Google Analytics 4

O Google Analytics 4, também conhecido como GA4, é a versão mais recente da ferramenta de análise de dados do Google. Ela substitui o Universal Analytics, que foi o padrão utilizado nas propriedades da ferramenta nos últimos anos. 

O foco principal do Google Analytics 4 é a privacidade dos dados, alinhando-se com as tendências recentes de proteção aos dados dos usuários e ao fim dos cookies de terceiros nos navegadores. Diferentemente do modelo anterior, essa versão não depende exclusivamente de cookies, utilizando um modelo de dados baseado em eventos para medir as ações dos usuários. 

O GA4 foi projetado para ser uma ferramenta preparada para o futuro. Ele incorpora tecnologias de aprendizado de máquina para aprimorar os relatórios e permitir previsões mais detalhadas sobre o comportamento dos usuários. 

Além disso, o GA4 proporciona uma experiência de análise multiplataforma. Isso significa que as empresas podem realizar análises unificadas das jornadas dos usuários em seus sites e aplicativos, com a flexibilidade de medir diversos tipos de dados. 

 

Confira: Como superar objeções comuns de clientes e como usar depoimentos e estudos de caso para aumentar a confiança do cliente 

O que é o Google Analytics? 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de dados amplamente utilizada por milhares de sites e aplicativos em todo o mundo. Também existe uma versão paga chamada Google Analytics 360, que oferece recursos mais avançados para grandes empresas. 

Essa ferramenta funciona por meio de um código de acompanhamento que precisa ser instalado nas páginas dos sites para coletar informações sobre os acessos. Dados como a origem dos visitantes, as páginas visitadas e as conversões realizadas no site são coletadas e disponibilizadas em relatórios inteligentes e de fácil compreensão. 

Desde o seu lançamento em 2005, o Google Analytics tem sido um parceiro importante para os sites, fornecendo informações valiosas sobre seus visitantes. 

Desde o início, o objetivo do Google Analytics tem sido oferecer recursos de mensuração online para os profissionais de marketing digital, fornecendo dados precisos para embasar decisões, construir uma web mais relevante e investir de forma mais estratégica em campanhas no buscador. 

Ao longo do tempo, a ferramenta evoluiu para fornecer informações mais detalhadas e precisas sobre os acessos às páginas. Em 2013, o Google lançou uma versão mais robusta chamada Universal Analytics, que introduziu diversas melhorias. Desde então, essa versão se tornou o padrão para as propriedades do Google Analytics. 

 

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

Mudança do Universal Analytics para o Google Analytics 4 

Em 2019, o Google anunciou uma versão beta do GA4, inicialmente chamada de App+Web. Como o nome sugere, sua grande novidade era a análise integrada entre propriedades da web e aplicativos móveis. A partir desse momento, o mercado digital começou a se movimentar para compreender as mudanças e se adaptar à nova ferramenta. 

Após aprimoramentos na versão beta, o Google finalmente anunciou a mudança definitiva: a partir de 1º de julho de 2023, todas as propriedades do Google Analytics utilizarão o GA4. Para as contas pagas do Google Analytics 360, o prazo é 1º de outubro de 2023. 

  

Leia também: Conquiste Novos Clientes: Estratégias Avançadas de Marketing nas Redes Sociais para Expandir sua Base de Clientes 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.  

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.  

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo. 

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa! 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário