inbound marketing seo

O Inbound Marketing SEO são duas das principais ferramentas para a atração de clientes para a sua empresa. Através de boas estratégias, é possível desenvolver diversos conteúdos ricos e relevantes, alcançar as primeiras posições do Google e aumentar as chances do seu site ser encontrado pelos seus clientes.

 

Porém, você sabe como otimizar suas estratégias para conseguir resultados melhores? Ou ainda, qual a relação entre Inbound Marketing SEO? No artigo de hoje, falaremos tudo sobre esse assunto, por isso, leia este conteúdo até o final e saiba como otimizar suas estratégias. 

 

Confira: Como o SEO pode ajudar sua empresa a atrair mais clientes?

 

O que é SEO?

Para conseguir entender qual a relação inbound marketing SEO, precisamos entender o que significa cada uma das partes. Primeiramente, vamos entender o que é o SEO. Essa é a sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzida para Otimização de Mecanismos de Buscas.

 

Essa estratégia consiste em utilizar diversas técnicas de escrita, formatação e até de disposição do seu site para facilitar o entendimento do Google e a indexação do site nas páginas de busca.

 

Com isso, você aumenta as chances de subir posições até as primeiras, de acordo com a relevância da palavra-chave.

 

O que é Inbound Marketing?

Já o inbound marketing pode ser traduzido como marketing de atração, pois é uma estratégia que tem como objetivo fazer com que seus clientes cheguem até sua empresa e não o contrário, como acontece no marketing tradicional ou no Outbound Marketing.

 

Essa estratégia é extremamente eficiente e pode ser implementada por qualquer empresa, independente do segmento e do mercado. Para se ter uma ideia, segundo o estudo State of Inbound, realizado pelo Hubspot, o Inbound Marketing tem a capacidade de gerar 54% mais leads do que o marketing tradicional. 

 

Além disso, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing, enquanto apenas 25% adotam Outbound Marketing.

 

Leia também: Entenda de uma vez as etapas do Inbound Marketing

 

Qual a relação entre Inbound Marketing SEO?

Então, qual é a relação entre eles? É possível utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo?

 

As duas estratégias funcionam com o mesmo objetivo, atrair os clientes para a empresa e gerar mais vendas. 

 

Porém, quando falamos do Inbound Marketing, ele representa várias metodologias para criar um relacionamento sólido com o público. Enquanto isso, o SEO é apenas uma metodologia que visa otimizar o alcance dos seus conteúdos.

 

Além disso, os conceitos deles também são distintos. O primeiro conceito visa atrair, converter, vender e encantar o seu público-alvo. 

 

Enquanto o segundo é utilizado para otimizar os sites, produzir conteúdos relevantes para os mecanismos de busca e conquistar autoridade no intuito de aumentar o alcance.

 

Porém, como é possível perceber, o SEO é uma estratégia que está contida no Inbound Marketing, ou seja, é sim, possível utilizar as duas ferramentas ao mesmo tempo para otimizar ainda mais suas chances de sucesso e de atrair novos clientes para a sua empresa.

 

Como melhorar o Inbound Marketing SEO?

Agora, vamos descobrir como melhorar o Inbound Marketing SEO da sua empresa.

 

Crie conteúdos relevantes

As duas estratégias utilizam a criação de conteúdo como meio para atrair os novos clientes, por isso, é fundamental que eles sejam de qualidade e relevância para o seu público. Assim, você melhora o seu posicionamento no mercado e pode alcançar as primeiras posições no Google, a fim de aumentar sua taxa de cliques.

 

Foque na experiência do consumidor

Outra dica fundamental é focar na experiência do consumidor. Cada vez mais o Google e os clientes estão procurando empresas que ofereçam uma experiência melhor para eles. Esse fenômeno está sendo observado em diversos mercados e demonstra que a audiência não enfrenta grandes dificuldades ao desistir de comprar de uma empresa e substituí-la por outra.

Sendo assim, a experiência de compra é fundamental e oferecer um atendimento ágil, ótima gestão e pós-venda atencioso são ótimos exemplos de como capturar a confiança dos clientes.

 

Ofereça materiais ricos

Os materiais ricos são aqueles conteúdos mais trabalhados e que exigem mais tempo de pesquisa e desenvolvimento, como e-books, infográficos, tabelas, etc.

O uso de materiais ricos que utilizam otimizações para os mecanismos de busca é uma boa maneira de levar o seu potencial consumidor a um nível de relacionamento mais profundo, até que chegue a efetuar compras com você.

Assim, você consegue nutrir esse lead com outros bons materiais, que o leve a ter consciência de como suas soluções podem resolver um problema que ele tenha.

 

Faça otimizações

Apenas produzir conteúdo não é o ideal, é necessário realizar um acompanhamento desses artigos e materiais para entender o que pode ser feito para melhorar o desempenho deles nas buscas e realizar as otimizações.

 

Saiba mais: Acessibilidade e SEO para sites: tudo o que você precisa saber

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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