Marketing digital: 5 erros que podem prejudicar seus resultados Skip to main content

Não é de hoje que o marketing digital é uma das ferramentas mais importantes para a prospecção de clientes e o aumento de vendas nas empresas. Com a Indústria 4.0, a estratégia se tornou fundamental para reduzir custos e otimizar o processo do setor comercial.

Mas, apesar de ser bem difundido, o marketing digital ainda é novidade para muitas empresas. Logo, é comum corporações com pouca experiência no assunto cometerem erros recorrentes. E isso pode prejudicar todo o processo de geração de oportunidades para o negócio.

Para que você não continue cometendo falhas na sua estratégia, fizemos uma lista com os 5 erros que afetam seus resultados.

Leia tambémMarketing B2B: como novas tecnologias otimizam o processo de vendas

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Erros que quebram a estratégia de marketing digital

Como mencionado, aplicar os métodos e estratégias de marketing digital ainda é novo para muitas empresas. Confira agora erros prejudiciais aos seus resultados que podem ser evitados:

1- Falta de planejamento

O marketing digital não significa somente ter uma página nas redes sociais ou um site e colocar conteúdo nelas esperando resultados. Se não existe um planejamento definido, é muito provável que os objetivos fiquem dispersos e não sejam atingidos.

É necessário ter metas, definir com qual o público irá interagir e desenvolver um plano de marketing. Assim, é possível saber quais estratégias serão usadas dentro do planejamento para gerar leads qualificados. Por exemplo: marketing de conteúdo, prospecção de clientes ativa, e-mail marketing, links patrocinados, anúncios, entre outros.

Trata-se de um processo contínuo o planejamento de marketing digital. Ele deve ser sempre analisado e revisto para monitorar o desempenho das ações e mudar o rumo quando for necessário.

Leia tambémSaiba como mensurar os dados de sua estratégia de conteúdo

2 – Não definir personas

De que adianta criar o planejamento sem saber quem é seu público-alvo e quais os seus interesses? Provavelmente, dessa maneira, os seus resultados não serão alcançados.

Por isso, é fundamental conhecer o seu cliente em potencial! Inclusive, para saber em quais canais e estratégias de marketing digital, é importante investir. Este é um ponto chave a ser definido para aumentar a geração de leads no seu negócio.

Mas como fazer isso? Comece criando um personagem com nome, idade, interesses, problemas, dores. Enfim, alguém que se encaixe perfeitamente na solução que a sua empresa oferece.

Afinal, só sabendo o perfil do consumidor, será possível personalizar o conteúdo e direcioná-lo da forma adequada.

3 – Não ter um site focado em conversão

Este erro, muitas vezes, passa despercebido, porque as empresas não conhecem a importância do desenvolvimento de sites. Possuir uma página somente com as características do seu negócio está longe de ser uma estratégia de marketing digital.

É necessário focar em dois pontos:

  • Otimização: a página deve fornecer conteúdo atendendo às regras de SEO para ranquear no Google;
  • Conversão: o site deve ter formulários de preenchimento de dados para gerar contatos efetivos. O formulário precisa conter: nome, e-mail, empresa que trabalha, interesses e problemas.

4 – Não usar tecnologias para otimização de processos

Para conseguir bons resultados no marketing digital, é indispensável o uso de ferramentas inteligentes. Há diversos sistemas e aplicativos para otimizar os processos e com funcionalidades diferentes. Servem, por exemplo, para:

  • Análise de métricas;
  • Disparo automático de e-mail de prospecção;
  • Gerenciadores de redes sociais;
  • Compartilhamento na nuvem com backup;
  • Sincronização automática.

Essas ferramentas tornam a estratégia ágil, assertiva e simplificada. Desta forma, é possível atuar de maneira enxuta, reduzindo custos e poupando esforços.

Leia tambémMarketing estratégico: como usar dados para tomada de decisões

5 – Não contratar uma agência de marketing

Muitas empresas optam por fazer marketing digital por conta própria. Isso, normalmente, não traz bons resultados, afinal falta expertise e conhecimento necessário para desenvolver a estratégia adequada.

Por isso, é importante contratar uma agência de marketing. Ao contar com os serviços especializados, toda a sua estratégia será planejada com foco em melhorar a visibilidade da marca e aumentar a geração de leads.

Além disso, é realizado o monitoramento do desempenho da estratégia para sempre aperfeiçoar o processo e escalar os resultados.

Como a ASB Marketing ajuda a sua empresa

Quer uma agência especializada em marketing digital para entregar resultados para a sua empresa? A ASB Marketing possui uma solução exclusiva de prospecção por Big Data, com geração de leads qualificados e envio mensal de relatórios para que os gestores possam acompanhar a evolução da estratégia.

Além disso, também temos soluções para o desenvolvimento de sites do zero ou via template, otimizados para melhorar o ranqueamento no Google. Tudo com o objetivo de trazer os melhores resultados e transformar sua empresa em uma máquina de vendas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudá-lo.

Baixe nosso guia e descubra as vantagens e desvantagens de desenvolver um site do zero ou comprar um tema pronto!

Deixe uma resposta