Marketing digital para empresas de tecnologia: quais as melhores opções? Skip to main content

O cenário brasileiro é propício às empresas de tecnologia que vêem sua atuação crescer e o mercado expandir. Para uma presença mais expressiva e conquista do mercado, entretanto, é essencial que esses negócios desenvolvam estratégias sólidas de marketing digital.

No marketing digital, utilizam-se os canais online para atrair potenciais clientes, criar relacionamento com o consumidor, promover a marca e também vender. Ainda que atualmente sejam importantes para todos os segmentos, essas estratégias são especialmente relevantes na área de tecnologia.

A seguir conheça a importância de se investir em marketing digital no setor de tecnologia e quais estratégias podem ser desenvolvidas visando melhores resultados online.

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Quais as expectativas para o setor de tecnologia no Brasil?

O setor de tecnologia tem crescido no Brasil, sendo que o Empresômetro, focado em inteligência de negócios, revelou um crescimento de 118% em dez anos nesse segmento, com destaque à área de serviços.

Também verificou-se um crescimento de 119% em serviços de manutenção, suporte e outros em tecnologia da informação nos últimos dez anos, demonstrando que a tendência é que o conjunto de negócios nessa área mantenham um crescimento conjunto.

No entanto, junto com a expansão do setor, também observou-se um aumento da concorrência na área, exigindo estratégias sólidas para a consolidação dos negócios.

Por exemplo, em 2008, o país detinha pouco mais de 25 empresas formais na área de web design, enquanto em 2018 foram registrados 207 novos empreendimentos nessa atividade.

Assim, mesmo que o mercado esteja maior e com mais oportunidades de atuação, também destaca-se um crescimento expressivo da concorrência, exigindo inovação e visão estratégica por parte das empresas.

Uma vez que muitos negócios desse segmento são baseados em vendas complexas e transações online, o marketing digital ganha importância para atrair clientes, seja no B2B ou B2C, consolidar a marca e promover uma potencial expansão. Saiba mais a seguir!

Leia também: Marketing B2B: como novas tecnologias otimizam o processo de vendas

Como consolidar-se por meio do marketing digital?

Assim como outros serviços tecnológicos, o marketing digital cresceu e fortaleceu-se nos últimos anos, consistindo atualmente em uma das principais soluções para posicionamento de marca, relacionamento com o cliente e vendas.

A seguir conheça três estratégias fundamentais de marketing digital para serem desenvolvidas por empresas de tecnologia.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization), traduzido como otimização para mecanismos de busca, consiste nas estratégias desenvolvidas no site da empresa e também externamente para consolidar a marca digitalmente, rankeando nas ferramentas de busca como o Google, Yahoo e Bing.

Imagine que um gestor está pesquisando empresas de programação no Google, principal canal de busca atualmente, e o seu negócio é exibido como o mais relevante do buscador. Isso passa credibilidade, certo?

Mas, para um bom posicionamento nesses mecanismos, é essencial desenvolver as boas-práticas de SEO, como:

  • pesquisa e utilização das palavras-chave mais relevantes;
  • criação de conteúdo rico e original;
  • velocidade de carregamento do site;
  • otimização de imagens;
  • links internos;
  • ter um site responsivo ao mobile.

Essas são apenas algumas das ações que devem ser desenvolvidas no site. Além disso, a estratégia deve contemplar práticas off-page, que são as ações realizadas fora do site, como é o caso do link building (que acontece quando um outro site do mesmo segmento faz referência ao seu).

Leia também: Como ranquear meu site no Google: entenda a importância do conteúdo

Como resultado de um bom desenvolvimento das estratégias de SEO, está o posicionamento dos mecanismos de busca que permite que mais pessoas encontrem seu site e considerem a sua marca uma referência em tecnologia.

Marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é uma estratégia que deve ser desenvolvida em conjunto com o SEO. Ele refere-se à criação e divulgação de materiais ricos que podem ser posts no blog da empresa, e-books, whitepapers, infográficos, vídeos, webinars, entre outros formatos.

Esses conteúdos ricos ajudam o usuário a avançar na jornada de compra. Imagine, por exemplo, a seguinte situação:

Um e-commerce está com resultados em queda, mas não sabe exatamente os motivos e a sua empresa atua justamente em desenvolvimento de apps de loja virtual. Em vez de conteúdos apenas técnicos, seu site deve ajudar seu potencial cliente a identificar que a falta de um app personalizado pode causar a queda nas vendas e oferecer o seu serviço como uma solução ao problema identificado.

Além do desenvolvimento dos materiais em si, o marketing de conteúdo envolve a definição das práticas de divulgação dos seus conteúdos, como e-mail marketing, redes sociais, blog ou outros, conforme o comportamento e preferências do seu potencial cliente.

Saiba mais: 5 dicas para otimizar seu e-mail de vendas para clientes

Inbound Marketing

Associada a estratégia de SEO e marketing de conteúdo está o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de entrada. Ele consiste em uma abordagem ativa dos potenciais clientes para ajudá-los na resolução de problemas por meio de informações úteis transmitidas em conteúdos únicos.

Para uma estratégia de inbound marketing, é necessário definir a jornada de compra do seu cliente e compreender as necessidades dele, identificando como a sua solução atenderá essa demanda e como essa informação será transmitida ao cliente no momento mais adequado do processo de compra.

Portanto, trata-se de uma estratégia de marketing digital na qual a empresa atua ativamente no suporte ao cliente, criando um relacionamento que permita apresentar a sua solução como mais vantajosa para um problema existente.

Como a ASB Marketing viabiliza esse processo?

Em vez de um investimento interno oneroso e do zero para desenvolver uma estratégia de marketing digital que contemple essas soluções, o mais adequado é que a empresa de tecnologia tenha uma parceria com uma empresa especializada e focada nesse segmento.

ASB Marketing é uma agência de marketing digital com experiência em empresas de tecnologia. Um dos clientes da agência é a SAP, empresa alemã que é líder no segmento de softwares corporativos.

Com foco nos resultados, a ASB Marketing realiza todas as estratégias de marketing digital que citamos, apresentando relatórios mensais que viabilizam o acompanhamento da evolução e do ROI (Retorno sobre Investimento). Conheça nossa solução de marketing de conteúdo para empresas de tecnologia!

Baixe nosso guia e descubra as vantagens e desvantagens de desenvolver um site do zero ou comprar um tema pronto!

Deixe uma resposta