marketing de conteúdo

As crises resultam em muitos desafios para as empresas, inclusive no gerenciamento das ações de Marketing de Conteúdo e nas estratégias comerciais.

No momento atual, temos acompanhado as consequências do novo Coronavírus em todos os setores e as constantes mudanças das organizações para conseguirem se adaptar, sobreviver e gerar demandas.

As instabilidades não são tão incomuns quanto imaginamos. De acordo com um levantamento da PwC, 69% dos gestores corporativos passaram por ao menos uma crise nos últimos 5 anos. 

Esse mesmo estudo destaca que 57% das instituições respondentes saíram de uma situação de risco com mais oportunidades do que entraram. 

No entanto, para isso, as ações focadas em marketing e vendas não devem ser deixadas de lado. Muito pelo contrário, é preciso investir em estratégias que aproximem a sua organização do público-alvo, crie relacionamentos e solidifique a confiança do cliente em potencial com o seu negócio. 

Para se ter uma ideia, dados de um estudo realizado pela RD Station nos revelam que 71% das organizações consideram a implementação de melhorias nas ações de marketing e vendas como prioridade.

Dentre as principais estratégias, 78,2% dos respondentes desejam criar canais de relacionamento com os clientes digitais e 85,7% planejam implementar o Marketing de Conteúdo.

Mas, afinal, quais os benefícios da adoção dessa prática nas vendas B2B e como implementá-la? Além disso, como essa técnica pode auxiliar as organizações nos períodos de crise?

Para te ajudar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo, confira!

Veja mais: Como adotar ações de marketing de atração em empresas B2B e gerar leads na crise

Como implementar essa estratégia na sua empresa?

Como o próprio nome já indica, o Marketing de Conteúdo depende, principalmente, da construção de materiais relevantes, únicos e personalizados para o seu público-alvo.

Na prática, tem por objetivo aproximar uma empresa de seus clientes em potencial por meio da disponibilização e troca de informações. 

O primeiro passo para implementar essa estratégia é definir um planejamento baseado na sua persona e o seu comportamento online.

Para isso, é fundamental compreender quais são os principais canais que o seu consumidor navega, o processo de decisão de compra, suas dificuldades e dúvidas em relação ao seu mercado.

Com base nessas informações, é momento de organizar a construção de conteúdos que gerem valor e sejam facilmente encontrados. Por isso, é essencial utilizar blogs, e-mails e redes sociais para veicular e divulgar essas informações.

Lembre-se sempre que esses materiais devem suprir as necessidades do seu prospect, como também, precisam ser adaptados para as etapas do funil de vendas

Dessa forma, sua empresa consegue mapear a jornada do cliente no pipeline e otimizar os processos de negociação.

Por fim, todas as estratégias adotadas no seu negócio devem ser acompanhadas e alteradas sempre que necessário. 

Por essa razão, monitore as métricas de acesso do seu site, analise as palavras-chave mais relevantes e o posicionamento de seus páginas. 

Como também, certifique-se de que todo o site cumpre com as indicações do SEO para otimização, ranqueamento nos buscadores e melhor experiência do seu usuário.

Veja também: Marketing de conteúdo: 4 tecnologias essenciais para uma estratégia de sucesso

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar em tempos de crise?

O Marketing de Conteúdo pode auxiliar as organizações em diversos aspectos em tempos de crise, isso porque possui benefícios bastante positivos. Veja os principais:

Auxilia na transformação digital

O primeiro ponto a ser destacado acerca dessa ação é a transformação digital. De modo geral, por se tratar de uma estratégia que utiliza como base a disseminação de conteúdo online, inspira nas empresas pela necessidade de otimização e, principalmente, de participação do universo digital. 

Por isso, a adesão de novas tecnologias ou ferramentas que viabilizem essas condições passam a se tornar parte fundamental do Marketing de Conteúdo.

Por outro lado, a análise de dados, acompanhamento do público, estudo da concorrência, alinhamento operacional e levantamento de outras informações semelhantes também dependem diretamente da adequação às inovações presentes no mercado.

Reduz o CAC e aumenta o ROI

Outra vantagem nítida do Marketing de Conteúdo é a redução do CAC, sigla para Custo por Aquisição de Clientes. 

Por ser uma ação com baixo investimento e direcionada, é possível maximizar os retornos comerciais com uma aplicação financeira muito menor quando comparado com ações pagas.

Além disso, é duradouro, visto que um mesmo conteúdo pode ser compartilhado, lido e acessado uma infinidade de vezes.

Desse modo, o Retorno Sobre Investimento, cuja sigla em inglês é ROI, também é positivamente afetada, com o aumento dos resultados operacionais.

Acirra o relacionamento com o cliente

Já citamos que um dos objetivos dessa estratégia é atrair clientes em potencial por meio de conteúdos relevantes, certo? 

Nesse sentido, a empresa ainda consegue maximizar o relacionamento com o cliente e aprimorar a confiança do prospect tanto na marca quanto na solução fornecida.

A principal razão para isso é a famosa “autoridade”, isto é, a veiculação de informações corretas, transparentes e atualizadas. 

Com isso, uma organização conquista credibilidade no seu setor e passa a ser uma das fontes de dados dos seus consumidores em potencial. Essa relação inspira tomadas de decisões e iniciativas comerciais, mesmo em tempos de crise.

Pode ser combinado com outras estratégias

Por fim, uma das possibilidades mais aclamadas do Marketing de Conteúdo é a opção de combiná-lo com outras estratégias do Marketing Digital, como a Prospecção Ativa.

Ou seja, ao mesmo tempo que uma instituição atrai novos usuários, visitantes e leads para o seu site, também busca prospects que estão em seu momento de compra e educá-os para negociar com a empresa. 

Conte com a ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência digital que fornece estratégias completas de Marketing de Conteúdo e Prospecção Ativa 4.0.

Contando com experiência de mercado, inteligência comercial, Big Datas e outras ferramentas inovadoras, auxiliamos os nossos clientes desde a definição do perfil do consumidor ideal até o monitoramento das ações.

Além disso, apoiamos o seu time de SDRs por meio da Consultoria Comercial, analisando as principais estratégias do seu negócio e combinando as tendências do setor, com o objetivo de maximizar os seus resultados internos, otimizar os fluxos de vendas e contornar as objeções com facilidade. 

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe!

Baixe nosso guia completo e entenda como aumentar as vendas B2B com tecnologia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário