etapas inbound marketing

Com certeza você já ouviu falar no Inbound Marketing, não é? Mas você sabe quais são as etapas inbound marketing? Conhecer todas elas é fundamental para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing e que conseguirá trazer os resultados esperados.

De acordo com o Internet Live Stats, o Google processa 40 mil pesquisas por segundo, o que resulta em 3,5 milhões de buscas por dia e 1,2 trilhão por ano. Ou seja, as chances de um potencial cliente estar procurando por um assunto relacionado a sua empresa são muito grandes.

É nesse momento que entra o inbound marketing. Nele, sua empresa desenvolve diversos conteúdos relevantes que serão publicados na internet, seja em redes sociais, no seu site, YouTube ou qualquer outra plataforma da sua escolha.

Porém, uma boa estratégia de inbound marketing não para nesse momento, ainda existem outras etapas inbound marketing que são necessárias para aproveitar o máximo da capacidade dessa estratégia tão eficiente.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre as etapas inbound marketing e como sua empresa deve se comportar em cada uma delas.

 

Saiba mais: Ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa B2B

 

As etapas inbound marketing

Apesar do inbound marketing ser uma estratégia complexa, podemos simplificar e dividi-la em 4 etapas: atrair, converter, fechar e encantar.

Cada uma das etapas tem suas próprias características e pedem por ações específicas que trarão mais resultados para a sua empresa. Então, vamos ver com mais detalhes cada uma das etapas inbound marketing e quais ações usar em cada uma delas.

 

Atrair

A primeira etapa inbound marketing é a atração. Ela consiste em o cliente encontrar e ler o conteúdo certo, na hora certa e no lugar certo. Dessa forma, ele dá uma atenção muito maior à informação. 

A fase de atração é onde você vai transformar estranhos em visitantes recorrentes da sua página. Por isso, as principais estratégias para serem utilizadas nessa etapa são aquelas que envolvem a criação de conteúdos de qualidade e geração de tráfego para seu site.

Ou seja, estratégias de SEO, marketing de conteúdo, blog, redes sociais, palavras-chave.

 

Confira: Marketing de atração: Exemplos para usar na sua empresa

 

Converter

Após sua marca conseguir atrair visitantes, a próxima etapa inbound marketing é convertê-los em leads, para que isso aconteça, é necessário conseguir suas informações de contato. 

Essa base de contatos é tudo para o inbound marketing, assim você poderá enviar conteúdos de valor para suas prospecções. Eles podem ser conseguidos com formulários, calls to action e landing pages.

É nessa etapa que você irá conseguir informações sobre seus visitantes que serão utilizadas para direcioná-los para cada conteúdo posterior. 

Lembre-se de criar calls to action atrativos e landing pages com conteúdos de interesse de seus visitantes, apresentados de forma direta e clara.

Assim, é possível perceber que, nesta etapa do inbound marketing, o objetivo é conseguir transformar esses visitantes em lead e a melhor maneira de fazer isso é através da utilização de formulários e landing pages, que irão fazer essa captação de informações e armazenarão esses dados para que eles possam ser utilizados posteriormente.

Outra estratégia complementar é a utilização de materiais ricos, no qual o cliente deve passar algumas informações relevantes para a sua empresa em troca de um e-book, infográfico ou outro material que seja relevante e do interesse do usuário.

 

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente?

 

Fechamento

Muitas pessoas imaginam que este é o último e mais importante dos passos, mas é só por meio dos outros que você pode chegar até aqui e será capaz de transformar leads em clientes. 

Sendo assim o fechamento acontece a partir do contato dos produtos ou serviços da empresa com o consumidor. Isso pode ser feito por meio de um e-mail marketing enviado quando o cliente se cadastrar para ter acesso a um conteúdo exclusivo, CRM, workflows, entre outros.

Assim, podemos perceber que o foco está nos potenciais clientes, ou seja, em quem já está na fase de decisão e é mais inclinado a consumir o seu produto ou serviço. 

Por isso, é importante compreender a etapa da jornada que seu lead se encontra e quais estratégias podem ser aplicadas para que ele avance nesse processo.

 

Encantar

Como falamos anteriormente, o fechamento não é a última etapa inbound marketing. Isso porque o trabalho não acaba após o cliente fechar negócio com sua empresa, é necessário fidelizar e manter esse cliente com você para que ele continue.

Esta é a hora de estabelecer uma relação de confiança e causar uma boa impressão em cada novo conteúdo.

 

Acesse: Qual a taxa de conversão de vendas ideal?

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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