Como monitorar os KPIs de marketing digital para melhorar os resultados : ASB Marketing
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KPIs de marketing digital

Como monitorar os KPIs de marketing digital para melhorar os resultados

06/05/2021 | Por Juliana Cocurutto

Sua empresa sabe usar os KPIs de marketing digital para atingir os seus objetivos e alcançar os resultados esperados? Você acompanha e mensura os indicadores de performance de perto? 

Essas duas perguntas são muito importantes de serem feitas, porque não adianta apenas ter KPIs na sua empresa se você não sabe empregá-los em prol do cumprimento das metas e se você não os monitora para analisar as estratégias adotadas.

Desse modo, neste conteúdo, vamos falar sobre a importância de acompanhar os KPIs e como defini-los.

Leia também: Como criar estratégia de marketing digital para empresas de tecnologia

O que são KPIs de marketing digital?

O primeiro ponto é entender o significado dos KPIs. Trata-se de uma sigla para indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicator). Em outras palavras, como o próprio nome diz, são indicadores para auxiliar os negócios a atingir os resultados.

Assim, a partir dos KPIs de marketing digital, é possível analisar esses indicadores e gerar insights para os gestores a fim de identificar melhorias nos processos, revisar estratégias e direcionar melhor determinadas ações.

Então, depois dessas mudanças de posicionamentos, planejamentos e estratégias, os KPIs são usados novamente para avaliar a performance e os resultados. Ou seja, se torna um processo de melhoria contínua.

Métrica x KPI de marketing digital

Também é importante esclarecer uma dúvida comum: indicador e métrica são a mesma coisa? A resposta é não! Basicamente, uma métrica precisa estar atrelada a um objetivo para se tornar um KPI. Uma vez que as métricas são meros dados coletados pelas ferramentas e análises.

Para visualizar melhor, vamos a um exemplo prático. Uma métrica comum na área é o número de visitantes do site. Então, para essa métrica se transformar em um dos KPIs de marketing digital, a empresa precisa ter como objetivo aumentar a visibilidade da marca ou melhorar o tráfego orgânico.

A partir daí, é importante monitorar e analisar a evolução do número de visitantes para verificar se houve melhorias no tráfego e na visibilidade.

No entanto, só representar o objetivo não basta para se ter um KPI. É preciso também outros aspectos que veremos a seguir.

Saiba mais: 5 mentiras contadas sobre marketing digital para empresas B2B

Como definir os KPIs de marketing digital

Antes de mais nada, é relevante entender que não existe uma regra ou padrão de KPI para adotar no setor de marketing digital da sua empresa. Cada negócio terá os indicadores que fazem sentido de acordo com sua estratégia e objetivo, assim como a definição desses KPIs dependerá da metodologia escolhida.

Uma das metodologias mais conhecidas é a SMART, que indica critérios para traçar os objetivos e, assim, definir as KPIs atreladas a eles. Veja como funciona:

Specific (Específico): aponte os principais objetivos da sua empresa naquele momento.

Measurable (Mensurável): veja quais métricas vão poder te ajudar a alcançar esse objetivo.

Attachable (Alcançável): determine os passos e processos necessários de como tais metas podem ser atingidas.

Relevant (Relevante): selecione os objetivos e, como consequência, os indicadores relacionados com os propósitos do seu negócio.

Time (Tempo): estabeleça o tempo necessário para obter tais objetivos, ou seja, o intervalo em que os indicadores serão monitorados.

Qual a importância de acompanhar os KPIs de marketing digital?

Fica claro que a principal importância de acompanhar os KPIs é para ver se os resultados e objetivos são atingidos. Assim, é possível avaliar o sucesso das estratégias de marketing digital implementadas.

Afinal, não é porque uma estratégia foi bem planejada, direcionada para a persona correta, com o uso das palavras-chave certas, possui um conteúdo de valor e boas práticas de SEO que vai atingir os objetivos idealizados no tempo certo.

Por isso, o monitoramento dos KPIs é essencial para medir a eficiência das estratégias e ações, otimizar os esforços de marketing, verificar os custos para aquisição de leads e clientes, mantendo o orçamento sob controle.

Outros benefícios de olhar os KPIs de marketing digital são:

  • Identificação de gargalos;
  • Feedback sobre os processos desenvolvidos;
  • Observação de novas oportunidades;
  • Realização de melhorias nas estratégias e no site da empresa;
  • Maior conhecimento dos perfis e preferências dos visitantes e leads;
  • Otimização de conteúdos de acordo com os indicadores;
  • Melhor visibilidade de resultados;
  • Tomada de decisões mais assertivas.

KPIs de marketing digital e gestão data-driven

Um tema bastante importante que fica atrelado aos KPIs de marketing digital é o uso dos dados proporcionados por esses indicadores para guiar as decisões e a gestão do setor de marketing da empresa.

Hoje em dia, essa é uma tendência que ganhou corpo e ficou conhecida como gestão data-driven. Por meio dela, é possível lidar com as informações de comportamento dos perfis de visitantes, os resultados de estratégias, os dados operacionais e, assim, tomar decisões.

O data-driven é muito importante, pois, a partir de insights valiosos, permite para a gestão ter um conhecimento mais completo e amplo sobre as ações de marketing digital. Com isso, é possível influenciar no cumprimento dos objetivos e no sucesso da empresa.

Principais ferramentas para monitorar os KPIs de marketing digital

Depois de muito falar sobre a importância de acompanhar e monitorar os KPIs, você certamente se pergunta sobre como é possível monitorá-los. Por isso, separei uma lista com algumas ferramentas para te ajudar:

Google Analytics: ele é responsável por medir KPIs relacionados ao tráfego no seu site, como o número de visitantes que mencionamos lá atrás, o tempo de página, entre outros.

Semrush: é usado para quem precisa monitorar o posicionamento da marca nos mecanismos de buscas e acompanhar as menções à empresa.

Ferramenta de automação de marketing: ajuda a verificar quantos usuários baixaram um material educativo, como ebook, quantos abriram um e-mail, as interações com os conteúdos da empresa e também acompanhar a evolução na jornada de compra.

CRM (Gestão de relacionamento com o cliente): permite fazer todo gerenciamento dos contatos da empresa com os leads vindos do marketing digital, acompanhando a geração de demanda e o pipeline de vendas.

Como a ASB Marketing pode te ajudar a mensurar os KPIs

Para garantir não só o monitoramento constante dos KPIs e a identificação de melhorias para as estratégias de marketing digital, como ter todo o planejamento, execução e análise dos resultados, conte com uma agência especializada, como a ASB Marketing.

Com nossas soluções de marketing de atração e prospecção ativa para apoiar a geração de leads qualificados para nossos clientes, atuamos sempre com a mensuração dos KPIs, avaliação dos indicadores e otimização das estratégias.

Nosso objetivo é conectar empresas com seus potenciais clientes de maneira inteligente. E, para isso, nada melhor do que usar indicadores para traçar inteligência de negócios e ter sucesso nas estratégias.

Inclusive, nossos serviços já impactam diretamente alguns indicadores de marketing digital, garantindo menor custo de aquisição de clientes e maior retorno sobre investimento

Então, se você procura as melhores práticas de marketing e vendas para sua empresa B2B a fim de atingir esses objetivos e aumentar os resultados comerciais, conheça nossa solução completa de prospecção de clientes e entre em contato agora mesmo com os especialistas da ASB!

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