marketing de atração exemplos

Com certeza você já ouviu de inbound marketing, não é? Essa estratégia é muito utilizada pelas empresas para atrair clientes e gerar leads para vendas. Você conhece exemplos de marketing de atração?

Essa estratégia é extremamente eficiente e pode ser implementada por qualquer empresa, independente do segmento e do mercado. Para se ter uma ideia, segundo o estudo State of Inbound, realizado pelo Hubspot, o Inbound Marketing tem a capacidade de gerar 54% mais leads do que o marketing tradicional. 

Além disso, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing, enquanto apenas 25% adotam Outbound Marketing.

O estudo revelou ainda que as empresas com estratégias de marketing de atração possuem um ROI (Retorno sobre investimento) maior do que aquelas que investem em Outbound.

Sendo assim, o marketing de atração pode trazer muitos resultados positivos para sua empresa. Se você ainda está em dúvida sobre essa estratégia, neste artigo, vamos falar sobre exemplos de marketing de atração e muito mais. 

Etapas do marketing de atração

Ele pode ser dividido em quatro etapas fundamentais, vamos conhecer cada parte do marketing de atração e exemplos.

Atração

A primeira etapa é a atração. É neste momento em que sua empresa vai atrair o cliente através de conteúdos relevantes e boas estratégias. Seja por meio de conteúdos nas redes sociais, blogs bem posicionados no Google ou vídeos no YouTube, por exemplo.

Fazer esse tipo de conteúdo trará mais visibilidade para a sua marca, além de ajudar seu público a descobrir qual o seu problema e como resolvê-lo.

Conversão

A próxima é a etapa de conversão, é nela onde você começa a fazer a captação de leads, conseguindo seus dados de contato para que no futuro eles se tornem clientes. 

Para isso, é possível oferecer materiais ricos de qualidade que agreguem valor ao lead, como e-books e pesquisas em troca dos dados de contato dos leads.

Fechamento

Após a captação e a nutrição do lead, é o momento de realizar o fechamento do negócio. Neste momento, ele já sabe qual o seu problema, mas pode estar em dúvida se sua empresa realmente é a melhor opção. 

Dessa forma, você deve nutri-lo com conteúdos que comprovem a eficácia do seu produto

Encantamento

O trabalho de um vendedor não acaba após o fechamento de uma venda, ele deve continuar suas atividades de pós-venda para fidelizar o cliente, oferecendo o melhor suporte e atendimento.

Exemplos de Marketing de atração

Agora, vamos ver algumas estratégias, exemplos de marketing de atração, formas de usar esse tipo de marketing.

Blog

Um dos exemplos de marketing de atração mais comum é a criação e o desenvolvimento de um blog. Através desta plataforma, é possível criar e compartilhar conteúdos relevantes para o seu público, sobre diversos assuntos que possam ser do interesse deles.

Ao combinar o seu blog com as técnicas de SEO, é possível colocar seus conteúdos nas primeiras posições do Google, o que aumenta muito as chances de levar usuários para dentro do seu site e convertê-los em leads e, posteriormente, em clientes.

SEO

Apesar de ser um ótimo reforço para o seu blog, o SEO deve ser utilizado em outros locais do seu site, assim, a indexação do Google será feita mais rapidamente e ele estará nas primeiras páginas com mais facilidade.

Algumas estratégias de SEO que podem ser utilizadas no seu site são: realizar pesquisas de palavras-chave, otimizar suas imagens, acelerar o carregamento da página, ter um design responsivo, link building.

Redes sociais

Atualmente, existem diversas redes sociais com milhares de usuários, seu cliente com certeza está em uma, ou mais, delas e sua empresa também precisa estar.

Através das redes sociais você pode criar conteúdos de qualidade, utilizar hashtags para encontrar mais clientes, fazer anúncios, divulgar produtos e serviços, se comunicar com seus clientes e muito mais.

Uma boa estratégia de redes sociais pode melhorar o seu posicionamento de marca, aumentar seu alcance e sua autoridade no assunto, fazendo com que mais clientes procurem você para conhecer seu trabalho.

E-mail marketing

Outro exemplo de estratégia de marketing de atração que pode implementar na sua empresa é o e-mail marketing. Com ele, você tem um canal de comunicação direto com o seu cliente e pode utilizá-lo para o desenvolvimento de diversos conteúdos, divulgar notícias e acontecimentos da sua empresa, newsletter, etc.

Materiais ricos

Os chamados materiais ricos são aqueles conteúdos que demandam mais tempo, pesquisa e esforço para serem feitos, como, por exemplo, e-books, infográficos, pesquisas, e muito mais.

Ao oferecer esse material para os clientes, você consegue suas informações de contato, e-mail, telefone ou qualquer outra que seja necessária para sua empresa. Além disso, você melhora o posicionamento da empresa como referência e especialista no assunto.

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário