Marketing Digital, transformação digital, tv digital: o “digital” está em praticamente em tudo, não é novidade que a tecnologia está revolucionando nossas vidas, nossas casas, nossas formas de se relacionar e de trabalhar.
Hoje, já estamos na 4ª revolução industrial, na Era dos Dados. Mas, para falar do Marketing Digital, vamos voltar um pouco no tempo – vamos falar primeiramente sobre comunicação.
A comunicação começou no Período Paleolítico (500.00 a.C a 18.000 a.C), esse período marcou as primeiras representações gráficas de comunicação. Foi nesse momento que o homem passou a se expressar por pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas.
Posteriormente, tivemos o surgimento da escrita Cuneiforme, na Mesopotâmia, e os Hieróglifos, no Egito.
O primeiro jornal se deu início em 59 a.C. em Roma, depois surgiram a prensa, o telégrafo, o rádio, a televisão e, agora, estamos na Era da Tecnologia.
Voltei um pouco na história para resgatarmos o fato de que a comunicação percorre a história do homem desde a antiguidade e sempre esteve em evolução.
E o Marketing?
Marketing é comunicação. É a comunicação planejada e estruturada para atingir um determinado público com um objetivo. Sem comunicação não há marketing!
Então, podemos concluir que o Marketing digital é uma comunicação planejada e estruturada para atingir um determinado público no mundo digital com um objetivo.
Por que fazer o Marketing Digital?
Como falamos anteriormente, a comunicação percorre a nossa história, pois queremos e precisamos nos comunicar, porque queremos identificar necessidades, criar oportunidades e vender!
Existem várias formas de fazer o Marketing Digital – infelizmente, muitos acreditam que o Marketing Digital se resume apenas em posts publicados em mídias sociais ou, para os que já tentaram desbravar o mundo digital, tiveram uma má experiência e pouco resultado.
As formas mais conhecidas de se fazer o marketing digital são: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, SEO, Links Patrocinados (Google Adwords), Vídeo Marketing e Geomarketing.
Qual usar? Devo usar todas?
Vamos com calma, nem todas as metodologias geram bons resultados para todos objetivos ou necessidades. O fato é que a comunicação já migrou para o digital, então se tentar fugir disso voltará para 59 a.C., conforme informamos na evolução da comunicação no começo deste texto. Além disso, o digital elevou a comunicação a outro patamar, pois com a internet não existem distâncias.
Então, como fazer o Marketing Digital?
Voltando à premissa de que a base do marketing digital é a comunicação, segundo a Teoria da Comunicação, alguns elementos são essenciais para que a mesma seja estabelecida, são eles: emissor, receptor, código (forma pela qual a mensagem é organizada), canal de comunicação, mensagem e referente (contexto ao qual a mensagem faz referência).
Leia também: 5 motivos para investir em uma agência de marketing digital
Sendo assim, o sucesso das ações de Marketing Digital está em se conectar com o receptor certo (persona), de forma (código) que gere identificação com o receptor, no canal de comunicação adequado e com uma mensagem atrativa.
Leia também: Conheça nosso Case de Sucesso com a Minha Biblioteca
Por isso, é importante saber o que fazer e como fazer. Se possível, sempre, procure uma agência de marketing digital especialista no assunto antes de iniciar seu planejamento. A equipe da ASB Marketing é apaixonada em identificar e combinar as melhores estratégias para gerar os melhores resultados. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!