Marketing B2B: como as novas tendências ajudam a atrair e reter clientes Skip to main content

A era da informação ou era digital causou mudanças drásticas no comportamento dos consumidores. Mas não foram as pessoas os únicos a sofrerem com as novidades. As empresas também sentiram os efeitos da transformação digital e isso impacta diretamente no marketing B2B.

Afinal, a prospecção em empresas B2B não é algo simples. Trata-se de um processo demorado. Porém, novas soluções, tanto de TI como de gestão de negócios, chegaram para mudar este cenário, ajudando a atrair e reter clientes com maior rapidez e eficácia.

Mas você já conhece as novas tendências para marketing B2B? Continue a leitura e descubra como elas podem te ajudar.

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As novas tendências do marketing B2B

Para atingir os clientes de maneira assertiva, simples e rápida, é necessário entender as ferramentas e estratégias mais efetivas.

Neste artigo, vamos comentar sobre 4 tendências em marketing B2B que podem alavancar seus negócios, aumentando a prospecção e retenção de seus clientes. E, então, pronto para conhecer?

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1. Gestão de dados

Em um passado recente, os consumidores não tinham muitos recursos para efetuarem reclamações relacionadas a produtos e serviços. Era muito incomum uma empresa ter seu nome manchado por algum tipo de reclamação. Pois quando aconteciam, as queixas estavam longe dos olhos de outros consumidores.

Hoje, o cenário é outro. Com a facilidade de alcance das redes sociais e outras tecnologias com acesso instantâneo, qualquer comentário negativo sobre uma empresa atinge proporções gigantescas. O que se torna prejudicial à credibilidade do negócio.

No entanto, uma boa gestão de dados permite entender melhor o comportamento dos clientes e como eles pensam. Isso é possível por meio da grande disponibilidade de informações encontradas em sistemas de big data. Ou seja, para conseguir as respostas para a solução dos problemas de seus clientes é indispensável coletar, estruturar e analisar os dados.

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2. Comportamento do consumidor 4.0

Para se manter competitivo e sempre um passo à frente da concorrência, é necessário conhecer o comportamento do consumidor 4.0. Isso porque, com as tecnologias, emergiu uma nova figura de clientes no mundo dos negócios. Ele possui vontades específicas, se tornou mais exigente e busca melhores experiências no atendimento.

Então, é preciso que a sua empresa se molde conforme as tendências atuais do mercado e do novo consumidor. Com este novo perfil em mente, o marketing B2B efetivo deve elaborar ações para satisfazer essas expectativas e atingir o público certo com a informação certa.

As tecnologias de Big Data, por exemplo, possibilitam acesso a dados relevantes sobre os seus clientes, prospects e interessados. Assim, fornecem insumos para a construção de campanhas mais impactantes e direcionadas ao público correto.

Além disso, os dados garimpados no Big Data permitem a tomada de decisões assertivas para garantir a satisfação do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda.

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3. Hiperpersonalização

Todos querem se sentir especiais e únicos. Por isso, a hiperpersonalização é uma característica exigida pelo consumidor 4.0. Essa estratégia pode ser implementada no seu negócio com o auxílio de tecnologias, como gestão de dados.

Investir nessas soluções é fundamental para conseguir entregar ofertas e promoções hiperpersonalizadas. Já que, a partir das informações coletadas, é possível detalhar em profundidade o perfil do cliente e proporcionar uma maior personalização da experiência.

Por meio do sistema, você pode identificar mais informações em tempo real e acompanhar a jornada do consumidor. Com isso, o marketing B2B da sua empresa consegue entregar conteúdo, produtos e serviços realmente direcionados para aquele prospect.

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4. Marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é uma forma de agregar valor para seus clientes. Nesta estratégia, são disponibilizados materiais relevantes para resolver os problemas e dificuldades que seus clientes passam no dia a dia.

Assim, sua marca consegue se aproximar dos prospects, mostrando que o seu produto e/ou serviço pode ser a solução para as dores do consumidor. Mas vale a pena lembrar que é preciso conhecer o público que se quer atingir para ter uma comunicação mais direcionada.

Além disso, a gestão de dados e a hiperpersonalização ajudam a segmentar e criar conteúdos ainda mais assertivos. O que deixa claro como todas as tendências de marketing B2B estão relacionadas e precisam estar alinhadas para gerar resultados reais para o seu negócio.

5. Novo uso do e-mail

Entre as tendências de marketing B2B, principalmente vinculadas ao marketing de conteúdo, está o novo papel do e-mail marketing. Agora, essa ferramenta assume posição de destaque no processo de aquisição e retenção de novos clientes.

Até porque as redes sociais não são efetivas no âmbito de conversão de clientes e servem apenas para o branding da marca. Por isso, com o uso estratégico do e-mail de prospecção e de atração, é possível gerar mais vendas para as empresas.

Tudo isso, valendo-se também de uma boa gestão de dados, que fornecem informações preciosas sobre gostos, necessidades e perfil do público.

Conte com uma agência de marketing antenada

Quando falamos em marketing, seja B2B ou B2C, tudo muda rapidamente. Por isso, é muito importante contar com parceiros que estejam sempre à frente. A ASB Marketing é uma agência de marketing atenta às novas tendências, à evolução das tecnologias, aos desafios do mercado e ao comportamento dos consumidores 4.0.

ASB atua com o marketing digital aliado a essas novas tendências, como gestão de dados, comportamento do consumidor 4.0, hiperpersonalização, marketing de conteúdo e e-mail estratégico.

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Além disso, usamos tecnologias e técnicas avançadas de marketing digital para entregar leads cada vez mais qualificados, trazer resultados de impacto para empresas B2B e escalar as vendas da área comercial.

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