4 tendências de marketing digital para empresas B2B Skip to main content

marketing digital não é mais novidade nas empresas. Investir de maneira estratégica em ações online é uma necessidade dos negócios que desejam ganhar mercado e gerar mais resultados.

A combinação entre avanços tecnológicos, troca de cultura organizacional e comportamento do consumidor está ajudando a moldar as novas tendências de marketing digital, que em 2018 ganham novas direções. Continue a leitura e entenda o porquê.

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O futuro do marketing digital

Utilizar estratégias de marketing digital é uma maneira efetiva de ganhar visibilidade com baixo custo. Com marketing digital, as empresas passaram a ter um canal de comunicação direto com o seu cliente, fundamental para entender suas necessidades e expor como sua empresa pode atendê-las.

Além disso, com uma estratégia bem elaborada é possível valorizar sua marca e medir facilmente o retorno que o investimento trouxe em vendas.

Ao longo deste ano, muitas tendências estão amadurecendo e sendo incorporadas às estratégias de marketing. Continue a leitura e conheça as quatro que selecionamos!

1- Individualização abre espaço para personalização

Com a evolução da inteligência artificial, diversas ferramentas já estão disponíveis para dar suporte em decisões estratégias do plano de marketing digital. A partir da análise de dados, é possível ter insights valiosos para elaborar uma estratégia de marketing mais efetiva.

Milhares de dados são gerados e armazenados a todo segundo e saber analisá-los é fundamental para melhorar a tomada de decisão na sua empresa. As informações extraídas podem refinar a definição do público-alvo correto, quais suas dores e como sua empresa pode saná-las.

A inteligência artificial permite levar a personalização a um próximo nível e tornar-se marca registrada de uma campanha de marketing digital de sucesso.

2- Foco no cliente

O novo marketing tem o cliente no centro de suas ações. As empresas que irão se destacar são aquelas que conseguirem cultivar esse mindset na organização.

Na era digital, o foco na experiência do cliente de ponta a ponta é importante, mas não é suficiente. Bom preço e qualidade colocam sua empresa no caminho certo, mas ter uma experiência e relacionamento afunilados com o consumidor é fundamental.

É necessário analisar tudo que envolve a jornada de compra e ter a certeza de usar a estratégia correta para se encaixar no universo dos clientes.

3 – Lei de privacidade de dados europeia

Desde 25 de maio está em vigor a nova lei europeia de privacidade de dadosGDPR – General Data Protection Regulation. Essa é uma série de regras que buscam proteger os dados pessoais de cidadãos europeus, independente de sua localização geográfica. Por isso, mesmo que a sua empresa esteja alocada no Brasil, se um cidadão europeu se cadastrar no seu site, por exemplo, a legislação é válida.

No Brasil, a lei geral de proteção de dados pessoais foi sancionada e publicada em 15 de agosto no Diário Oficial da União (Lei 13.709 de 2018), com o objetivo de regulamentar o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais.

A lei garante maior controle dos cidadãos brasileiros sobre seus dados pessoais, com exigência de consentimento explícito para coleta e utilização das informações. Além disso, obriga a oferta de opções para o usuário visualizar, corrigir e excluir esses dados.

Vale lembrar que a sanção presidencial afirma que a lei será aplicável mesmo a empresas com sede no exterior, desde que a operação de tratamento de dados seja feita em território nacional. O mercado terá 18 meses para se adequar às novas regras.

Isso quer dizer que a transparência com os dados dos usuários é cada vez mais necessária, para ainda não dizer obrigatória. Os consumidores também estão mais atentos a isso e valorizam as empresas que deixam claro seus objetivos e práticas com os dados coletados na internet.

4 – Evolução das atividades dos gestores de marketing

Cada vez mais os diretores de marketing precisam atuar como líderes de negócios antes de serem profissionais de marketing. Gestores da área devem dirigir a receita e prover um ROI atingível.

É importante que, a partir de agora, esses profissionais tratem de negócios ou sua função será irrelevante. A cocriação e colaboração definirão o novo modelo de liderança.

ASB Marketing está sempre de olho nas principais tendências de marketing digital e tecnologia para aprimorar suas soluções. Uma agência com foco em escalar resultados de vendas de empresas B2B, por meio de técnicas de marketing e big data. Entre em contato conosco e saiba mais.

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