marketing de atração b2b

O Marketing de atração B2B é uma estratégia que pode proporcionar diversos benefícios e resultados para a sua empresa na hora de levar seus possíveis clientes até sua empresa.

 

Essa estratégia se tornou tão importante que um estudo realizado pela HubSpot, revelou que 61% dos profissionais de marketing afirmam que melhorar o SEO e aumentar a presença orgânica é a prioridade da sua estratégia de inbound.

 

Além disso, de acordo com o mesmo estudo, 59% dos profissionais de marketing afirmam que o inbound produz leads de melhor qualidade para a equipe de vendas.

 

Dessa forma, podemos ver que a utilização do Marketing de Atração é uma ferramenta muito poderosa e sua empresa não pode ficar de fora. Por isso, neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Atração B2B, para você começar a aplicá-lo na sua empresa o mais rápido possível e aproveitar seus resultados.

 

Saiba mais: Ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa B2B

 

O que é Marketing de Atração B2B?

Pode até parecer muito básico para algumas pessoas, mas vamos entender melhor o que é o Marketing de Atração B2B. Marketing de Atração, ou no inglês, Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que possui como objetivo atrair potenciais clientes até o seu site, página nas redes sociais ou blog, para que ele faça negócio com sua empresa.

 

No Marketing de atração B2B, a empresa não procura os potenciais clientes, como acontece em outras estratégias; eles são atraídos através de conteúdo relevante para eles ou para o seu negócio e procuram pela empresa.

 

Para isso, é utilizado muitas ferramentas e estratégias, como o Marketing de Conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, newsletter, criação de e-books ou outros tipos de materiais que podem despertar o interesse do público, aumentar a autoridade da sua empresa e aumentar as chances desses clientes fecharem negócio com sua empresa.

 

O Marketing de Atração pode ser utilizado por diferentes empresas, mas, quando falamos em Marketing de Atração B2B, estamos nos referindo a quem oferece produtos e serviços para outras organizações, ou seja, Business to Business.

 

Confira: Marketing de atração: Exemplos para usar na sua empresa

 

Vantagens de investir no Marketing de Atração B2B

Já apresentamos algumas vantagens que o Marketing de Atração B2B pode proporcionar para sua empresa, porém, vamos falar mais sobre isso. Essa estratégia é conhecida por ser bastante eficiente e pode ser feita com pouco investimento, ou seja, é a escolha ideal para quem quer gastar pouco e ter retorno a longo prazo.

 

Redução do custo

O Marketing de atração B2B, como falamos, é uma estratégia com custos muito mais reduzidos do que outras. Isso acontece porque, ao contrário de estratégias tradicionais ou o investimento em mídias pagas, no Marketing de Atração, você só precisa de um local para publicar seus conteúdos, como seu próprio site ou uma rede social.

Muitas dessas opções  encontradas de graça, como as redes sociais, por exemplo, ou por preços muito mais baixos. Além disso, você mesmo pode criar seus conteúdos, tomando conta do blog, Instagram, Facebook ou LinkedIn da empresa.

 

Melhora sua autoridade 

Ao utilizar o Marketing de Atração B2B, sua empresa mostra que tem conhecimento sobre aquele assunto e se posiciona como uma autoridade e referência no mercado. Dessa forma, quando um lead procurar por assuntos relacionados no Google e encontrar sua empresa, mais de uma vez, entenderá que sua organização é capacitada para solucionar o problema.

 

Relacionamento com clientes

Outra vantagem é que com o Marketing de Atração B2B, é possível desenvolver e melhorar o relacionamento com os seus clientes. Para muitos clientes, o Marketing tradicional pode ser um pouco invasivo e acabar por diminuir as chances de negociação.

Com o Inbound Marketing, é o cliente que vai atrás da empresa e de suas soluções, por isso, você evita esse desgaste e cria um relacionamento mais saudável e de confiança entre sua empresa e seus clientes.

 

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente?

 

Ferramentas de Marketing de Atração B2B

Sua empresa pode usar diversas ferramentas para sua estratégia de Marketing de Atração B2B, vamos falar de algumas delas para que você possa conhecer e implementá-las na sua empresa.

 

Blog

O blog é um site onde a empresa coloca artigos e conteúdos informativos, seja com notícias sobre a própria empresa ou com conteúdos relacionados ao setor de atuação, usados para tirar dúvidas e educar seus clientes sobre seus produtos e serviços.

 

SEO

O Search Engine Optimization é uma ferramenta que permite melhorar a indexação das páginas de um site pelo Google, dessa forma, aumentam as chances de seu site aparecer entre as primeiras posições nas buscas orgânicas e, consequentemente, aumentam as chances de usuários clicarem no seu link e acessarem seu site.

 

E-mail marketing

Outra forma de levar conteúdos relevantes até o seu cliente é com o e-mail marketing. Algumas pessoas, erroneamente, podem achar que o e-mail está morrendo. Mas isso não é verdade, ele continua uma ótima plataforma para você investir suas estratégias de Marketing de Atração B2B.

 

Redes sociais

Hoje, existem diversas redes sociais com bilhões de usuários em todo o mundo e seu cliente ideal está em alguma delas, pode ter certeza disso. Por isso, é importante que sua empresa também esteja presente nessas redes e crie conteúdos relevantes.

 

Acesse: Qual a taxa de conversão de vendas ideal?

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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