Empresas dos mais variados segmentos têm investido em marketing de conteúdo. Isso se deve à possibilidade de escalar um negócio de maneira eficiente, independente de sua área de atuação.
Esse é justamente o principal diferencial do marketing de conteúdo: uma estratégia versátil, que se adapta a diferentes perfis de consumidores, gerando um maior engajamento entre marca e consumidor final.
Impulsionado pela mudança do comportamento do consumidor, que está mais exigente e buscando mais relevância nos conteúdos disponíveis na internet, o conteúdo vem ocupando espaço cada vez mais maior na estratégia de marketing das empresas.
Para se ter ideia do crescimento dessa estratégia, um estudo da PQ Media concluiu que o marketing de conteúdo movimentou 16 bilhões de dólares em todo o mundo, sendo 7 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos. Além disso, estima-se que o investimento em marketing de conteúdo continuará crescendo 14% ao ano até 2021.
No Brasil, essa realidade não é diferente, 71% das empresas brasileiras já adotaram a estratégia para atrair e reter clientes. De acordo com uma pesquisa da Content Trends, empresas que utilizam o marketing de conteúdo estão gerando 3,2 vezes mais leads qualificados.
Os dados mostram que as marcas mudaram a forma de se comunicar com os consumidores, focando seus esforços em atrair o consumidor, desenvolvendo relações comerciais mais saudáveis e adaptadas ao cenário atual, no qual os consumidores possuem mais autonomia na jornada de compra.
Quais resultados as empresas estão conquistando com marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é o principal pilar da estratégia de inbound marketing. Em essência, a estratégia consiste em produzir e distribuir conteúdos relevantes para o público de interesse do negócio.
Com acesso a uma grande quantidade de informações, o consumidor não se interessa em saber apenas sobre a empresa. O prospect quer encontrar soluções para problemas que muitas vezes ele sequer sabe que tem e o marketing de conteúdo também pode ajudar com isso.
Descubra, a seguir, os principais resultados ao investir em marketing de conteúdo:
1. Presença digital
Muitas empresas investem fortunas na criação de sites, mas esse esforço será em vão sem a devida otimização. A estratégia de marketing de conteúdo, combinada às técnicas de SEO, melhora o posicionamento do seu site no mecanismo de busca mais utilizado no mundo: o Google. E isso sem a necessidade de investir uma fortuna em anúncios.
Leia também: Como manter seu site nas primeiras posições do Google
O algoritmo do Google está cada vez mais inteligente e já possui a capacidade de analisar o nível de relevância dos conteúdos disponíveis na internet, o que também influencia o posicionamento.
2. Preparar o cliente para a compra
Uma das principais funcionalidades do marketing de conteúdo é a nutrição de leads, em que são elaborados conteúdos específicos para maturar o prospect e prepará-lo para o estágio de decisão de compra. Dessa forma, mesmo aquelas oportunidades que sua equipe comercial julgava perdida podem ser reaproveitadas e convertidas.
3. Autoridade na sua área de atuação
A disseminação de informações relevantes sobre o seu segmento proporciona que a sua marca se torne referência no mercado em que atua. Com isso, os potenciais clientes terão confiança em seu trabalho.
Leia também: Como criar um conteúdo de qualidade para blog corporativo
Além disso, ao passo que os conteúdos são criados e divulgados, seja nas redes sociais ou por e-mail, são abertas infinitas possibilidades de interação, como o esclarecimento de dúvidas, envio de sugestões e o compartilhamento, o que gera publicidade espontânea.
4. Melhorar experiência pós-venda
Engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo é uma estratégia voltada apenas à captação de novos clientes. Ele também pode ser usado na estratégia de pós-venda, como forma de reter clientes.
A estratégia pode ser facilmente adaptada ao seu modelo de negócio, sendo possível implantar alternativas de interação com o cliente após a aquisição de um produto ou serviço.
Leia também: Como divulgar meus produtos e serviços com marketing digital
Como vimos, alcançar bons resultados com uma estratégia de marketing de conteúdo é uma tarefa que exige preparo e constante atualização. São técnicas que exigem muito mais do que apenas colocar um conteúdo no ar e torcer para que ele gere resultados. Para isso, você pode contar com ajuda especializada.
Saiba como a ASB Marketing fortalece sua estratégia de vendas com o uso de marketing de conteúdo
A ASB Marketing, agência de marketing digital especializada em marketing de conteúdo e em escalar resultados para empresas B2B, criou a solução que une inteligência artificial, automação e big data para geração de leads qualificados – ou seja, contatos de potenciais clientes que estão prontos para sua equipe de vendas fechar o negócio.
Com essa metodologia, chamada de Climber, que também inclui técnicas de marketing digital, você consegue apresentar resultados de vendas mais rápido, com menos esforço e com baixo custo.
Além disso, a solução envolve a prospecção por atração através de nutrição de leads, com produção de conteúdo relevante criado a partir de estudo de palavras-chave e acompanhamento da jornada de compra do cliente, utilizando as técnicas de SEO, marketing de conteúdo e otimização de sites com foco em conversões (CRO).
Com vasta experiência em marketing digital, temos clientes em diversos segmentos, como telecom, TI, saúde, educação, recursos humanos, BPO, consultoria empresarial e outros. Conheça nossos principais clientes!
Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!