Marketing de conteúdo: por que sua empresa precisa de um blog? : ASB Marketing
Blog
marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo: por que sua empresa precisa de um blog?

26/06/2019 | Por Juliana Cocurutto

Uma das principais práticas de marketing de conteúdo é a adoção de um blog institucional pelo qual sua marca pode comunicar-se com seu público, educando-o e nutrindo-o.

Os conteúdos de blog podem ser diversificados, além de tratar de toda a gama de temas que seja relevante para público, ajudando-o a converter em vendas.

Leia também: 5 dicas de marketing de conteúdo para gerar mais vendas

A seguir conheça qual a importância do blog na estratégia de conteúdo e 7 etapas para colocar seu blog no ar!

Por que sua empresa precisa de um blog na estratégia de marketing de conteúdo?

A estratégia de marketing de conteúdo já está consolidada e o blog é uma parte importante nos resultados que podem ser alcançados com essa prática. Entre os benefícios gerados destacam-se:

  • autoridade de marca;
  • melhor posicionamento no Google e aumento do tráfego;
  • maior educação e qualificação dos potenciais clientes;
  • facilitação do processo de venda;
  • resultados permanentes.

Essas melhorias estão associadas aos resultados viabilizados pelo blog e marketing de conteúdo de acordo com pesquisas. Segundo informações do HubSpot:

  • para 43% dos profissionais de marketing B2B o blog é tipo mais importante de conteúdo;
  • o marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que as mídias pagas;
  • 47% dos compradores visualizaram três conteúdos de blog sobre um tema antes de buscarem contato com representante comercial.

Portanto, o blog é um importante aliado para atração e conversão de leads, visto que obter informação de qualidade é um critério usado pelo público antes de optar por uma interação comercial com a marca.

Leia também: Marketing de conteúdo épico: a estratégia que atrai clientes com menos marketing

7 etapas para criar um blog

A criação do blog depende de fases de planejamento, análise de mercado e execução. A seguir conheça 7 etapas essenciais para uma estratégia mais sólida de blog e marketing de conteúdo!

1. Defina o objetivo

Inicialmente, é preciso definir qual o objetivo da marca com o blog que será criado. Esse aspecto influencia os conteúdos, abordagem, temas, linguagem, entre outros fatores.

Por exemplo, o blog pode ser usado para aumentar o tráfego do site, educar o público-alvo ou mesmo criar autoridade no segmento, tornando-se uma referência na área.

Saiba mais: Como criar um conteúdo de qualidade para blog corporativo

2. Identifique sua persona

Para quem o seu conteúdo é destinado? Essa definição contribuirá na definição de temas e abordagens, além da linguagem e do tom utilizados nos textos.

definição da persona é um passo inicial, pois toda a estruturação da estratégia deve ser realizada pensando nela, inclusive aspectos como usabilidade e layout.

Um usuário com menor familiaridade com a internet precisa de uma interface mais clean e direta, enquanto um mais profissional prefere um blog mais completo. Essas variações devem ser levadas em conta.

3. Defina um sistema de gerenciamento de conteúdo

Em geral, as empresas já tem um site quando desejam criar um blog, sendo que o domínio costuma ser uma extensão do atual site. Caso contrário, será necessário criar o blog do zero, definindo domínio e hospedagem.

Caso o site já esteja em funcionamento, é necessário escolher o Content Management System (CMS) traduzido como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Essa ferramenta viabiliza todos os processos do blog, como:

  • criação de páginas;
  • geração de links;
  • navegabilidade do conteúdo;
  • gerenciamento das páginas;
  • estrutura de posts, links e comentários.

Existem diferentes CMS, mas o mais comum é o WordPress, que detém cerca de 60% do marketshare global. Ele tem o código aberto, o que viabilizou a criação de milhões de temas, plugins e extensões que o tornou mais completo.

4. Invista no design

A plataforma utilizada vai impactar os layouts disponíveis, no entanto, é essencial que seja definido ou criado um design condizente com a identidade visual da marca e com as preferências do potencial cliente.

O design impacta a navegabilidade e usabilidade do blog, fatores que determinam a facilidade do usuário de encontrar o que procura entre os seus conteúdos, tornando o uso mais amplo e agradável, o que impacta a experiência do cliente e permanência no site.

5. Instale plugins e ferramentas de apoio

Muitos gestores acreditam que quanto mais plugins adicionados, mais completo será o blog, mas não é bem assim que funciona. Quanto mais plugins instalados, mais lento será o carregamento, impactando o posicionamento no Google.

Saiba mais: Como ranquear meu site no Google: entenda a importância do conteúdo

Isso não quer dizer que não é vantajoso tê-los instalados, visto que podem contribuir com a experiência do usuário, funcionalidades e análise do desempenho do blog.

O mais recomendado é identificar quais plugins têm mais a contribuir com a performance do seu blog de acordo com o perfil do público, hospedagem e interesses com a estratégia de marketing de conteúdo, adicionando apenas o essencial.

6. Inicie a produção de conteúdo

As etapas de planejamento do blog concluídas é o momento de iniciar a produção de conteúdo considerando as boas-práticas de SEO e também a estratégia de marketing de conteúdo, como temas, abordagem, tipos e outras.

O ideal é criar um calendário de produção e publicação. A maior parte dos conteúdos deve ser focada na atração e geração de leads, visto que as etapas seguintes como consideração e decisão normalmente impactam menos leads.

7. Mensure os resultados

A mensuração dos resultados possível com os plugins de análise de desempenho é essencial para identificar o ROI (retorno sobre o investimento), mas também métricas mais específicas do blog, como:

  • número de visitantes e sessões;
  • duração média das sessões;
  • taxa de rejeição.

Esses indicadores ajudam a identificar se a estratégia está corretamente planejada e executada de acordo com as características do público, atendendo adequadamente às expectativas dos usuários.

Leia também: Saiba como mensurar os dados de sua estratégia de conteúdo

Constata-se assim que as estratégias de marketing de conteúdo e blog são eficazes, mas exigem um extenso planejamento para que apresentem os resultados desejados.

Como uma agência especializada contribui para o blog?

Dada à necessidade de planejamento técnico e estratégico do blog é essencial que a solução seja desenvolvida por profissionais experientes. A escolha de fatores como hospedagem e sistema de gerenciamento impactam resultados e efetividade da prática.

Dessa forma, contar com uma agência especializada é fundamental para obter o retorno esperado com o blog, consolidando a estratégia no longo prazo e gerando autoridade à marca.

A ASB Marketing possui um método diferenciado para o desenvolvimento da estratégia de marketing de conteúdo que inclui:

  • benchmarking;
  • definição das personas;
  • definição das palavras-chave;
  • plano editorial com calendário do blog;
  • conteúdos originais;
  • relatórios de desempenho.

Dessa forma, o cliente acompanha todas as etapas de planejamento e execução das estratégias. Conheça mais sobre a solução de marketing de conteúdo da ASB Marketing!

Baixe nosso eBook e conheça as principais etapas do planejamento de marketing digital!