Qual melhor estratégia de vendas? Passo a passo para montar a sua - ASB Marketing Skip to main content

Atualmente, pequenas, médias e grandes empresas estão sentindo dificuldades para manter a consistência de suas vendas. Para preservar um bom ritmo, o time de vendas precisa estar alinhado com os objetivos da instituição e possuir uma boa estratégia de vendas, se não, o essencial não acontece: o fechamento. Então, qual melhor estratégia de vendas?

Estruturar um bom planejamento estratégico de vendas vai além de definir metas para cada vendedor. Ele deve conter a persona do seu cliente, um calendário de ações, diretrizes, caminhos e outras análises importantes para o seu negócio. 

Diversos especialistas concluíram que o que faz o cliente fechar negócio não é a apresentação do produto em si, mas sim toda a experiência da jornada de compras, afinal, ele já procurou pela sua solução e já tem informações sobre ele. O que realmente importa para o consumidor moderno é a forma de abordagem do vendedor.

Não se deve confundir estratégia de vendas com técnicas de vendas. A primeira é o direcionamento para que os objetivos e metas sejam alcançados, de qual maneira e em qual período. Já as técnicas são as habilidades, que podem ser desenvolvidas por cada vendedor, para atingir as estratégias.

Se a sua equipe comercial tem problemas no quesito estratégia, é hora de investir em treinamento de vendas de alta performance, além da criação de um planejamento de vendas. Logo, aproveite que ensinaremos, no blog de hoje, um passo a passo para montar a sua estratégia de vendas. Boa leitura!

Saiba mais: 5 tipos de objeções em vendas e como superá-las

Quais são as etapas da melhor estratégia de vendas?

Uma estratégia de vendas é um conjunto de ações que visa gerar mais fechamento de vendas. A receita da empresa só aumentará quando mais clientes forem conquistados pela sua empresa. Para que isso aconteça, é preciso elaborar uma boa estratégia de vendas.

Qual melhor estratégia de vendas? Cada instituição, por meio de um estudo aprofundado do mercado em que está inserida, define a estratégia ideal a ser seguida. Mas, basicamente, podemos dividir uma estratégia de vendas em 4 etapas:

  • estudo de mercado
  • planejamento de ações e estratégias
  • desenvolvimento de um plano de ação
  • acompanhamento de resultados

Esse tipo de inteligência comercial auxilia o seu negócio a buscar caminhos estratégicos e concretos para impulsionar as vendas. No tópico a seguir, explicaremos passo a passo como elaborar uma estratégia de vendas.

Salve para ler depois: Melhores estratégias de venda: conheça o Snap Selling

Qual melhor estratégia de vendas? Passo a passo para montar a sua

É preciso ter em mente que uma boa estratégia de vendas não é montada do dia para a noite. Portanto, tenha paciência e siga corretamente o passo a passo para manter a eficiência do planejamento estratégico de vendas.

Enfim, qual melhor estratégia de vendas? Siga os passos abaixo:

1- Analise o mercado

Por meio da matriz SWOT (Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), você pode começar a montar a sua estratégia de vendas. Analise o macroambiente e descubra todas as potencialidades da sua empresa. Só assim, você saberá como se posicionar diante do mercado.

2- Defina seu posicionamento

Sua empresa precisa ter os 4P’s muito bem definidos (produto, preço, praça e promoção). A partir disso, poderá considerar qual é a melhor forma de se posicionar, seja por melhor produto, melhor preço ou melhor solução. Essa etapa é importante, pois fará parte de toda a comunicação, externa e interna, do seu negócio.

O posicionamento incorreto pode acarretar na perda de credibilidade, já que a empresa comunica aquilo que ela não possui.

3- Defina objetivos

Defina quais metas você deseja alcançar. Tenha clara uma definição sobre o que diferencia o seu negócio das outras empresas para que possa pensar em objetivos tangíveis. Certifique-se do grau do risco que você estará se expondo ao definir tal meta, pois haverá investimentos.

Comece colocando algumas pequenas metas a fim de chegar até a meta principal. Também especifique o período em que deseja que esse objetivo seja cumprido.

4- Estruture o funil de vendas

Ao desenhar o seu funil de vendas, cada etapa do ciclo precisa ser bem estruturada para que haja controle de dados e follow-up. O seu time de vendas precisa ser assertivo e essa etapa traz comparações essenciais para o crescimento da equipe e das estratégias de vendas. 

As informações precisas auxiliam na tomada de decisão, minimizando a possibilidade de equívocos e direcionando os esforços do time de vendas para uma melhor autonomia, com segurança.

Um processo de vendas é ideal para ajudar na estruturação do funil. Se ainda não tiver um pronto, aprenda como criar um processo de vendas para ser o guia de execução da sua equipe.

5- Entenda as métricas

Mensurar os resultados é sempre importante em uma análise. Porém, é necessário saber quais métricas realmente importam para o seu negócio. Elas precisam proporcionar uma visão holística da empresa e servir de base para ações futuras.

Tenha em mente que estratégias de vendas podem ser evoluídas durante o processo, portanto, não se preocupe em engessá-las. Elas podem e devem ser modificadas quando necessário.

 

Você pode se interessar: Como fazer um bom fechamento de vendas com 5 técnicas essenciais

Conheça a ASB Marketing e aumente as vendas da sua empresa!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas. Oferecemos aos nossos clientes soluções completas de Prospecção Ativa e Marketing de Atração.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com inteligência comercial. Em seguida, impactamos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada apresentando as soluções e diferenciais do seu negócio.

Quando esse cliente chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos o contato ao seu time comercial para efetuar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas, diminuição do ciclo comercial, otimização operacional e aumento dos resultados internos.

Além disso, fornecemos a solução Consultoria de Pré-vendas, em que auxiliamos no planejamento da sua área comercial, análise dos atuais fluxos e definição de estratégias para vencer as objeções no processo de vendas

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

 

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf

Deixe uma resposta