Blog
link building

Link building e assessoria digital: 7 razões para implementar em empresas B2B

11/02/2021 | Por Juliana Cocurutto

O link building e a assessoria digital consistem em estratégias de marketing que têm ganhado bastante relevância no mercado e despertado cada vez mais a atenção de diferentes empresas.

De maneira prática, o link building é caracterizado como uma ação que visa construir links relevantes (backlinks) como referência para uma determinada página.

Por sua vez, essa iniciativa não trata-se de uma ação nova. Muito pelo contrário, desde os primórdios da internet, já se conhecia a importância dessa estratégia para posicionamento de um site na primeira página.

No entanto, nos últimos anos, o link building tem mudado drasticamente e necessitado de processos mais robustos, isso porque o SEO também se tornou mais aprimorado, não dependendo apenas dos backlinks e sim de uma série de outras ações.

Nesse cenário, surge a assessoria digital, que permite um planejamento mais direcionado para essa construção de links. De modo geral, essa ação é responsável por mapear e criar um relacionamento com parceiros estratégicos.

Ademais, a assessoria digital cuida da sua marca na imprensa online, maximizando as oportunidades e identificando riscos para a imagem da sua empresa. 

Diante disso, o link building e a assessoria digital são estratégias que maximizam os resultados das corporações e apoiam diretamente o crescimento da visibilidade dos negócios no mundo online. 

Mas, afinal, por que adotar essas ações na sua operação? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo com 7 fatores que fazem dessas iniciativas um bom investimento. Continue com a sua leitura e confira. 

Você pode ter perdido: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

7 razões para implementar o link building e assessoria digital em empresas B2B

Dentre as principais razões para implementar essas estratégias, podemos destacar:

1. Aumenta o tráfego e conversão de leads

Uma das vantagens mais proeminentes de adotar o link building e assessoria digital é o aumento do tráfego. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Hubspot, os backlinks podem maximizar em 55% a taxa de visitantes no site.

Isso ocorre porque, ao construir um link relevante, uma página passa a ganhar mais visibilidade, atraindo outros públicos para navegarem por seu site e, dessa forma, maximizando a conversão de leads.

Afinal, quanto mais tráfego o seu site conquista, maiores são as chances do usuário se identificar com a sua empresa e solicitar mais informações.

Além disso, por ser baseado na elaboração de conteúdos informativos, completos e qualificados, aumentam as possibilidades desse contato ser aderente ao seu perfil de cliente ideal. 

2. Potencializa a autoridade do domínio

Outro benefício de aderir a essas estratégias é o aumento da autoridade do domínio. Na prática, isso é conquistado por um processo que podemos chamar de “efeito cascata”, ou seja, uma página de grande autoridade na internet menciona o seu site que, consequentemente, passa a também ser confiável para os motores de busca.

É preciso salientar que isso não ocorre apenas pelo link em si. Pelo contrário, é preciso implementar várias ações com o objetivo de fortalecer a estratégia, se adequar aos aspectos de otimização e colocar os backlinks de maneira natural no texto.

Leia mais: O que é automação de vendas B2B e como implementá-la no seu negócio?

3. Maximiza a visibilidade de marca

Da mesma forma que é possível potencializar a autoridade do domínio, pode-se maximizar a visibilidade de marca. 

Nesse sentido, quando uma empresa trabalha a sua imagem na internet, ela passa a ser mais reconhecida e valorizada pelo público, consolidando a credibilidade do seu negócio no mercado.

Além disso, a organização também se torna uma referência no seu setor de atuação, aspecto que facilita as trocas e negociações comerciais.

4. Melhora a performance orgânica do site

De acordo com um levantamento da Conversion, os backlinks impactam a performance orgânica dos sites em 30%.

Dessa forma, a sua empresa consegue maximizar os resultados de Marketing de Atração e, como citado, aumentar o tráfego orgânico sem desembolsar valores adicionais com anúncios.

Leia mais: O que é marketing de atração e como essa estratégia gera leads?

5. Aumenta o ranqueamento de palavras-chave estratégicas

Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Ela se aplica perfeitamente quando falamos a respeito do link building e assessoria digital.

Na prática, um bom planejamento aumenta o ranqueamento de palavras-chave estratégicas para o seu negócio. Com isso, a sua empresa está presente sempre que o seu cliente em potencial precisa de alguma informação.

6. Promove o relacionamento com a imprensa digital e o público

Elencando o tópico anterior, ao garantir bons posicionamentos, a sua organização melhora o relacionamento com o público.

Além disso, por meio de uma iniciativa robusta e muito bem implementada, a sua empresa otimiza a relação com a imprensa digital e autoridades do seu nicho de atuação. 

7. Garante gerenciamento eficiente de custos

Por fim, não é apenas com o tráfego orgânico que a sua empresa pode ter um controle de custos mais eficiente, mas também com melhorias em todos os aspectos da sua iniciativa.

A assessoria digital permite a identificação de oportunidades para o seu negócio, da mesma forma que a estimativa de riscos, minimizando as chances de prejuízos e potencializando a atuação e resultados da sua empresa.

Nesse cenário, indicadores como ROI são fortalecidos, viabilizando um gerenciamento operacional mais acertado. 

Você pode se interessar: Vendas complexas B2B: o que são e como otimizar esses fluxos?

Como a ASB Marketing pode te ajudar?

A ASB Marketing é uma agência de Marketing Digital e Vendas que oferece aos seus clientes a solução de Link Building e Assessoria Digital.

Contando com profissionais qualificados e ferramentas robustas, realizamos um levantamento de potenciais parceiros para a sua empresa, de acordo com o seu mercado de atuação e autoridades do seu nicho.

Dessa forma, criamos um relacionamento com outros sites e a imprensa digital com o objetivo de divulgar conteúdos relevantes, originais e totalmente adequados aos objetivos do seu negócio. 

Além disso, criamos também notas, releases, matérias e artigos para publicação em portais estratégicos, difundindo novas soluções e informações acerca da sua empresa.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo, entre em contato conosco e entenda todas as possibilidades do Link Building e Assessoria Digital para o seu negócio!

Baixe nosso guia completo de prospecção de clientes e saiba como aumentar as vendas B2B com tecnologia.