Marketing educacional: 4 estratégias para captar mais alunos Skip to main content

O marketing educacional caracteriza-se em ações, estratégias e operações de marketing dentro das instituições de ensino. Os principais objetivos do marketing educacional são captar e reter o maior número de alunos, além de construir e fortalecer a imagem da instituição no mercado.

Vivemos em uma realidade cada vez mais conectada, ou seja, para captar mais alunos é fundamental marcar presença na rede. Para isso, o marketing digital vem como ferramenta de ouro para otimizar o relacionamento da sua instituição com os alunos no ambiente online.

No artigo de hoje você vai conhecer quatro estratégias do marketing educacional para tornar sua instituição mais atraente e captar mais alunos. Continue lendo!

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

  1. Inbound marketing

As estratégias tradicionais de marketing são consideradas intrusivas, principalmente ao interromper a jornada de compra ou oferecer produtos e serviços no momento errado. Por isso, o marketing educacional da sua instituição deve ter como objetivo principal atrair os alunos de forma natural.

A melhor forma de fazer isso é por meio do inbound marketing, que utiliza o conhecimento para atrair a atenção dos alunos em canais digitais. Por meio de conteúdos úteis e relevantes, os estudantes são incentivados a gerar tráfego para o site ou blog da sua instituição de ensino.

Leia também: 3 dicas para atrair alunos de EAD com estratégia de marketing digital

Com a análise do tráfego gerado, sua equipe de marketing e vendas é capaz de analisar toda a trajetória do aluno. A partir disso é possível identificar as melhores formas de comunicação, o melhor tipo de conteúdo para o perfil dos alunos, entre outros fatores fundamentais para atrair a atenção para captar mais alunos.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um item imprescindível para colocar uma estratégia de inbound marketing em prática. Uma vez que é por meio dele que você irá conseguir atrair, educar e captar os possíveis futuros alunos (leads).

O marketing de conteúdo dentro do marketing educacional pode ser aplicado em diversos formatos, sendo alguns deles: site institucional, blog com dicas para alunos, guias de profissões, aulas online para vestibular, palestras, entre outros formatos. O importante é entender que o conteúdo elaborado deve ser realmente relevante para o público-alvo da sua instituição de ensino.

  1. Automação

automação é uma ótima alternativa para otimizar as estratégias utilizadas para captar mais alunos. Atualmente, existe uma grande variedade de recursos para facilitar o marketing educacional da sua instituição como, por exemplo, ferramentas de monitoramento, análise de dados, disparos de e-mail marketing, softwares de programação de conteúdo. Dessa maneira, é possível reduzir o tempo utilizado em tarefas manuais, possibilitando que outras tarefas e processos sejam  executados.

  1. Estratégia Hunter

A estratégia Hunter da ASB Marketing tem como objetivo principal apostar na prospecção ativa, ou seja, o processo de localizar e criar conexões com os alunos para gerar demanda. Por meio da modernização da área comercial de sua instituição de ensino é possível encontrar alunos com potencial para fechar negócio e otimizar os resultados do marketing educacional.

Para encontrar os alunos e abordá-los de maneira objetiva é muito importante realizar um estudo profundo sobre o perfil dos estudantes. Esse estudo é realizado pela equipe altamente capacitada de hunters da ASB Marketing, que garantem a otimização da captação para seu negócio.

Comece a prospectar seus futuros alunos com a ajuda da ASB Marketing, entre em contato agora mesmo!

Baixe nosso eBook e conheça as principais etapas do planejamento de marketing digital!

Deixe uma resposta