Mídia social ou blog: qual a melhor opção para o marketing digital B2B? Skip to main content

Atualmente, se manter competitivo no mercado B2B depende de investimentos assertivos em marketing digital. Dessa forma, é possível gerar leads, ser uma porta de entrada para captar clientes e ter o retorno do investimento. No entanto, muitos gestores têm dúvidas de quais as estratégias mais eficazes nessa área.

Inicialmente, é preciso considerar que o mercado B2B tem particularidades diferentes do B2C e exige direcionamento particular do orçamento.

Pensando nisso, descubra o que priorizar na estratégia de marketing digital B2B e veja um comparativo entre blog e mídias sociais!

Quais as principais diferenças do marketing digital B2B?

De acordo com pesquisa da HubSpot, para 63% dos gestores de marketing, a geração de tráfego e leads é o principal desafio da área. Portanto, antes de mais nada, as empresas precisam avaliar as suas dificuldades internas para conseguir atingir os seus objetivos.

No segmento B2B, o ciclo de vendas costuma ser longo, o ticket médio é maior e o processo decisório envolve mais de uma pessoa. Isso torna necessário agregar valor aos leads e prospects na sua jornada de compra. Assim, é preciso ser útil às necessidades dos clientes em potencial.

Com esse contexto, a mídia social apresenta uma capacidade limitada de proporcionar tal engajamento. O Facebook, por exemplo, tem um alcance orgânico muito baixo, sendo que apenas 2% da base de fãs recebem os conteúdos.

Já, no caso de empresas B2C, a mídia social faz muito mais sentido. Afinal, a empresa se comunica e vende diretamente para o consumidor final. Logo, o apelo visual de posts no Facebook e Instagram, por exemplo, impactam a decisão de compra e são mais propensos a levar os clientes à conversão.

Portanto, para o sucesso da estratégia de marketing digital e vendas em B2B, a empresa precisa ser mais relevante, criar autoridade e construir um relacionamento com os leads. Por isso, o marketing de conteúdo por meio de publicações de blog é muito mais efetivo.

Leia tambémComo reduzir custos no seu processo de vendas B2B

Como funciona o marketing de conteúdo?

Como vimos, ao considerar as demandas e os desafios do B2B, a estratégia de marketing de conteúdo se mostra mais benéfica nesse mercado.

Saiba como desenvolver as práticas de conteúdo e como atender às necessidades da área corporativa.

1. Palavras-chave

As palavras-chave são centrais na estratégia de conteúdo. Elas permitem o ranqueamento de textos nos buscadores e fazem com que os potenciais leads encontrem a marca.

Os termos definidos no planejamento podem ser usados, tanto em conteúdos orgânicos quanto em mídias patrocinadas. Veja dicas de como trabalhar as palavras-chave:

  • Identifique como a sua persona pesquisa ao procurar pelo seu produto ou serviço;
  • Equilibre o uso de termos populares e técnicos de acordo com o comportamento do público-alvo;
  • Crie títulos e chamadas interessantes, visando não apenas a inserção da palavra-chave, mas também a relevância para o leitor.

A escolha de termos mais adequados à estratégia é uma etapa importante para que o marketing de conteúdo entregue os resultados esperados.

Leia tambémOtimização de sites: 3 dicas de SEO para rankear sua página no Google

2. SEO

Juntamente com as palavras-chave, as práticas de SEO (otimização para mecanismos de busca) também impactam o ranqueamento e os resultados.

São diversas as medidas necessárias de SEO, como:

  • Qualidade técnica e informacional no desenvolvimento do site;
  • Título, intertítulos e escaneabilidade do texto;
  • Link building;
  • Otimização das imagens;
  • Tempo de carregamento das páginas;
  • Site responsivo.

Portanto, a qualidade do SEO depende da estrutura do site, das práticas desenvolvidas nos conteúdos e das técnicas externas.

Saiba maisDesenvolvimento de sites: 5 dicas para empresas B2B não errarem

3. Jornada de compra

Outro ponto importante da estratégia de marketing digital é a jornada de compra. Afinal, os conteúdos devem ser desenvolvidos com foco nas etapas da jornada do cliente. Assim, os materiais devem ser planejados considerando o funil de vendas.

Além disso, o calendário editorial deve estar alinhado à linguagem e ao tom mais adequado à persona.

Vale lembrar que os conteúdos têm como função auxiliar o lead no processo decisório. Portanto, é possível direcionar o potencial cliente para entender melhor o problema atual, as soluções disponíveis e as vantagens das alternativas oferecidas pela sua empresa.

Não esqueça que o marketing de conteúdo também inclui os canais e as estratégias de divulgação, de acordo com o interesse e comportamento do público.

Leia também10 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B

Quais os benefícios do blog para empresas B2B?

O marketing de conteúdo com foco em blog oferece uma estrutura que atende melhor aos objetivos do segmento B2B. Por isso, é preciso conhecer exatamente os benefícios que a estratégia proporciona.

– Resultados na prática

Segundo a pesquisa da HubSpot, o uso de conteúdo no marketing digital traz bons resultados, como:

  • Para 55% dos profissionais de marketing, a criação de conteúdo do blog é prioridade para gerar tráfego e leads;
  • Estratégias de marketing digital que priorizam as práticas no blog têm 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo;
  • Blog é uma estratégia usada por 81% das empresas B2B;
  • Para 43% dos profissionais de marketing B2B, o blog é o principal tipo de conteúdo trabalhado.

Portanto, o blog está presente na maior parte das ações de marketing efetiva. Assim, se torna indispensável para que a empresa mantenha a competitividade e relevância.

Sabia mais: Como criar um conteúdo de qualidade para blog corporativo

– Autoridade de marca

Outro benefício é que o blog dá suporte para que a marca se torne uma autoridade no segmento em que atua. O que gera maior confiança e credibilidade perante os potenciais clientes.

Atualmente, conquistar autoridade é uma demanda imprescindível para aumentar as vendas e solidificar a reputação online.

Ou seja, se tornar uma referência na área de atuação é o primeiro passo para que seus potenciais clientes procurem a marca proativamente.

Leia também4 características do marketing digital de alto desempenho

Por que contar com uma agência especializada?

O marketing de conteúdo é uma prática que depende de planejamento e assertividade na execução para proporcionar os resultados esperados.

Com experiência no segmento B2B, a ASB Marketing é uma agência especializada em marketing digital. Desenvolvemos toda a estratégia, considerando plano editorial, calendário, definição de personas, palavras-chave, criação dos conteúdos, publicação e mensuração de resultados.

Saiba mais sobre a nossa solução de marketing de conteúdo B2B e melhore seus resultados!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Deixe uma resposta