Marketing de conteúdo: entenda o crescimento dessa estratégia de vendas Skip to main content

Empresas dos mais variados segmentos têm investido em marketing de conteúdo. Isso se deve à possibilidade de escalar um negócio de maneira eficiente, independente de sua área de atuação.

Esse é justamente o principal diferencial do marketing de conteúdo: uma estratégia versátil, que se adapta a diferentes perfis de consumidores, gerando um maior engajamento entre marca e consumidor final.

Impulsionado pela mudança do comportamento do consumidor, que está mais exigente e buscando mais relevância nos conteúdos disponíveis na internet, o conteúdo vem ocupando espaço cada vez mais maior na estratégia de marketing das empresas.

Para se ter ideia do crescimento dessa estratégia, um estudo da PQ Media concluiu que o marketing de conteúdo movimentou 16 bilhões de dólares em todo o mundo, sendo 7 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos. Além disso, estima-se que o investimento em marketing de conteúdo continuará crescendo 14% ao ano até 2021.

No Brasil, essa realidade não é diferente, 71% das empresas brasileiras já adotaram a estratégia para atrair e reter clientes. De acordo com uma pesquisa da Content Trends, empresas que utilizam o marketing de conteúdo estão gerando 3,2 vezes mais leads qualificados.

Os dados mostram que as marcas mudaram a forma de se comunicar com os consumidores, focando seus esforços em atrair o consumidor, desenvolvendo relações comerciais mais saudáveis e adaptadas ao cenário atual, no qual os consumidores possuem mais autonomia na jornada de compra.

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Quais resultados as empresas estão conquistando com marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é o principal pilar da estratégia de inbound marketing. Em essência, a estratégia consiste em produzir e distribuir conteúdos relevantes para o público de interesse do negócio.

Com acesso a uma grande quantidade de informações, o consumidor não se interessa em saber apenas sobre a empresa. O prospect quer encontrar soluções para problemas que muitas vezes ele sequer sabe que tem e o marketing de conteúdo também pode ajudar com isso.

Descubra, a seguir, os principais resultados ao investir em marketing de conteúdo:

1. Presença digital

Muitas empresas investem fortunas na criação de sites, mas esse esforço será em vão sem a devida otimização. A estratégia de marketing de conteúdo, combinada às técnicas de SEO, melhora o posicionamento do seu site no mecanismo de busca mais utilizado no mundo: o Google. E isso sem a necessidade de investir uma fortuna em anúncios.

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algoritmo do Google está cada vez mais inteligente e já possui a capacidade de analisar o nível de relevância dos conteúdos disponíveis na internet, o que também influencia o posicionamento.

2. Preparar o cliente para a compra

Uma das principais funcionalidades do marketing de conteúdo é a nutrição de leads, em que são elaborados conteúdos específicos para maturar o prospect e prepará-lo para o estágio de decisão de compra. Dessa forma, mesmo aquelas oportunidades que sua equipe comercial julgava perdida podem ser reaproveitadas e convertidas.

3. Autoridade na sua área de atuação

A disseminação de informações relevantes sobre o seu segmento proporciona que a sua marca se torne referência no mercado em que atua. Com isso, os potenciais clientes terão confiança em seu trabalho.

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Além disso, ao passo que os conteúdos são criados e divulgados, seja nas redes sociais ou por e-mail, são abertas infinitas possibilidades de interação, como o esclarecimento de dúvidas, envio de sugestões e o compartilhamento, o que gera publicidade espontânea.

4. Melhorar experiência pós-venda

Engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo é uma estratégia voltada apenas à captação de novos clientes. Ele também pode ser usado na estratégia de pós-venda, como forma de reter clientes.

A estratégia pode ser facilmente adaptada ao seu modelo de negócio, sendo possível implantar alternativas de interação com o cliente após a aquisição de um produto ou serviço.

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Como vimos, alcançar bons resultados com uma estratégia de marketing de conteúdo é uma tarefa que exige preparo e constante atualização. São técnicas que exigem muito mais do que apenas colocar um conteúdo no ar e torcer para que ele gere resultados. Para isso,  você pode contar com ajuda especializada.

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ASB Marketingagência de marketing digital especializada em marketing de conteúdo e em escalar resultados para empresas B2B, criou a solução que une inteligência artificial, automação e big data para geração de leads qualificados – ou seja, contatos de potenciais clientes que estão prontos para sua equipe de vendas fechar o negócio.

Com essa metodologia, chamada de Climber, que também inclui técnicas de marketing digital, você consegue apresentar resultados de vendas mais rápido, com menos esforço e com baixo custo.

Além disso, a solução envolve a prospecção por atração através de nutrição de leads, com produção de conteúdo relevante criado a partir de estudo de palavras-chave e acompanhamento da jornada de compra do cliente, utilizando as técnicas de SEO, marketing de conteúdo e otimização de sites com foco em conversões (CRO).

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