Descubra indícios que só o marketing digital para empresas não é suficiente Skip to main content

A busca por melhorar os resultados corporativos tem potencializado a estratégia de marketing digital para empresas de diferentes gestores.

De acordo com uma pesquisa realizado pela Atento e divulgada pela Segs, 75% dos líderes reconhecem que a pandemia do novo coronavírus afetou consideravelmente o número de negociações fechadas.

Com isso, esse mesmo estudo nos revela que 69% das organizações estão redefinindo suas estratégias de vendas, assim como 27% estão intensificando a geração de demandas

Nesse sentido, o levantamento também aponta que 21% dos líderes estão recorrendo ao marketing digital para aumentar os resultados internos e 48% desejam desenvolver ferramentas mais aprimoradas para conseguirem metrificar as estratégias de vendas.

Diante disso, conseguimos entender que as ações de marketing digital para empresas são fundamentais, mas, afinal, elas são suficientes? 

Para responder esse questionamento, elencamos abaixo quais são as principais iniciativas e por que é preciso complementar seus processos. Continue com a sua leitura e saiba mais!

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Principais ações de marketing digital 

Na prática, o marketing digital para empresas pode ser definido como um conjunto de ações realizadas online com o objetivo de aproximar uma empresa do seu público pela internet.

Para que essas estratégias sejam efetivas, é preciso não apenas desenvolver um site responsivo, intuitivo e muito bem fluído, mas também implementar com iniciativas como Inbound Marketing (Marketing de Atração), Marketing de Conteúdo e SEO. Entenda os aspectos de cada um desses processos:

Inbound Marketing (Marketing de Atração)

Por sua vez, o Inbound Marketing (também conhecido como marketing de atração) tem por objetivo principal gerar leads através de conteúdos informativos, relevantes e do interesse do público, seja ele postado no site, redes sociais, enviados por e-mails ou materiais ricos. 

De modo geral, o cerne dessa iniciativa, sem dúvidas, é estabelecer um relacionamento mais sólido com o prospect. Isso é possível por meio de ações que demonstrem que o seu negócio está pronto para ajudá-lo com suas principais dúvidas e anseios, como veremos no próximo tópico.

Leia mais: Como prospectar clientes B2B: veja 7 tendências

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo faz parte das iniciativas voltadas para o Inbound Marketing. Nesse cenário, os profissionais da área realizam uma pesquisa prévia, levantando as principais “dores” do cliente em potencial, assim como palavras-chave mais comuns.

Esses aspectos guiam a produção de um material, isso porque é fundamental corresponder às expectativas do público por meio do conteúdo disponibilizado, assim como apresentar soluções para essas dúvidas e dificuldades levantadas anteriormente.

Dentre os principais formatos de Marketing de Conteúdo, podemos citar:

  • Blog posts;
  • Posts em redes sociais;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Pesquisas.

SEO

O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é uma ação que sustenta todos os processos citados anteriormente.

De modo bastante prático, o SEO consiste em todos os requisitos dos buscadores para posicionar determinados sites e páginas nas primeiras páginas da pesquisa. 

Aspectos como relevância do conteúdo, fluidez e responsividade do site, palavra-chave utilizada, tamanho do texto, responsividade do site e legibilidade são apenas alguns dos pontos analisados pelos buscadores.

Atender esses requisitos é fundamental para quem deseja implementar uma estratégia sólida e que gere resultados a curto prazo. 

Veja também: Trabalho híbrido: é possível continuar com a geração de leads nessa modalidade?

3 indícios que só o marketing digital para empresas não é suficiente

Como vimos, o marketing digital para empresas é formado por uma série de processos que, apesar de serem mais sustentáveis e durarem por mais tempo, costumam gerar retornos em um período médio. 

Com isso, algumas dificuldades podem surgir pelo caminho e afetar esse resultado, fazendo com que essas ações não sejam suficientes para gerar a demanda que o seu negócio precisa. Dentre os principais indícios disso são:

Dificuldades para chamar a atenção do público

De modo geral, o marketing digital para empresas é baseado na atração do seu lead por meio de conteúdos interessantes, chamativos e muito bem desenvolvidos.

No entanto, se o número de visitas e conversão do seu site estão abaixo do esperado, é provável que a sua organização esteja com dificuldades para chamar a atenção do público, gerando retornos insatisfatórios. 

Veja também: SPIN Selling: como essa metodologia acelera as vendas?

O anúncio é muito caro

Outro aspecto que justifica a insuficiência do marketing digital são os anúncios. É possível criar esse tipo de conteúdo tanto nos buscadores (como o Google Ads) quanto nas redes sociais.

No entanto, essas ações, geralmente, necessitam de um alto investimento e, muitas vezes, não geram o retorno esperado.

Sua empresa tem gastado muito com diferentes especialistas

Por falar em investimentos, as ações de marketing digital para empresas demandam uma série de processos e, consequentemente, uma variedade de especialistas na sua operação.

Entretanto, manter uma equipe interna tão parruda não é um escolha tão barata e pode comprometer outras área do seu negócio. 

Confira: 7 passos para aplicar treinamentos de vendas B2B

Como complementar sua estratégia de marketing digital para empresas?

Diante de todas as dificuldades de se implementar o marketing digital e gerar resultados eficientes, é possível complementar esse processo com outra iniciativa mais direta e otimizar a geração de leads do seu negócio, como a Prospecção Ativa.

Enquanto as ações de marketing buscam maneiras de “conquistar” novos prospects por meio de um relacionamento, a Prospecção Ativa tem por objetivo principal “buscar” leads aderentes ao seu ICP (ou seja, perfil de cliente ideal).

Além de ser uma ação que traz retornos mais rápidos, pode ser facilmente combinada como Inbound Marketing, formando o funil de vendas em Y (duas pontas de geração de leads) e potencializando os resultados do seu negócio. 

Leia também: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

Conte com a ASB Marketing para otimizar a prospecção de leads!

Como visto, as iniciativas de marketing digital para empresas, assim como a prospecção de leads, possuem uma série de processos e estratégias que, se não forem corretamente implementadas, podem causar prejuízos.

Por isso, a melhor opção é contar com o auxílio de uma organização experiente e especializada no ramo, como a ASB Marketing.

Possuindo ferramentas inovadoras, profissionais técnicos capacitados e alta qualificação, a ASB Marketing é uma agência de Marketing Digital e Vendas que auxilia os seus clientes na otimização da área comercial.

Além de soluções voltadas para o Inbound Marketing (Marketing de Atração), a ASB também auxilia na implementação da Prospecção Ativa. Na prática, encontramos o seu cliente em potencial através de Big Datas e Inteligência Comercial.

Com isso, qualificamos este contato por meio de uma cadência de e-mails totalmente personalizada e otimizada. Quando esse prospect chega na fase de decisão de compra, o repassamos para o seu time de vendas apenas efetivar a negociação.

Dessa forma, garantimos não apenas constante geração de leads, mas também previsibilidade de receitas, transformação digital e aumento dos resultados gerados.

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