Marketing Digital: o que é, como funciona, onde mora e o que come? Skip to main content

Marketing Digital, transformação digital, tv digital: o “digital” está em praticamente em tudo, não é novidade que a tecnologia está revolucionando nossas vidas, nossas casas, nossas formas de se relacionar e de trabalhar.

Hoje, já estamos na 4ª revolução industrial, na Era dos Dados. Mas, para falar do Marketing Digital, vamos voltar um pouco no tempo – vamos falar primeiramente sobre comunicação.

A comunicação começou no Período Paleolítico (500.00 a.C a 18.000 a.C), esse período marcou as primeiras representações gráficas de comunicação. Foi nesse momento que o homem passou a se expressar por pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas.

Posteriormente, tivemos o surgimento da escrita Cuneiforme, na Mesopotâmia, e os Hieróglifos, no Egito.

O primeiro jornal se deu início em 59 a.C. em Roma, depois surgiram a prensa, o telégrafo, o rádio, a televisão e, agora, estamos na Era da Tecnologia.

Voltei um pouco na história para resgatarmos o fato de que a comunicação percorre a história do homem desde a antiguidade e sempre esteve em evolução.

E o Marketing?

Marketing é comunicação. É a comunicação planejada e estruturada para atingir um determinado público com um objetivo.  Sem comunicação não há marketing!

Então, podemos concluir que o Marketing digital é uma comunicação planejada e estruturada para atingir um determinado público no mundo digital com um objetivo.

Por que fazer o Marketing Digital?

Como falamos anteriormente, a comunicação percorre a nossa história, pois queremos e precisamos nos comunicar, porque queremos identificar necessidades, criar oportunidades e vender!

Existem várias formas de fazer o Marketing Digital – infelizmente, muitos acreditam que o Marketing Digital se resume apenas em posts publicados em mídias sociais ou, para os que já tentaram desbravar o mundo digital, tiveram uma má experiência e pouco resultado.

As formas mais conhecidas de se fazer o marketing digital são: Inbound MarketingMarketing de ConteúdoRedes SociaisSEOLinks Patrocinados (Google Adwords), Vídeo Marketing e Geomarketing.

Baixe nosso e-book e descubra por que é essencial contratar uma agência de marketing digital para sua empresa!

Qual usar? Devo usar todas?

Vamos com calma, nem todas as metodologias geram bons resultados para todos objetivos ou necessidades. O fato é que a comunicação já migrou para o digital, então se tentar fugir disso voltará para 59 a.C., conforme informamos na evolução da comunicação no começo deste texto. Além disso, o digital elevou a comunicação a outro patamar, pois com a internet não existem distâncias.

Então, como fazer o Marketing Digital?

Voltando à premissa de que a base do marketing digital é a comunicação, segundo a Teoria da Comunicação, alguns elementos são essenciais para que a mesma seja estabelecida, são eles: emissor, receptor, código (forma pela qual a mensagem é organizada), canal de comunicação, mensagem e referente (contexto ao qual a mensagem faz referência).

Leia também: 5 motivos para investir em uma agência de marketing digital

Sendo assim, o sucesso das ações de Marketing Digital está em se conectar com o receptor certo (persona), de forma (código) que gere identificação com o receptor, no canal de comunicação adequado e com uma mensagem atrativa.

Leia também: Conheça nosso Case de Sucesso com a Minha Biblioteca

Por isso, é importante saber o que fazer e como fazer. Se possível, sempre, procure uma agência de marketing digital especialista no assunto antes de iniciar seu planejamento. A equipe da ASB Marketing é apaixonada em identificar e combinar as melhores estratégias para gerar os melhores resultados. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Deixe uma resposta