10 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B Skip to main content

Se você trabalha com marketing, vendas ou está a frente de um negócio certamente já ouviu o termo marketing de conteúdo, ainda que não saiba exatamente como a estratégia funciona e quais os benefícios em adotá-la, principalmente no B2B.

Neste post é exatamente esse tema que vamos abordar, afinal, não é incomum que novas estratégias de marketing surjam sem que as vantagens sejam claras aos gestores.

Inicialmente, é preciso saber o quão consolidado o marketing de conteúdo já se encontra. De acordo com a pesquisa Content Trends 2018, 73% das empresas brasileiras já usam marketing de conteúdo e, entre as que ainda não adotaram a metodologia, 61,8% pretendem fazê-lo em breve.

Esses dados despertam a curiosidade: essa estratégia é tão benéfica assim? Continue conosco e saiba como o marketing de conteúdo para B2B funciona e 10 razões para empresas investirem na metodologia.

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Como funciona a estratégia de marketing de conteúdo?

O conceito pode ser entendido como a criação de conteúdo rico e relevante para prospectar, gerar e nutrir leads por meio de informações que agreguem valor ao cliente. A metodologia também inclui a distribuição desses conteúdos.

Existem diferentes formatos de conteúdos que podem fazer parte da estratégia da empresa, como posts, e-books, whitepapers, vídeos, infográficos, webinars e outros. Nessa prática, valoriza-se a difusão de informações relevantes ao consumidor, sem necessariamente fazer uma divulgação comercial da empresa.

Dessa forma, o tom usado nos conteúdos deve ser educativo e informativo. Caso o consumidor avance na jornada de compra, aí sim a marca pode promover materiais mais comerciais.

A distribuição também faz parte do marketing de conteúdo, considerando, portanto, práticas como e-mail marketing, postagem em blog, divulgação nas redes sociais, newsletter e outras.

O marketing de conteúdo é composto assim dos materiais para informar o consumidor sobre questões importantes para a jornada de compra e também pelas estratégias usadas para que esses conteúdos cheguem no momento certo ao cliente.

10 motivos para empresas B2B investirem em conteúdo

Após saber como funciona a estratégia de marketing de conteúdo, é relevante que você saiba exatamente quais benefícios podem ser esperados ao investir na metodologia. Esse conhecimento permite alinhar às expectativas do negócio com as possibilidades reais da solução.

Sem esse alinhamento inicial, não é possível mensurar os benefícios da estratégia e se ela atende adequadamente os objetivos da empresa. Portanto, confira a seguir motivos para empresas B2B investirem em marketing de conteúdo.

1. Relacionamento com o cliente

Um dos primeiros e mais significativos benefícios da metodologia consiste no fortalecimento das ações de relacionamento com o cliente, viabilizando a retenção e fidelização das empresas parceiras por meio da relevância da relação construída.

Com os conteúdos, a marca consegue manter-se relevante diante dos parceiros, agregando na experiência em relação aos produtos já comercializados e também expandindo os potenciais comerciais da parceria ao conhecer melhor as necessidades dos negócios.

2. Visibilidade da marca

A visibilidade consiste em quanto a marca é difundida e reconhecida entre o público. É como se o negócio tivesse constantemente um palco no qual possa apresentar suas principais qualidades e conhecimentos, contribuindo para que os potenciais clientes e público interessado conheçam e confiem mais na marca.

3. Autoridade no segmento

A autoridade é o quanto a sua marca é reconhecida como uma referência no segmento em que atua, impactando tanto consumidores quanto empresas concorrentes. Ao atuar no B2B, essa característica é essencial, pois as companhias preferem estabelecer parcerias com negócios reconhecidamente relevantes.

Ao criar e promover conteúdos ricos, a empresa demonstra conhecimento e pioneirismo na área, destacando-se da concorrência e ganhando autoridade.

4. Escalabilidade

Algumas ações de marketing são limitadas, inviabilizando que haja um aumento significativo do alcance da marca. O marketing de conteúdo rompe com esse aspecto, pois quanto mais material relevante criar, maior será o potencial da sua empresa atingir novos consumidores.

Outro benefício é que, por exigir um baixo investimento, a solução não se torna financeiramente inviável se o objetivo for expandi-la.

5. Aumento do tráfego

Quanto mais conteúdos ricos são postados no blog da empresa, maiores são as chances de rankear em ferramentas de busca como o Google, sendo exibido entre os primeiros resultados para diferentes pesquisas dos usuários.

rankeamento no Google está diretamente relacionado com o maior tráfego no site e também em mais autoridade e visibilidade, consistindo, portanto, em vantagens que se alimentam continuamente.

6. Custos da geração de leads

Apesar de eficaz, as estratégias de mídias pagas têm como limitação a questão orçamentária, pois os resultados só continuam enquanto a campanha tiver recursos, aumentando o custo de aquisição de cliente (CAC).

O marketing de conteúdo, por sua vez, possui custos de manutenção mais acessíveis, pois, após a criação e postagem, aquele material pode continuar dando retorno após anos. Isso não significa que a estratégia não tenha custos de planejamento e execução, no entanto, em longo prazo, o CAC é significativamente menor.

7. Melhora o processo de nutrição de leads

nutrição de leads é o processo pelo qual o usuário passa de visitante a cliente da marca, mas para que essa jornada seja efetiva ele precisa reconhecer seu produto ou serviço como o mais benéfico para o negócio dele, identificando como funciona, como atende as necessidades dele e as vantagens que proporciona.

Essas informações, no entanto, devem ser fragmentadas na jornada de compra, viabilizando que o potencial cliente aprenda um aspecto da solução de cada vez. Os conteúdos ricos auxiliam nesse processo, permitindo um aprendizado completo e no tempo do cliente.

8. Auxilia na decisão da compra

Como afirmamos, a jornada de compra é o que leva um visitante da marca a cliente e o conteúdo tem um papel importante em todas as etapas, mas especialmente na fase de decisão.

Ao avaliar os potenciais fornecedores da empresa, o gestor tende a preferir aquele que se mostrou mais completo e prestativo durante a fase de pesquisa da solução. Portanto, a tendência é que no momento de indicar o parceiro ele opte por aquele que se diferenciou durante todo o processo.

9. Aumenta as vendas

Como consequência dos demais benefícios, o resultado esperado com o marketing de conteúdo é um impacto direto nas vendas da empresa, fazendo com que haja um aumento na geração de leads, qualidade da nutrição e, por fim, conversão do lead em cliente.

10. É mensurável

Em todas os segmentos, mas especialmente no marketing, a mensuração das estratégias é essencial para que o orçamento seja corretamente direcionado às soluções mais vantajosas.

Como vantagem, o marketing de conteúdo permite monitorar os resultados e assim compreender o quanto a solução tem agregado nos resultados do negócio, viabilizando uma gestão mais acertada e eficiente.

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Verifica-se, portanto, que o marketing de conteúdo consiste em uma estratégia completa e eficaz entre as soluções de marketing digital, no entanto, é fundamental escolher uma parceira de qualidade para dar suporte nesse processo.

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