inbound marketing funil de vendas

O funil de vendas é um conceito muito utilizado para ilustrar a jornada de compra de um cliente. Com ele é possível tomar decisões estratégicas para melhorar as escolhas que os gestores farão para as novas ações. É possível usar o funil de vendas em diversos locais da sua empresa, não apenas no setor comercial, mas também, com sua equipe de marketing, por exemplo, no Inbound Marketing funil de vendas.

De acordo com o estudo CFO Survey 2020, realizado pela Deloitte, 63% dos gestores estão focados em melhorar a lucratividade nos próximos 12 meses e 43% desejam potencializar a eficiência operacional.

No entanto, para alcançar ganhos como esses de maneira sustentável e tecnológica, é preciso complementar as ações de marketing digital com suas estratégias de vendas, utilizando o funil como um guia para as melhores decisões.

Neste artigo, falaremos sobre Inbound Marketing funil de vendas e como os dois se complementam na hora de definir uma boa estratégia.

Saiba mais: Qual a taxa de conversão de vendas ideal?

 

O que é Inbound Marketing?

Para começar, vamos entender do que se trata o Inbound Marketing. A tradução de Inbound Marketing pode ser feita como Marketing de Atração, ou seja, é uma estratégia que tem como objetivo atrair clientes sem, necessariamente, ir atrás deles.

Essa estratégia apresenta uma inversão nos papéis exercidos pela empresa e pelos clientes nas campanhas mais tradicionais de marketing, onde a empresa vai até o cliente com propagandas e anúncios.

Sendo assim, o cliente é quem chega até o site da sua empresa e isso pode ser feito de diferentes maneiras, como, por exemplo: ferramentas de buscas, sites de referências, redes sociais e muito mais.

A ideia aqui não é que o cliente chegue ao seu site para fechar negócio com você, mas sim, trabalhar o seu posicionamento de marca, autoridade e apresentar para o cliente suas soluções.

Eventualmente, este cliente pode avançar no funil de vendas e chegar até o momento de finalizar uma compra com você.

O que é funil de vendas?

Para começar vamos explicar com calma esses dois conceitos, começando pelo funil de vendas. Funil de vendas é uma estratégia que representa toda a jornada de compras dos clientes, desde o momento da descoberta do problema até o fechamento da compra.

Ele é formado por três etapas que servem para classificar em qual momento da jornada o cliente se encontra. São elas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Com isso em mente é possível alinhar as estratégias de vendas e Marketing, para alcançar mais resultados.

Topo de funil

Nesta etapa, as pessoas ainda não descobriram que possuem  um problema e, dificilmente, uma abordagem direta de vendas trará resultados. Nesta situação, é interessante apresentar soluções para as dores do cliente, fazendo com que ele descubra que possui um problema e gere interesse em resolvê-lo.

Meio de funil

O meio é composto por clientes que já sabem que possuem um problema e estão em busca de soluções para ele. A sua abordagem pode ser através da apresentação do seu produto ou serviço, mas sem querer forçar a venda. O importante é passar informações para gerar confiança no cliente.

Fundo de funil 

A última etapa é onde os clientes que já decidiram fechar negócio. Aqui eles podem estar analisando propostas e opções, por isso, é essencial mostrar o diferencial do seu produto.

É importante lembrar que, apesar de as etapas serem sequenciais, a jornada do consumidor não é, isso quer dizer que eles podem chegar até você em qualquer etapa do funil e podem passar de uma para a outra livremente.

Leia também: Inteligência comercial: como usar os dados para aumentar suas vendas

Como funciona o funil de vendas no Inbound Marketing?

Ao longo do texto é possível perceber que o funil de vendas pode ser utilizado para identificar qual é o momento em que o lead se encontra, quais são as dores e o tipo de conteúdo que serão mais assertivos para eles em cada uma das etapas.

Como o Inbound Marketing é feito para que o cliente chegue até sua empresa, e não o contrário, o funil de vendas é essencial para guiar o time de marketing e mostrar quais os conteúdos que os clientes em potencial tem mais interesse.

Com isso, quando eles procurarem mais informações sobre o assunto no Google ou em alguma rede social, como Instagram, Tik Tok ou YouTube, sua empresa terá desenvolvido conteúdos relevantes que estarão entre as primeiras posições.

Além disso, com uma boa estratégia, é possível utilizar o Inbound Marketing para avançar os clientes nas etapas do funil de vendas, com recomendações de conteúdos que aprofundem mais sobre o assunto ou que falem das qualidades da sua empresa, produto ou serviço.

 

Confira: Onde usar o teste A/B para melhorar os resultados da sua estratégia de marketing?

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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