3 grandes impactos da Indústria 4.0 em sua gestão comercial Skip to main content

quarta revolução industrial ou Indústria 4.0 já está acontecendo. Segundo Klaus Schwab, autor do livro “A Quarta Revolução Industrial”, esse marco na história deve mudar a forma em que vivemos, nos relacionamos e trabalhamos. Sua gestão comercial está alinhada a todas essas transformações?

Segundo conclusões do Fórum Económico Mundial 2016, a Indústria 4.0 tem escala, abrangência e complexidade superior às outras revoluções industriais, o que está em curso tem uma magnitude ainda não testemunhada pela humanidade.

Parece exagero, não é mesmo? Mas não é! Essas mudanças já são visíveis no mercado B2B e empresas que não se adequarem a essa nova realidade poderão sentir muito rápido o impacto nas vendas.

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Tudo que você precisa saber sobre Indústria 4.0

Mas, afinal, do que se trata essa transformação que está em curso? As revoluções ao longo da história foram caracterizadas pela evolução da ciência, da tecnologia e do conhecimento humano de forma a influenciar, significamente, a maneira que a sociedade se estrutura e se desenvolve.

Nesse contexto, a  4ª Revolução Industrial trouxe como novidade a convergência dos meios digitais, físicos e biológicos, utilizando tecnologias como:

– Big Data (conjunto de dados que direcionam estratégias de um negócio);

– Computação em Nuvem (tecnologia que permite acesso remoto a programas, arquivos, serviços e outros);

– Internet das Coisas (objetos físicos com conexão com internet, capaz de coletar e transmitir dados);

– Blockchain (rede ou estrutura muito segura – que funciona como blocos encadeados – que carrega conteúdos junto a uma impressão digital);

– Inteligência Artificial (softwares, dispositivos ou mecanismos que simulam a inteligência humana);

– Biotecnologia (tecnologias e produtos com base em recursos da natureza e da genética).

3 grandes impactos da Indústria 4.0 na sua gestão comercial

A partir dessas tecnologias, surgem uma série de transformações, não somente na indústria, mas também em todas as áreas de um empreendimento, no comportamento do consumidor e, com isso, no mercado como um todo.

Confira abaixo as mudanças que podem impactar sua gestão na área comercial!

1 – Evolução no consumo

Os consumidores atuais estão mais exigentes. Possuem acesso rápido à informação por meio da internet e, com isso, conseguem comparar empresas, preços, serviços e reputação da marca de maneira fácil.

Conquistá-los está cada vez mais difícil e, por isso, a transformação digital é uma necessidade indispensável para empresas que desejam se manter no mercado.

Além disso, principalmente tratando-se de clientes B2B, não existem mais hora ou lugar para ter acesso a sua empresa. Seus clientes podem estar no avião, no trânsito, em casa ou no trabalho. Para prender a atenção deles, é necessário que vejam realmente um grande valor em sua abordagem.

2 – Aumento da produtividade

Por meio do big data e automação, é possível otimizar o trabalho da área comercial. Agora, sua equipe não precisa mais perder tempo prospectando, abordando e se apresentando aos clientes. Agora eles podem focar apenas nas etapas de encantamento e fechamento da venda. Se a sua empresa não fizer isso, com certeza, seu concorrente vai. E, assim, você vai perder grandes oportunidades de vendas.

3 – Redução de custos

Com a otimização do trabalho da sua equipe de vendas, você consegue aumentar as vendas e otimizar o tempo dos consultores, além de diminuir o custo com telefonemas, vendas porta a porta e reuniões presenciais com o cliente. Tudo isso reduz seu Custo por Aquisição de Cliente (CAC) e aumenta seu ROI (retorno sobre o investimento).

Como atrair e conquistar os consumidores da Indústria 4.0?

A revolução que está em curso traz vantagens e desafios para CEOs e diretores comerciais. Ultrapassar barreiras e aproveitar as oportunidades dessa nova era são a chave para escalar resultados e ter a empresa sempre à frente.

ASB Marketingagência de marketing digital com foco em B2B, criou a solução que une inteligência artificial, automação e big data para geração de leads qualificados – ou seja, contatos de potenciais clientes que estão prontos para sua equipe de vendas fechar o negócio.

Com essa metodologia, chamada de Climber, que também inclui técnicas de marketing digital, você consegue apresentar resultados de vendas mais rápido, com menos esforço e com baixo custo.

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