundamental para qualificar o prospect, gerar interesse de compra e deixá-lo pronto para o envio à equipe comercial.
Essa metodologia é benéfica, principalmente, a médio e longo prazo para manter um fluxo contínuo de geração de leads. Além disso, proporciona maior produtividade ao time de vendas, já que recebem mais leads para serem trabalhados.
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Quais os benefícios da prospecção 4.0?
A partir das duas metodologias propostas acima, também é possível desenvolver a prospecção 4.0. Esta estratégia consiste na integração das práticas de prospecção ativa e inbound marketing. Com isso, a gestão de vendas consegue usufruir das vantagens dos dois métodos e aumentar ainda mais a produtividade da equipe.
A ASB Marketing é uma agência especializada no segmento B2B e conta com soluções efetivas para otimizar a prospecção de clientes, como a prospecção 4.0. A nossa estratégia de atuação gera benefícios, como:
- Redução do ciclo de vendas;
- Geração contínua de leads;
- Diminuição do CAC;
- Menor perda de leads na qualificação;
- Automação de processos;
- Personalização da comunicação com os prospects;
- Maior previsibilidade das vendas.
Com o uso de Big Data, automação e inteligência comercial, realizamos uma abordagem muito mais efetiva, com processos claros, eficientes, tecnologias modernas e uma gestão de vendas assertiva. Ou seja, reduzimos o seu processo de vendas e otimizamos o trabalho da sua equipe.
Como resultado, geramos oportunidades reais de vendas. E, com a integração das duas práticas, não deixamos escapar nenhum lead.
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