Melhores estratégias de venda: conheça o Snap Selling - ASB Marketing Skip to main content

O seu time comercial deve estar sempre atento às novas tendências de vendas. O snap selling está entre as melhores estratégias de vendas para conquistar os clientes. Essa metodologia consiste na agilidade para resolver o problema apresentado, pois o consumidor moderno está acostumado com um processo de vendas acelerado que o auxilie a tomar uma rápida decisão. Como ele não possui paciência para abordagens comerciais muito complexas, o Snap Selling vem para contornar esse obstáculo.

No blog de hoje, vamos apresentar o conceito de Snap Selling e quais os benefícios desse método para a sua empresa alavancar o fluxo de vendas com a agilidade que o cliente espera.

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O que é Snap Selling?

O emprego do termo Snap vem do inglês, que traduzido significa “estalar de dedos”. Essa palavra faz analogia à rapidez de um estalo. Por isso, a estrategista de vendas Jill Konrath desenvolveu o SNAP Selling.

O contato com o cliente a partir do Snap Selling veio para suprir a carência do consumidor de não ter demora para tomar as decisões em uma venda, já que no mundo tecnológico atual, tudo o que é ágil e simples faz muito sucesso.

A abordagem do Snap Selling segue algumas regras do planejamento estratégico de vendas. Elas são baseadas em quatro tópicos: simplicidade, novidade, alinhamento e prioridades.

Simplicidade

Um gatilho percebido no consumidor atual é o fato da complexidade nas vendas ser um ponto muito negativo. Qualquer obstáculo cansativo que ele encontra é motivo para abandonar a compra.

Converse com a sua equipe de vendas sobre utilizar processos mais simples, nos quais o consumidor possa ter o poder de decisão mais rapidamente.

Novidade

O serviço ou produto que você oferece deve estar sob um único holofote: o de novidade. Com a crescente demanda do mercado, muitas empresas oferecem mais do mesmo e a sua precisa investir no atrativo principal de possuir uma solução única para o cliente.

Alinhamento

O alinhamento é a regra do Snap Selling que lida com as características exclusivas de cada cliente. O seu time de vendas precisa estar alinhado com as expectativas do consumidor e auxiliar na jornada de compra mostrando que o produto ou serviço vai realizar uma mudança na vida dele. Tudo isso, se embasando em suas motivações, crenças e dores.

Prioridades

A prioridade consiste na ação de criar um senso de urgência para que o cliente possa adquirir o produto ou o serviço rapidamente. A negociação deve buscar qual a importância do produto oferecido para o consumidor, o porquê dele ter buscado por ele. Encontrar os pontos que são considerados imprescindíveis ao comprar a solução faz com que a equipe de vendas explore diretamente a primeira prioridade do cliente.

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Quais as vantagens de utilizar Snap Selling?

Se o seu time de vendas pensa em como montar uma estratégia de vendas, apresentamos as vantagens de se utilizar o Snap Selling.

O primeiro ponto a ser considerado é a aplicação do Snap Selling para acelerar o processo de vendas. Ele propõe facilidade na decisão de compra por parte do cliente. Por isso, se a sua empresa possui transações simples, esse método se encaixa perfeitamente. Qualquer resquício de complexidade afugenta o cliente e ele não se sente mais interessado.

Durante a negociação, o Snap Selling estabelece algumas decisões fundamentais. Inicialmente, o consumidor considera se vai permitir ao vendedor que apresente a solução. Depois disso, ele pensa sobre o impacto que essa solução vai causar em sua vida para, enfim, decidir se vai comprar.

Essa técnica convence o cliente a investir na solução por meio do valor gerado.

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Como aplicar o Snap Selling na sua empresa?

Um passo a passo sobre como aplicar o Snap Selling para implementar essa metodologia no seu negócio:

Passo 1 – Definir as buyer personas 

Se você deseja compreender quais são as características dos seus clientes, é interessante definir algumas buyer personas para que seu time de vendas saiba como se relacionar com cada consumidor, que tem comportamentos e crenças diferentes.

Passo 2 – Mapear o processo de tomada de decisão 

Quando um consumidor tem o conhecimento da sua marca e da solução que ela apresenta, o processo de tomada de decisão se inicia. Assim, ele passa a pensar se o que a sua empresa oferece é o que ele precisa. O ponto final é o negócio fechado, mas entre a apresentação do seu produto e o fechamento, ele deve passar por conversas com a equipe de vendas que mostrem a ele o valor da solução.

Passo 3 – Identificar os gatilhos de cada cliente

Os gatilhos mentais e emocionais precisam ser ativados para que o consumidor seja influenciado a optar pela sua solução e fechar negócio. Faça um estudo dos gatilhos e aumente as suas vendas com esses estímulos.

Passo 4 – Identificar o que pode atrapalhar a compra dos clientes

Talvez o cliente não queira fechar negócio por não ter sido impactado da forma correta, não ter visto valor na solução, ou por um atendimento que se mostrou muito complexo. Seja qual for a dificuldade, identifique e busque por mudanças.

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