Marketing de Conteúdo: como essa estratégia pode ajudar em tempos de crise Skip to main content

As crises resultam em muitos desafios para as empresas, inclusive no gerenciamento das ações de Marketing de Conteúdo e nas estratégias comerciais.

No momento atual, temos acompanhado as consequências do novo Coronavírus em todos os setores e as constantes mudanças das organizações para conseguirem se adaptar, sobreviver e gerar demandas.

As instabilidades não são tão incomuns quanto imaginamos. De acordo com um levantamento da PwC, 69% dos gestores corporativos passaram por ao menos uma crise nos últimos 5 anos. 

Esse mesmo estudo destaca que 57% das instituições respondentes saíram de uma situação de risco com mais oportunidades do que entraram. 

No entanto, para isso, as ações focadas em marketing e vendas não devem ser deixadas de lado. Muito pelo contrário, é preciso investir em estratégias que aproximem a sua organização do público-alvo, crie relacionamentos e solidifique a confiança do cliente em potencial com o seu negócio. 

Para se ter uma ideia, dados de um estudo realizado pela RD Station nos revelam que 71% das organizações consideram a implementação de melhorias nas ações de marketing e vendas como prioridade.

Dentre as principais estratégias, 78,2% dos respondentes desejam criar canais de relacionamento com os clientes digitais e 85,7% planejam implementar o Marketing de Conteúdo.

Mas, afinal, quais os benefícios da adoção dessa prática nas vendas B2B e como implementá-la? Além disso, como essa técnica pode auxiliar as organizações nos períodos de crise?

Para te ajudar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo, confira!

Veja mais: Como adotar ações de marketing de atração em empresas B2B e gerar leads na crise

Como implementar essa estratégia na sua empresa?

Como o próprio nome já indica, o Marketing de Conteúdo depende, principalmente, da construção de materiais relevantes, únicos e personalizados para o seu público-alvo.

Na prática, tem por objetivo aproximar uma empresa de seus clientes em potencial por meio da disponibilização e troca de informações. 

O primeiro passo para implementar essa estratégia é definir um planejamento baseado na sua persona e o seu comportamento online.

Para isso, é fundamental compreender quais são os principais canais que o seu consumidor navega, o processo de decisão de compra, suas dificuldades e dúvidas em relação ao seu mercado.

Com base nessas informações, é momento de organizar a construção de conteúdos que gerem valor e sejam facilmente encontrados. Por isso, é essencial utilizar blogs, e-mails e redes sociais para veicular e divulgar essas informações.

Lembre-se sempre que esses materiais devem suprir as necessidades do seu prospect, como também, precisam ser adaptados para as etapas do funil de vendas

Dessa forma, sua empresa consegue mapear a jornada do cliente no pipeline e otimizar os processos de negociação.

Por fim, todas as estratégias adotadas no seu negócio devem ser acompanhadas e alteradas sempre que necessário. 

Por essa razão, monitore as métricas de acesso do seu site, analise as palavras-chave mais relevantes e o posicionamento de seus páginas. 

Como também, certifique-se de que todo o site cumpre com as indicações do SEO para otimização, ranqueamento nos buscadores e melhor experiência do seu usuário.

Veja também: Marketing de conteúdo: 4 tecnologias essenciais para uma estratégia de sucesso

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar em tempos de crise?

O Marketing de Conteúdo pode auxiliar as organizações em diversos aspectos em tempos de crise, isso porque possui benefícios bastante positivos. Veja os principais:

Auxilia na transformação digital

O primeiro ponto a ser destacado acerca dessa ação é a transformação digital. De modo geral, por se tratar de uma estratégia que utiliza como base a disseminação de conteúdo online, inspira nas empresas pela necessidade de otimização e, principalmente, de participação do universo digital. 

Por isso, a adesão de novas tecnologias ou ferramentas que viabilizem essas condições passam a se tornar parte fundamental do Marketing de Conteúdo.

Por outro lado, a análise de dados, acompanhamento do público, estudo da concorrência, alinhamento operacional e levantamento de outras informações semelhantes também dependem diretamente da adequação às inovações presentes no mercado.

Reduz o CAC e aumenta o ROI

Outra vantagem nítida do Marketing de Conteúdo é a redução do CAC, sigla para Custo por Aquisição de Clientes. 

Por ser uma ação com baixo investimento e direcionada, é possível maximizar os retornos comerciais com uma aplicação financeira muito menor quando comparado com ações pagas.

Além disso, é duradouro, visto que um mesmo conteúdo pode ser compartilhado, lido e acessado uma infinidade de vezes.

Desse modo, o Retorno Sobre Investimento, cuja sigla em inglês é ROI, também é positivamente afetada, com o aumento dos resultados operacionais.

Acirra o relacionamento com o cliente

Já citamos que um dos objetivos dessa estratégia é atrair clientes em potencial por meio de conteúdos relevantes, certo? 

Nesse sentido, a empresa ainda consegue maximizar o relacionamento com o cliente e aprimorar a confiança do prospect tanto na marca quanto na solução fornecida.

A principal razão para isso é a famosa “autoridade”, isto é, a veiculação de informações corretas, transparentes e atualizadas. 

Com isso, uma organização conquista credibilidade no seu setor e passa a ser uma das fontes de dados dos seus consumidores em potencial. Essa relação inspira tomadas de decisões e iniciativas comerciais, mesmo em tempos de crise.

Pode ser combinado com outras estratégias

Por fim, uma das possibilidades mais aclamadas do Marketing de Conteúdo é a opção de combiná-lo com outras estratégias do Marketing Digital, como a Prospecção Ativa.

Ou seja, ao mesmo tempo que uma instituição atrai novos usuários, visitantes e leads para o seu site, também busca prospects que estão em seu momento de compra e educá-os para negociar com a empresa. 

Conte com a ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência digital que fornece estratégias completas de Marketing de Conteúdo e Prospecção Ativa 4.0.

Contando com experiência de mercado, inteligência comercial, Big Datas e outras ferramentas inovadoras, auxiliamos os nossos clientes desde a definição do perfil do consumidor ideal até o monitoramento das ações.

Além disso, apoiamos o seu time de SDRs por meio da Consultoria Comercial, analisando as principais estratégias do seu negócio e combinando as tendências do setor, com o objetivo de maximizar os seus resultados internos, otimizar os fluxos de vendas e contornar as objeções com facilidade. 

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