Marketing de conteúdo: 4 tecnologias para uma estratégia de sucesso Skip to main content

As estratégias digitais são cada vez mais focadas em agregar valor à experiência do cliente e aumentar a relevância das interações entre consumidores e marcas. Nesse cenário, o marketing de conteúdo tem ganhado grande visibilidade.

O marketing de conteúdo consiste nas estratégias voltadas ao planejamento e criação de textos que tragam soluções aos problemas da persona. Com esse método, é possível atrair potenciais clientes e criar maior autoridade para a imagem da sua marca.

Leia também: Marketing de conteúdo: entenda o crescimento dessa estratégia de vendas

A seguir conheça a importância dessa estratégia, as principais etapas dela e 5 ferramentas essenciais para aumentar o sucesso da solução.

Qual a importância do marketing de conteúdo?

Já consolidado há alguns anos, o marketing de conteúdo tem grande potencial de retorno. De acordo com o HubSpot, a priorização dos esforços de blog aumentam em 13 vezes as chances de obter ROI positivo. Entre os benefícios que podem ser destacados estão:

  • aumento do tráfego do site;
  • eleva o engajamento com a marca;
  • impulsiona a geração de leads;
  • cria autoridade ao negócio;
  • aumenta o lifetime value;
  • reduz o custo de aquisição do cliente;
  • aumenta as vendas.

Portanto, desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo é essencial para que o negócio mantenha-se competitivo e alinhado às novas expectativas dos clientes.

Quais as etapas para uma estratégia sólida?

Para que o marketing de conteúdo dê resultados, é essencial que ele seja bem planejado e executado, o que inclui diversas etapas de construção e adequação da estratégia.

A seguir conheça as principais etapas que devem estar presentes no planejamento e desenvolvimento do plano de conteúdo para que ele dê mais resultados.

Definição dos objetivos

Como toda estratégia, a definição dos objetivos e métricas de monitoramento permite que a ação tenha um foco claro e mais facilmente atingido.

Os objetivos podem incluir aumento das vendas, geração de leads mais qualificados, autoridade de mercado, entre outros.

Criação da persona

A persona é uma representação semi-ficcional do cliente ideal da empresa. Dessa forma, realizar essa definição previamente permite que a marca defina questões como a linguagem, temas abordados, tom, canais de divulgação etc.

Saiba mais: Qual a importância da persona para estratégia de marketing de conteúdo?

Definição das palavras-chave

As palavras-chave devem ser definidas considerando os termos mais usados pelos clientes para encontrarem o produto ou solução oferecidos pela sua empresa.

As palavras-chave podem ser longas, médias ou curtas, sendo essencial que a estratégia contemple diferentes formas de abordar o mesmo produto, o que eleva as chances de obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.

Adequação à jornada de compra

A estratégia de marketing de conteúdo não consiste apenas na criação dos materiais, mas cada artigo, post ou e-book produzido deve atender um objetivo específico em uma etapa da jornada de compra.

Dessa forma, todos os conteúdos planejados devem ter uma justificativa e atender uma necessidade do cliente, como identificar o problema inicial, conhecer as possibilidades de solução, comparar as opções e definir a parceira de negócio.

Produção e divulgação dos conteúdos

Após todas as etapas de planejamento, é o momento de iniciar a produção e divulgação dos conteúdos. Lembre-se que a estratégia sempre deve ser monitorada e alterada quando necessário.

Por exemplo, inicialmente o objetivo da marca poderia ser gerar mais leads, mas com o passar do tempo e a consolidação dos resultados torna-se mais relevante investir em autoridade.

Como outras estratégias digitais, o marketing de conteúdo também depende do uso adequado da tecnologia para uma boa execução da solução. Saiba mais a seguir!

4 ferramentas para ajudar na estratégia de marketing de conteúdo

As ferramentas e tecnologias de marketing digital ajudam no sucesso das estratégias ao automatizar processos, contribuir para insights, facilitar a produção dos materiais ou mesmo a análise de SEO.

Leia também: Otimização de sites: 3 dicas de SEO para rankear sua página no Google

A seguir conheça 5 ferramentas que contribuem para as diferentes etapas de estruturação de uma estratégia de marketing de conteúdo!

1. Google Trends e Answer the Public

As duas ferramentas colaboram para a etapa de planejamento da estratégia e também para gerar insights.

A mais famosa, provavelmente, é o Google Trends, que contribui para mostrar as tendências no rankeamento das palavras-chave no Google, principal buscador usado no Brasil.

Saiba mais: Desenvolvimento de sites: 5 segredos para rankear no Google

Por meio da ferramenta, é possível identificar volume de buscar de uma palavra-chave, inclusive realizando segmentação de acordo com a localização e horário.

O Answer The Public também auxilia no planejamento. Ao inserir a palavra-chave desejada e localização, exibe-se variações e tópicos que ajudam a diversificar os materiais produzidos e tornar a estratégia mais completa.

2. Headline Analyzer

A ferramenta Headline Analyzer ajuda a analisar a qualidade do título de um artigo. Ela faz recomendações de acordo com os padrões de SEO verificando posicionamento dos termos, extensão da chamada etc.

Um título atrativo é essencial para geração de leads, portanto, contar com a tecnologia para auxiliar nesse processo pode torná-lo mais eficaz.

3. Google Docs

O Google Docs é uma ferramenta que auxilia na produção do conteúdo em si. Ele consiste em um editor de texto gratuito, prático e com as funcionalidades necessárias para criação de um conteúdo escaneável.

Como benefício, os documentos do Google Docs são salvos automaticamente na nuvem, evitando perdê-lo e permitindo o acesso por diferentes dispositivos e para usuários autorizados, o que facilita o compartilhamento.

4. Ahfers

O Ahfers é usado para analisar se o seu site está realizando corretamente as estratégias de SEO, tendo maiores chances de ter um bom posicionamento no Google. Entre os fatores analisados estão:

  • tráfego de visitas;
  • backlinks;
  • palavras-chave;
  • posicionamento dos conteúdos;
  • análise dos concorrentes;
  • resultados pagos.

Com essas informações, é possível mensurar os resultados da estratégia e também adequá-la, visando uma atuação mais consistente e bem-sucedida.

Leia também: Tráfego orgânico x tráfego pago: qual estratégia gera mais visitas ao site?

Por que contar com uma agência especializada?

Para o sucesso da estratégia de conteúdo, é fundamental um planejamento estruturado seguindo todas as boas práticas de SEO.

Uma agência especializada, como a ASB Marketing, cria um planejamento personalizado e cuida da criação de conteúdos de qualidade. Além disso, entrega relatórios mensais, para análise de resultados e cálculo do ROI (Retorno do Investimento).

Conheça aqui a estratégia de marketing de conteúdo da ASB Marketing!

Deixe uma resposta